1 Conceito

O Linx Postos POS permitirá a realização de vendas de produtos e combustíveis com rapidez e praticidade, pois possui um teclado virtual que também pode ser utilizado com touchscreen nos dispositivos que possuam essa tecnologia. Esse teclado possui diversas teclas de atalho para realizar as funcionalidades mais frequentemente utilizadas no dia a dia, como: cancelamento da última venda, sangria de dinheiro, suprimento de caixa, recarga de celulares e fechamento de caixa. Além disso, o Linx Postos POS permitirá também a visualização de relatórios financeiros e realização de sangrias de documentos.
Será possível visualizar relatórios de abastecimentos, relatórios de encerrantes, posição de tanques, realizar aferição de bicos de combustíveis e medição de tanques de combustíveis. Quanto às vendas, será possível visualizar relatórios financeiros ou de estoque e também emitir notas fiscais para vendas realizadas previamente. Todas as funcionalidades poderão ser realizadas em poucos passos, otimizando a rotina diária do caixa.

2 Requisitos

Para que seja possível instalar e configurar o Linx Postos POS será necessário ter uma conexão ativa com a internet, acesso ao FTP da Linx para efetuar o download do instalador e cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS.

2.1 Requisitos de Software e Hardware

Nesta sessão serão indicados os requisitos mínimos e os recomendados de hardware e software para utilização do Linx Postos POS.

Configurações de Estações

Configuração MínimaConfiguração Recomendada
Sistema OperacionalMicrosoft Windows 8.1 ou superiorMicrosoft Windows 10 ou superior
Banco de DadosPostgreSQL 9.6PostgreSQL 9.6
ProcessadorIntel i3 ou AMD FX-6300Intel Core i5, AMD FX-8320 ou superior
Memória RAM4 GB8 GB DDR3
Disco30 GB de espaço livre no disco rígido50 GB de espaço livre no disco rígido
RedeEthernet 10/100 Mbps ou WirelessEthernet 10/100 Mbps ou Wireless
Monitor / ResoluçãoIgual ou superior a 1024 x 768Touchsreen com resolução igual ou superior a 1366 x 768

Os computadores deverão estar instalados e configurados de acordo com as regras expostas acima e a comunicação de rede deve estar em perfeito funcionamento. É imprescindível também que o computador possua acesso liberado ao endereço HyperText Transfer Protocol (HTTP) do Seller Web (sellercorp.com.br) na porta 80.

2.2 Monitores

Para melhor aproveitamento das funcionalidades do Linx Postos POS, a Linx recomenda que os monitores utilizados tenham suporte à resolução 1366px x 768px, conforme descrito na sessão anterior. Porém, a Linx garante o funcionamento também em monitores com resoluções menores, desde que a resolução mínima seja de 1024px x 768px. Estas regras de resolução são válidas para monitores com ou sem suporte a touchscreen. Os monitores touchscreen homologados são:


Monitores
MarcaModelo

Bematech

MT-5
TM-15

Elo

ET1515L

2.3 Emissor de Cupom Fiscal (ECF)

Esta sessão dedica-se aos estabelecimentos que utilizam impressoras fiscais para os comprovantes emitidos nas vendas. Para estados regidos pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF), somente os ECFs onde a coluna PAF-ECF estiver como SIM na tabela abaixo podem ser utilizados, visto que somente estes estão no laudo de homologação do Linx Postos POS. Os ECFs homologados são:


Impressora Fiscal

Legenda:

Equipamentos homologados

Equipamentos não homologados

MarcaModeloPAF-ECF
Bematech 









MP-20 FI II

MP-40 FI II 

MP-20 FI (Antiga) 

MP-2000 TH FI 

MP-2100 TH FI 

MP-3000 TH FI 

MP-6000 TH FI 

MP-25 TH FI 

MP-4000 TH FI 

MP-4200 TH FI

MP-4200 TH FI II

Elgin


IF MFD FIT 1E

IF MFD 6000 TH 2E

X5

K

Sweda


IF ST200

IF ST100

IF ST1000

IF ST120





Daruma






Epson

FS 345

FS 600

FS 700

MACH 1

MACH 2

TM- T800F

TM- T900F

2.5 Automação de Bombas

Esta sessão dedica-se aos postos de combustíveis que possuírem integração com equipamento para automação de bombas. Para estados regidos pelo Programa Aplicativo Fiscal (PAF), somente os equipamentos onde a coluna PAF-ECF estiver como SIM na tabela abaixo podem ser utilizados, visto que somente estes estão no laudo de homologação do Linx Postos POS. Os equipamentos homologados são:


Automação de Bombas
MarcaModelo
Companytec




CBC01
CBC03
CBC04
CBC05
CBC06
HORUSTECH

2.6 Medidor de Tanques

Esta sessão dedica-se aos postos de combustíveis que possuírem integração com equipamento para medição automatizada dos tanques de combustíveis. Os equipamentos homologados são:

Medidor de Tanques
MarcaModelo

Vedeer Root

TLS-300
TLS-350

3 Instalação

Para instalar o Linx Postos POS será necessário visitar o endereço ftp://ftp.lzt.com.br/PDVSeller/ e baixar os arquivos:

Após baixa-lo, efetuar duplo clique no arquivo. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


Clicar no botão Avançar para prosseguir. É recomendável deixar a opção Criar um ícone na Área de Trabalho habilitada. Após clicar no botão Avançar, será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


Nesta janela será exibido um resumo das escolhas anteriores. O botão Voltar permitirá retornar às janelas anteriores para efetuar alterações, caso necessário. Clicar no botão Instalar para prosseguir com a instalação. Será exibida uma janela onde será possível acompanhar o progresso da instalação, conforme imagem a seguir:


Após a extração dos arquivos, será exibida uma janela informando a conclusão da instalação, conforme a imagem a seguir:



É recomendável desabilitar a opção Executar Linx Postos POS antes de prosseguir. Clicar no botão Concluir para finalizar a instalação.

3.1 Chave de Licença

Para poder utilizar o Linx Postos POS, será necessário obter uma chave de licença. Para obtê-la, bastará abrir o atalho Linx Postos POS na área de trabalho ou o arquivo pdv na pasta padrão de instalação do sistema. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Informar os campos CNPJ do posto, Senha, Nome da estação e clicar no botão Realizar Solicitação. A licença será baixada na estação e será exibida uma mensagem conforme a imagem a seguir:



4 Configurações

Para que seja possível utilizar o Linx Postos POS, será necessário realizar algumas configurações que serão detalhadas nos capítulos seguintes.

4.1 Cadastro de Estações no Linx Postos POS

Para que a sincronia ocorra adequadamente, será necessário cadastrar no Seller Web as estações que utilizarão o Linx Postos POS. Para isso, será necessário acessar o endereço do Linx Postos POS. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


Após clicar em Clique aqui para iniciar, será exibida uma página em que será necessário informar usuário e senha para conectar ao sistema.


Já no sistema Seller Web acessar o caminho Cadastros > Estabelecimento > Máquinas



Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


Será necessário saber o nome da estação para cadastra-la. Para verificar essa informação, basta acessar (no Windows) o caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema.

Clicar no botão Incluir para cadastrar a estação. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


No campo Nome deverá ser informado o nome da estação e no campo Descrição poderá ser informada qualquer descrição desejada. Será necessário habilitar as opções É PDV? e Vende Combustível? Após isso, bastará clicar no botão Salvar para concluir o cadastro da estação. Este processo deve ser realizado para todas as estações que utilizarão o Linx Postos POS.

Após a configuração da máquina no ambiente seller, é recomendado abrir a sincronia do PDV, visto que o cadastro de usuários e demais informações serão carregados para a base local.

4.2 Configurações Linx Postos POS

Para realizar as configurações do Linx Postos POS será necessário efetuar login no sistema. Digite o usuário e senha do PDV e clique em Entrar.



Ao selecionar o botão da marca Linx no canto superior esquerdo da tela será exibido o seguinte menu de opções: 


Clicar no botão Configurações para que seja exibida a janela onde as configurações do Linx Postos POS podem ser realizadas, conforme a imagem a seguir:


As configurações estão agrupadas por categorias para maior facilidade de utilização. Após uma categoria ter sido selecionada, a visualização desta janela será modificada. A categoria selecionada e suas guias permanecerão em exibição à direita e o restante das categorias, em lista, à esquerda, conforme a imagem a seguir:


Nesta janela será possível navegar entre as categorias utilizando os botões

Importante

As configurações apresentadas nos capítulos a seguir podem ser realizadas individualmente e fora da ordem em que serão apresentadas, conforme a necessidade. Algumas dessas configurações podem não ser necessárias para alguns estabelecimentos.


Muitas das informações necessárias para realizar configurações de dispositivos podem ser encontradas nos próprios dispositivos ou, então, no site de seus fabricantes.
Para facilitar sua visualização e compreensão, a janela de configurações será apresentada uma guia por vez, por capítulo.

É Importante destacar que a cada alteração, é necessário clicar no botão Salvar individualmente. E para entrar em vigência, é necessário reinicializar o aplicativo (fechar e abrir novamente).

4.2.1 Impressora Fiscal

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que a impressora fiscal realize corretamente todas as suas funções, além de possibilitar configurar a abertura da gaveta e gerenciar as formas de pagamento associadas à ECF. A guia Impressora Fiscal será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações Impressora Fiscal, Opções, Recarga de Celular e Formas de Pagamento. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

4.2.1.1 Configurações Impressora Fiscal

Nesta guia serão apresentados os dados referentes à marca, modelo e número de série, contidas na chave da ECF, devendo ser configurada a porta de comunicação.


Esta guia possui o botão:

  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com a impressora fiscal utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.1.2 Opções

Esta guia permitirá selecionar opções extras para as configurações da impressora fiscal e seu preenchimento será opcional. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui as opções:

  • Desativar buffer para impressão dos comprovantes: permitirá que o sistema desative o envio de dados em grande quantidade para a ECF (buffer padrão), diminuindo a chance de erros durante a impressão dos comprovantes, mas poderá causar lentidão na impressão;

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.1.3 Recarga de Celular

Esta guia permitirá informar o índice totalizador não fiscal que será utilizado para a emissão do comprovante de recarga de celular e seu preenchimento será obrigatório para realizar a emissão deste tipo de comprovante. Totalizadores não fiscais são cadastrados na ECF através de intervenção técnica e podem ser listados através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui o campo:

  • Índice de totalizador não fiscal: informar o índice do totalizador não fiscal que será utilizado na ECF para a recarga de celular.

Após preencher o campo, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.14 Formas de Pagamento

Esta guia permitirá associar as formas de pagamento cadastradas no sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF. Essas associações são obrigatórias para o correto funcionamento das formas de pagamento. As formas de pagamento são cadastradas na ECF através de intervenção técnica e podem ser listadas através de uma Leitura X. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:



A guia possui a opção:

  • Associar manualmente as formas de pagamento da ECF: permitirá associar manualmente as formas de pagamento do sistema com as formas de pagamento cadastradas na ECF.

A guia possui o botão:

  • Preencher a lista de formas de pagamento: exibirá todas as formas de pagamento cadastradas no sistema.

A guia possui os campos:

  • Motivo de movimentação: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada no sistema;
  • Forma de pagamento na ECF: exibirá o nome da forma de pagamento conforme cadastrada na ECF;
  • Índice da forma de pagamento: exibirá o índice do cadastro da forma de pagamento na ECF após as formas de pagamento terem sido vinculadas.

Para efetuar as associações entre as formas de pagamento do sistema e da ECF, bastará clicar na opção Associar manualmente as formas de pagamento da ECF e no botão Preencher a lista de formas de pagamento. Após isso, clicar no campo Forma de pagamento na ECF onde estará escrito Sem forma pgto. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:


Ao clicar na forma de pagamento adequada ela será associada à forma de pagamento cadastrada no sistema. Este passo deve ser realizado para todas as formas de pagamento. 

Após realizar as associações, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.2 Caixa

Esta guia permitirá realizar configurações específicas do caixa, selecionar o modo de fechamento de turno, configurar a forma de salvar medições de tanque e associar formas de pagamento aos botões de atalho presentes no teclado virtual da tela principal do caixa. A guia Caixa será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações de Caixa, Fechamento de turno, Salvar medições de tanque, Gaveta e Formas de pagamento dos botões. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:
Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

4.2.2.1 Configurações de Caixa

Esta guia será exibida conforme a imagem a seguir:


Nenhuma das opções desta guia é obrigatória para o funcionamento correto do caixa, mas a opção Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia deverá ser habilitada caso o estabelecimento participe dessa promoção.

A guia possui as opções:

  • Emitir Redução Z automaticamente na abertura do turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o primeiro turno do dia for aberto;
  • Emitir Redução Z automaticamente no fechamento do último turno: permitirá que seja emitida automaticamente a Redução Z sempre que o último turno for fechado;
  • Exibir na tela de procura apenas produtos sem código de barras: permitirá que os produtos com códigos de barras sejam eliminados da tela de procura;
  • Identifica o consumidor na abertura da venda: permitirá que seja obrigatório informar um consumidor no momento da abertura da venda para prosseguir;
  • Obrigar emissão de NF se o ECF estiver desativado: permitirá que o sistema torne obrigatório emitir NF quando a ECF estiver desativada;
  • Estabelecimento participante da promoção Cielo-Premia: esta opção somente deverá ser habilitada caso o estabelecimento seja participante desta promoção;
  • Agrupar movimentação e conferência do caixa por usuário: permitirá que as movimentações e conferências do caixa sejam agrupadas e visualizadas por usuário.
  • Solicitar informação de CPF no PINPAD: permitirá que o cliente digite seus dados de CPF diretamente no PINPAD;
  • Ativar modo TouchScreen (ocultar mouse): permitirá utilizar o PDV através do modo touchscreen.

Exibir produtos favoritos na aba Abastecimentos: ao selecionar essa opção, os produtos favoritos serão exibidos na tela do caixa na aba Abastecimentos.


Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.2.2 Fechamento de turno

Esta guia permitirá selecionar um dos dois modos disponíveis de fechamento de turno. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Modo simples: exigirá que seja informado apenas o troco final para que seja possível fechar o caixa;
  • Modo avançado: exigirá que sejam informados o valor atual no caixa e o troco final para que seja possível fechar o caixa.
  • Realizar fechamento com abastecimentos pendentesao selecionar esta opção, será possibilitado que o turno seja fechado mesmo em caso de haver abastecimentos pendentes.

Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.2.3 Salvar medições de tanque

Esta guia permitirá definir se as medições de tanque serão ou não serão salvas e, no caso de serem salvas, em que momento serão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Não salvar medições automaticamente: permitirá definir que as medições de tanque não sejam salvas automaticamente, devendo ser salvas manualmente;
  • No fechamento de cada turno: permitirá definir que as medições de tanque sejam salvas automaticamente no momento do fechamento de cada turno;
  • No fechamento do último turno do dia: permitirá definir que as medições de tanque sejam salvas automaticamente no momento do fechamento do último turno do dia.

Após selecionar a opção desejada, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.2.4 Gaveta

Esta guia permitirá configurar a gaveta do caixa e a seleção de uma das opções será obrigatória. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Não abrir a gaveta: permitirá definir que a gaveta do caixa não abra automaticamente;
  • Abrir gaveta no início do fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no início do fechamento da venda;
  • Abrir gaveta no fechamento da venda: permitirá definir que a gaveta do caixa abra automaticamente no fechamento da venda.

Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.2.5 Formas de pagamento dos botões

Esta guia permitirá associar formas de pagamento aos dois botões de atalho presentes no teclado virtual da janela Caixa. Essas associações podem ser alteradas quantas vezes forem necessárias e são opcionais. No exemplo a seguir foram definidas as formas de pagamento Débito e Crédito para estas teclas, porém outras opções podem ser selecionadas conforme a preferência:



A guia Formas de pagamento dos botões será exibida conforme a imagem a seguir:

Deve ser configurada uma sequência numérica, sendo que o 1 e 2 serão apresentados em tela e os demais serão ordenados na opção "Outras".

Após definir os botões, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.3 Leitor RFID

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que os leitores RFID da automação de bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. Essas configurações somente serão obrigatórias nos estabelecimentos que utilizem cartões RFID. A guia Leitor RFID será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações do Leitor RFID, Modo de conexão e Cartão RFID. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

4.2.3.1 Configurações do Leitor RFID

Esta guia permitirá definir o modelo do leitor RFID a ser utilizado, a porta de comunicação e o tipo de cartão. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo do leitor RFID a ser utilizado na lista de opções;
  • ID Console: este campo será de preenchimento obrigatório apenas nos casos de múltiplas automações. Nesses casos, informar o identificador único. Não havendo múltiplas automações deverá ser deixado em branco;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o leitor RFID;
  • Tipo Cartão: selecionar o tipo de cartão na lista de opções.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.3.2 Modo de conexão

Esta guia permitirá definir o modo de conexão do leitor RFID. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui as opções:

  • Stand-alone: permitirá definir que o modo de conexão do leitor RFID seja independente da automação de bombas de combustíveis;
  • Integrado com a automação de bombas: permitirá definir que o modo de conexão do leitor RFID seja integrado com a automação de bombas de combustíveis.

Após selecionar uma das opções, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.3.3 Cartão RFID

Esta guia permitirá realizar configurações adicionais para o leitor RFID e será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui as opções:

  • Sincronizar automaticamente os cartões RFID: permitirá que o sistema sincronize automaticamente os cartões RFID;
  • Atualizar os cartões RFID ao iniciar o Concentrador: permitirá que os cartões RFID sejam atualizados no momento em que o Concentrador for iniciado.

A guia possui o campo:

  • Limitar a execução de comandos RFID: permitirá definir um limite de comandos RFID a serem executados.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.3.4 Configurações de Banco de Dados Fiscal

Através desta guia será possível configurar os dados do banco de dados onde as situações fiscais serão salvas.

A guia possui os campos:

    • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
    • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
    • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
    • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
    • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados;

Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações;
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.4 Banco de Dados Abastecimento

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para os abastecimentos e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
  • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações;
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.5 Banco de Dados Pré-Venda

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um banco de dados para a pré-venda e o seu preenchimento só será obrigatório no caso de se desejar criar o banco de dados. Caso esta guia não seja preenchida o sistema identifica que o banco de dados será local. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor do banco de dados;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor;
  • Banco de dados: informar o nome do banco de dados que será utilizado;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o banco de dados;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui os botões:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
  • Testar Comunicação: permitirá que o sistema faça um teste de comunicação com o servidor informado utilizando os dados inseridos e informe se a comunicação foi bem sucedida ou se há problemas de comunicação.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.6 Automação de Bombas

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que as bombas de combustíveis funcionem corretamente e se comuniquem adequadamente com o sistema. O preenchimento desta guia será obrigatório para o funcionamento da automação de bombas. A guia Automação de Bombas será subdividida em capítulos para maior clareza, que serão: Configurações da Automação de Bombas, Alterar endereço lógico de bombas e Opções. Esses capítulos serão apresentados individualmente a seguir. 

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.6.1 Configurações da automação de bombas

Esta guia permitirá realizar a configuração básica da automação de bombas e somente após esta configuração ser realizada será possível visualizar a aba Abastecimentos na janela Caixa Livre. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da bomba de combustíveis a ser utilizada na lista de opções;
  • ID Console: este campo será de preenchimento obrigatório apenas nos casos de múltiplas automações. Nesses casos, informar o identificador único. Não havendo múltiplas automações deverá ser deixado em branco;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para a automação de bombas de combustíveis.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.6.2 Alterar endereço lógico de bombas

Esta guia permitirá visualizar bicos de combustíveis, visualizar informações como número do bico, combustível disponível em cada bico e visualizar ou definir o código hexadecimal de cada bico de combustíveis. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui os campos:

  • Bico: exibirá individualmente os números dos bicos de combustíveis;
  • Produto: exibirá qual combustível o bico de combustíveis em questão fornece;
  • Código Hexa: informar o código hexadecimal referente ao bico de combustíveis em questão, ou exibirá o código hexadecimal informado anteriormente. Também permitirá editar o código hexadecimal para correção ou alteração.
  • Casa do milhão: utilizado para o controle de encerrantes. Quando a quantidade de encerrantes ultrapassa um milhão, deve-se acrescentar o número 1 no campo casa do milhão. Da mesma forma, caso ultrapasse dois milhões deve-se acrescentar o número 2 no campo casa do milhão e assim sucessivamente. 

A guia possui os botões:

  • Primeira página: permitirá retornar à primeira página de exibição de bicos de combustíveis;
  • Anterior: permitirá retornar à janela anterior de exibição de bicos de combustíveis;
  • Próximo: permitirá ir para a próxima janela de exibição de bicos de combustíveis;
  • Última página: permitirá ir para a última página de exibição de bicos de combustíveis.

O código do endereço físico do bico do equipamento de automação de bombas, deverá ser pré-configurado na chave da ECF. Este procedimento é realizado e mantido pela Linx durante o processo de implantação.

4.2.7 Servidor de E-mail

Esta guia permitirá realizar as configurações para a utilização de um servidor de e-mail e para envio de e-mails e seu preenchimento não será obrigatório, porém não será possível utilizar esta funcionalidade sem preencher estes campos. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui os campos:

  • Endereço: informar o endereço IP ou a URL do servidor de e-mail;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada para o servidor de e-mail;
  • Usuário: informar o nome do usuário que será utilizado para realizar a conexão com o servidor de e-mail;
  • Senha: informar a senha que será utilizada juntamente com o usuário informado no campo Usuário;
  • Confirmação da senha: informar exatamente a mesma senha informada no campo Senha para que seja feita a confirmação.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.8 Balança

Esta guia permitirá realizar a configuração da balança que será utilizada no estabelecimento e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização de uma. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui os campos:

  • Modelo: selecionar o modelo da balança a ser utilizada na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação que será utilizada pela balança;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Diretório exportação: informar o diretório que será utilizado para a exportação de cadastro dos produtos.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.9 Biometria

Esta guia permitirá realizar a configuração para utilização de leitor biométrico e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização deste equipamento. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui as opções:

  • Ativar integração com leitor biométrico nesta estação: permitirá ativar ou desativar a integração com leitor biométrico na estação. Esta opção deve estar ativada para que as opções seguintes possam ser alteradas;
  • Identificar cliente pela impressão digital na abertura da venda: permitirá que a identificação do cliente seja feita via biometria na abertura da venda, eliminando a necessidade de digitar seu nome ou procurar no cadastro de clientes;
  • Ativar autenticação de usuário por biometria: permitirá que usuários do sistema façam autenticação através de biometria, eliminando a necessidade de digitar usuário e senha para a utilização do sistema;
  • Ativar identificação de vendedor por biometria: permitirá que vendedores sejam identificados através de biometria, eliminando a necessidade de digitar informações cadastrais;
  • Ativar relógio ponto biométrico: permitirá que o ponto seja registrado através de biometria.

A guia possui o botão:

Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.
Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.10 Inforlub

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para a utilização do módulo Inforlub e seu preenchimento só será obrigatório no caso de utilização deste módulo. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui o campo:

  • Diretório Inforlub: informar o diretório de instalação do módulo Inforlub.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações feitas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.11 TEF

Esta guia permitirá habilitar ou desabilitar os módulos TEF ativos e será exibida conforme a imagem a seguir:



Esta guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após selecionar as opções desejadas, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

Ao finalizar esta configuração, pode ser aberto o aplicativo "inforlub.exe" para realizar a integração com a troca de óleo. Os itens serão carregados na aba de pré-venda do PDV.

4.2.12 Documentos Fiscais

Esta guia permitirá configurar os documentos fiscais que serão emitidos pelo PDV e seu preenchimento será obrigatório para a correta execução das rotinas de caixa. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:

A guia possui as opções:

  • Cupom Fiscal (PAF-ECF): permitirá definir que o PDV emitirá cupons fiscais;
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): permitirá definir que o PDV emitirá notas fiscais eletrônicas.

Em Opções há a opção de emissão de notas fiscais no layout 4.00. Para habilitar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas nesse modelo, basta marcar a opção Utilizar layout versão 4.00 para emissão de NF-e/NFC-e.

Não se aplicam a ambientes PAF

As configurações abaixo não se aplicam a ambiente PAF, não sendo necessário alterá-las:

  • Endereço servidor MIDe: informar o endereço do servidor do MIDe;
  • Diretório XML - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos XML. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Diretório DANFe - MIDe: informar onde serão armazenados os arquivos do DANFE. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
  • Impressora não fiscal: selecionar uma das opções de impressora não fiscal para ser utilizada no PDV na lista exibida;
  • Marca: selecionar o modelo de impressora não fiscal da lista;
  • Modelo: selecionar o modelo da impressora;
  • Porta da impressora não fiscal: informar a porta de comunicação que a impressora não fiscal utilizará;
  • Velocidade da porta: selecionar a velocidade da porta na lista apresentada.

O botão Testar Comunicação permitirá, após adicionadas as informações acima, testar a comunicação com a impressora.


A guia Outras configurações apresenta a opção:

  • Perguntar se deseja realizar a impressão do comprovante ao final da venda: ao selecionar essa opção, ao finalizar a venda, será questionado ao operador se o mesmo deseja realizar a impressão do documento fiscal

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

4.2.13 Mensagem de fechamento

Para que seja emitido no comprovante fiscal as informações complementares de venda como KM, Nome, Endereço entre outros, é necessário realizar as configurações de Mensagem de Fechamento:


Para inserir informações de fechamento, basta utilizar a opção  e montar o layout conforme as variáveis disponíveis:


Basta selecionar as opções dando um duplo clique com o mouse e montar o layout desejado, assim as informações serão impressas no cupom fiscal, nfc-e e cf-e respeitando a variação de limite de linhas disponíveis para estes comprovantes. 

Após selecionar uma das opções e preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.14 Medição de Tanque

Esta guia permitirá realizar as configurações necessárias para que o medidor de tanques de combustíveis funcione corretamente e faça medições precisas. Estas configurações serão obrigatórias para a utilização do medidor de tanques. A guia será exibida conforme a imagem a seguir:


A guia possui os campos:

  • ID Medidor: informar o número ID do medidor de tanques a ser utilizado;
  • Modelo: selecionar o modelo do medidor de tanques a ser utilizado na lista de opções;
  • Porta: informar a porta de comunicação a ser utilizada pelo medidor de tanques;
  • Modelo: selecionar a velocidade da porta de comunicação na lista de opções;
  • Bit Dados: selecionar o valor adequado para o medidor de tanques na lista de opções;
  • Paridade: selecionar o tipo de paridade adequado para o medidor de tanques na lista de opções;
  • Bit de Stop: selecionar o valor adequado para o medidor de tanques do bit de stop na lista de opções;
  • Porta: informar a porta TCP/IP que será utilizada para o acesso web;
  • Usuário: informar o usuário de e-mail que será utilizado para o acesso web;
  • Senha: informar a senha que será utilizada para o acesso web;
  • Tempo: informar o intervalo de monitoramento da integração em segundos;
  • Diretório: informar o diretório de acesso para a integração.

A guia possui as opções:

  • Habilitar acesso web: permitirá habilitar ou desabilitar o acesso web às informações das medições de tanques;
  • Habilitar integração externa: permitirá habilitar ou desabilitar a integração externa.

A guia possui o botão:

  • Salvar Configurações: permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

Após preencher todos os campos, clicar no botão Salvar Configurações para registrar as alterações realizadas.

4.2.15 Configurações do Terminal Comanda

Em Configurações de Terminal Comanda será possível selecionar e configurar o microterminal do cliente no PDV.

Esta guia apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:

  • Porta: informar a porta de comunicação com o servidor;
  • Modelo: informar um modelo de microterminal disponibilizado na lista;
  • Endereço cliente terminal: informar o número de IP do microterminal;
  • Balança: informar a balança (marca) para configuração;
  • Porta: informar a porta de comunicação.

Os botões Adicionar e Remover deverão ser utilizados para adicionar os dispositivos ou editá-los.

O botão Salvar Configurações permitirá registrar as alterações realizadas nas configurações.

4.2.16 Catracas

Nessa opção será possível selecionar a catraca utilizada e configurar a comunicação com o PDV. O cadastro da catraca será realizado no Seller Web e através do PDV será possível alterar o diretório de gravação do arquivo de comunicação.


Esta tela apresenta o Código do equipamento cadastrado, o Nome e o campo Diretório de integração onde consta o arquivo. Para alterar o diretório basta digitar um novo endereço no campo destinado para tanto. Realizadas as alterações, clique me Salvar Configurações para finalizar o processo.

5 Sincronia

No menu superior do PDV é possível acessar as informações referente a Sincronia


Ao clicar sob a opção, será apresentada a seguinte tela: 


Na guia Dados Enviados serão apresentados os status das atualizações referentes aos Turnos, Vendas e Redução Z. Na opção Outros serão contabilizadas as atualizações nas demais aplicações.

A tela ainda apresentará a data e a hora da última atualização e a data e a hora da última sincronização.

Ainda em dados enviados serão apresentados os status de rejeição com o ID, o tipo de Operação, a Data e Hora e os Detalhes da Rejeição (caso haja).



Já na guia Dados Recebidos será apresentada a Tabela atualizada, a data e hora da Última atualização, a previsão de atualização e os detalhes da rejeição (caso haja).



A opção Ressincronizar base de dados poderá ser selecionada para ressincronizar todas as informações da base de dados.

Nas duas guias será apresentado o botão Sincronizar agora que permitirá ao usuário a qualquer momento sincronizar as informações alteradas.

6 Status dos Serviços

No menu superior poderão ser consultados os status dos serviços na máquina PDV. Em caso dos serviços estarem ativos, serão sinalizados com a cor verde. Do contrário, o usuário saberá qual serviço não está ativo ao visualizar a opção em vermelho. 


Para ativar um serviço, basta dar um duplo na funcionalidade.

Essas informações serão apresentadas de acordo com a configuração da máquina no qual o PDV foi instalado.