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Como registrar um orçamento?

O Orçamento é a prévia de uma venda, onde há a simulação de dados, valores e fechamento. Nesse módulo podem ser inseridos descontos, vale compras, anexo de receitas, entre outras informações.
Pré Requisitos: Instalação do orçamento, possuir acesso ao módulo com o perfil de vendas e estar vinculado a filial.
Acesso: Módulo Orçamento

Figura 1 – Venda Consumidor Final 
 
1. Solução
1.1 Inicio Orçamento
1.1.1 Informe o código do vendedor e pressione a tecla ENTER.

  • Caso não saiba, clique no botão de pesquisa  , consulte o nome do vendedor e selecione a opção desejada.
    1.1.2 Selecione a forma de pagamento escolhida pelo cliente na lista de seleção Pagamento. Isto se estiver configurada esta possibilidade, que poderá ser:
    –  Dinheiro;– Cheque à vista;– Cheque à prazo;– Cartão Débito;– Cartão Crédito;– Convênio;– Crediário;– Duplicata;– Desconto por forma; 
    1.1.3 Determine o cliente ou deixe sem preenchimento para consumidor final;

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    Importante: A tela Mensagens do Cliente (Figura 2) apresenta informações de atenção para a finalização da venda ao cliente , por exemplo: a apresentação de documento de identificação ao utilizar vale compras.
    Caso esteja habilitado o parâmetro CONFIRMA_MSG (Configuração > Cadastros especiais > Configurações > Filial - Aba Orçamento), haverá a obrigatoriedade de inserção de um Código de Validação. Caso não esteja habilitado só pressione em fechar.

    Figura 2 - Mensagens do Cliente
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    1.1.4 Insira o código do produto e pressione ENTER.
  • Caso não saiba, clique no botão Pesquisa e escolha a opção adequada.

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    Importante:<span style="color: #000066"><strong> </strong></span>Caso o produto selecionado esteja no rol de Produtos Controlados, será necessário um cadastro mais abrangente. Para isso realize o <span style="color: #004189"><span style="text-decoration: underline; ">Orçamento de Produtos Controlados</span></span>. Agora se o produto for um pré-vencido, deverá informar o seu código de barras correspondente a <span style="color: #004189"><span style="text-decoration: underline; ">este cadastro</span></span>.
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    1.1.5 Informe o produto e tecle ENTER, para consultar suas informações. Após isso, os campos Descrição ProdutoValor Unitário, Preço OfertaValor Total  serão preenchidos automaticamente;
    1.1.6 Indique no campo Qtde [quantidade], quantos itens do produto serão adquiridos pelo cliente;
    1.1.7 Informe no campo % Desconto a porcentagem de desconto e pressione, novamente, a tecla ENTER. Se houver esta possibilidade de ajuste.

  • Caso queira determinar o valor do desconto em reais poderá preencher somente o campo R$ Desconto Item e pressionar a tecla ENTER que os demais campos serão preenchidos. 
    Na tabela Estoque de Filiais será possível verificar a quantidade de produtos em outras filiais, caso o produto no seu estoque esteja em falta. Assim, a operação de transferência de produtos entre filiais poderá acontecer enquanto é efetuado o orçamento.

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    Atenção: O procedimento "Efetuar consulta de estoque nas filiais" somente poderá ser realizado se houver comunicação com o servidor central para sua execução.
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    Opcional 1. Informe no campo Conselho, o número de registro do médico e pressionar a tecla ENTER, para selecionar um médico durante o orçamento de venda. Caso não saiba, clique no botão Pesquisa   e, escolha a opção desejada.

    1.1.8 Pressione F5 para que o produto seja lançado no orçamento ou tecle ENTER (cinco vezes) para que o produto seja listado na tabela dos produtos.
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    Atenção: Caso deseje excluir um produto que esteja na tabela, selecione a linha do produto desejado e pressione DELETE.
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    Importante: Na coluna LC da tabela de produtos, estarão demonstrados os sinais de lucratividade de cada produto. Estes sinais vão mudando de cor, pois este campo faz a média de lucratividade dos produtos em relação ao orçamento, o que será demonstrado no campo Semáforo. O cadastro destas medidas são feitas no Estoque.
    Para cada indicador de cor existe uma definição:
    – Preto: Esta cor representa lucratividade negativa;
    – Vermelha: Esta cor representa baixa lucratividade;
    – Amarela: Esta cor representa média lucratividade;
    – Verde: Esta cor representa lucratividade máxima;
    – Azul: Esta cor representa lucratividade acima do esperado.
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    Após os produtos serem listados na tabela acima de produtos, os seguintes campos serão preenchidos automaticamente:
     Medicamentos e  Não Medicamentos: há a separação de valores dos tipos de produtos listados na pré-venda, de acordo com a sua classificação.
    – Saldo Convênio: valor em convênio disponível para o cliente. Somente quando o cliente identificado for conveniado ou dependente;
    – A caixa de texto Observação, poderá conter dados a serem enviados para o PDV;
    – E os grandes totais: Total Produtos, Total Desconto, Total Convênio e Total Geral.

    1.1.9 Para salvar o orçamento, você deverá pressionar a tecla F2.

    Figura 3 – Gravar Orçamento  
    Opcional 2. Caso o cliente selecionado no Orçamento seja Consumidor Final, o sistema exibirá a tela Dados Cliente (figura 4), na qual você deverá informar o nome pelo qual o cliente será identificado no PDV. Clique no botão Confirmaou se preferir pressione a tecla de atalho do teclado F2.
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    Atenção: Se o cliente utilizar numeração da cesta para acompanhar o produto do cliente ao caixa deve configurar a chave FLAG_USA_CESTA por filial. Assim no momento de finalização, antes de inserir o nome do cliente para identificação no PDV, será solicitado este dado.
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    Figura 4 – Dados Cliente     
     
    Opcional 3. Será informado na tela de Economia (Figura 5), o valor em reais dos descontos concedidos ao cliente. Pressione o botão Confirma para fechar a informação.
     
    Figura 5 - Economia
    Opcional 4. Caso o cliente não tenha cadastro vinculado ao plano de fidelidade a tela Atenção (Figura 6) será aberta trazendo esta informação. Clique em Ok para fechá-la.

    Figura 6 – Atenção  
    1.1.11 Por fim será exibida uma caixa de diálogo (Figura 7) indicando o código de registro do orçamento, que será dado ao cliente para finalizar o processo no PDV.
    1.1.12 Clique no botão Ok para fechar a caixa de diálogo.

    Figura 7 – Número do Orçamento
    1.2 Alterar Orçamento
    Para alterar um orçamento já salvo, é necessário que o mesmo não tenha sido baixado no PDV. Siga os passos abaixo:
    1.2.1 Abra o Gestão Orçamento;
    1.2.2 Pressione a tecla F9 para pesquisar o orçamento desejado;

    1.2.3 Selecione o orçamento e pressione Enter. Ele será carregado na tela principal do Orçamento, onde você irá fazer a alteração desejada;
    1.2.4 Pressionar a tecla F2 para salvar.
     
    2. Impactos
    Finalização da pré-venda no PDV com os dados registrados no Orçamento.
    3. Processos relacionados
    Captura de Orçamento no PDV
  • Sem rótulos