Gerencial > Estoque > Movimentos > Relatórios > Relatório Kardex Item

FUNÇÃO:
Esse relatório detalha por item, as movimentações do mesmo no almoxarifado informado. Exibe as movimentações analiticamente, tanto de entrada quanto de saída, informando o saldo ao final da movimentação. Ele também mostra o custo médio do item a cada movimentação.


Parâmetros de pesquisa da tela do Relatório:



1. Informe o almoxarifado do item;
2. Informe o item a ser pesquisado;
3. Informe o período que deseja pesquisar;

Visualização do relatório:



1. Sequência do movimento.     O número é gerado sequencialmente e automaticamente para cada movimento de estoque que é lançado no sistema;
2. Data do movimento;
3. Tipo de movimento realizado;      Exemplo: Compra de produtos, entrada por inventario, saída por inventario, venda de produto PDV, saída por perda, etc.
4. Número do documento;     Exemplos:     Quando o tipo de movimento é um inventário, o número do documento é a sequência do inventário.     Quando o tipo de movimento é venda de produto, o número do documento é a sequência do fechamento de caixa.     Quando o tipo de movimento é uma compra de produto, o número do documento é numero da nota de entrada.     Se a coluna documento estiver em branco, foi um movimento gerado por um usuário, através da tela de movimento de estoque.
5. Movimentos de entrada;     Quantidade:  É a quantidade que está entrando no estoque.     Valor: É o valor da quantidade que esta entrando no estoque.
6. Movimentos de saída;     Quantidade:  É a quantidade que está saindo do estoque.     Valor: É o valor da quantidade que esta saindo do estoque.
7. Saldo;     Quantidade:  É a quantidade total de estoque até aquele registro;     Valor: É o valor total do estoque até aquele registro;
8. Custo Médio     O custo médio é a média do custo dos movimentos do item.      

COMO É CALCULADO O CUSTO MÉDIO

Usaremos o relatório como exemplo acima para entender como é calculado o custo médio.

Atenção

Para calcular o custo unitário é dividido o valor pela quantidade



Na linha selecionada, foi registrado saída do estoque por movimento de "venda de produto". Temos a saída do estoque de 2 unidades, com valor de R$8,76.  Com essa saída do estoque, a quantidade de estoque passou a ser 444 e saldo 1945,56.
Dividindo o valor de 1945,56 pela quantidade 444, temos como resultado 4,3818, que é o custo unitário do item, ou seja, uma lata de energético Redbull 250ml tem o custo unitário de 4,38.



Nesta imagem, temos uma entrada de estoque por compra de produtos. Foi comprado 120 unidades de Rebull 250ml por R$644,04. Somando a quantidade de 120 aos 444 do saldo do estoque do movimento anterior a compra, e também o valor de 644,04 aos 1945,56 do saldo do estoque, temos um novo total de 564 de saldo e 2589,60 de valor de estoque.  Dividindo o valor pela quantidade, temos o custo unitário de 4,5914
Podemos notar que a partir dessa compra, o custo médio mudou de 4,3818 para 4,5914. Isso acontece porque a compra teve um custo maior, comparado ao custo médio anterior. Dividindo o valor pela quantidade dessa compra, podemos ver que o custo unitário foi de 5,367, e ao somar o valor dessa compra ao estoque que já tinha, aumentou o custo médio.
E assim e funciona o custo médio. A cada movimento de estoque que é lançado no item, um movimento que tem custo unitário diferente, altera a media do custo para mais ou para menos.

RECALCULO DE CUSTO MÉDIO


Se tiver notado na imagem acima, o custo médio aumentou de 4,5914 para 4,5918 após uma saída por venda, logo após o lançamento da nota. Isso acontece porque a nota foi lançada depois que o cliente realizou a confirmação de caixa. Procedimento incorreto, pois as notas devem ser lançadas antes da confirmação dos caixas. Isso pode ser comprovado através da sequência gerada (primeira coluna do relatório). A sequência do movimento da nota (36163905) é maior que da confirmação de caixa (36158920).



Neste caso, ao realizar o recalculo de custo médio a partir da data de uma nota de compra, o custo é ajustado. Recalculo de custo médio:  estoque > movimentos > recalcular custo médio






  • Sem rótulos