Ao realizar a confirmação de caixa, pode ocorrer erro de custo médio negativo de algum item que foi vendido no turno.
Neste caso, vai aparecer uma mensagem como esta:
Na mensagem temos a seguinte informação:
Pois o custo médio do item 2338 (FF PAO DE QUEIJO PORCAO) é negativo. Valor = -5.35884, Almoxarifado = 1.
Na mensagem é informado que o item de código 2338, esta com valor de estoque negativo, no almoxarifado 1. Será necessário realizar a correção do valor deste item, fazendo com que seu valor seja positivo.
Para isso temos que acessar a seguinte tela: Emsys3 > Gerencial > Estoque > Movimentos > Recalcula Custo Médio Item
RECALCULA CUSTO MÉDIO
Nesta tela, vai informar as seguintes informações:
Data de inicio: De preferência, informe a data da ultima compra do produto.
Item: Informe o código do item que deseja realizar o recalculo do custo médio.
Almoxarifado: Informe o código do almoxarifado do item. Após preencher essas informações, clique em incluir ( + ) e depois em RECALCULAR. ** Aguarde o recalculo ser realizado e clique em OK.
**Pode ocorrer uma mensagem "Data de inicio de recalculo invalida para lançamento retroativo" Tem que acessar a tela Emsys3 > sistema > Empresas > geral > outros, e alterar a data de lançamento retroativo para uma data que seja superior ao período informado.
Agora será possível realizar a confirmação de caixa. Caso a mensagem de erro persista, será necessário analisar a movimentação de estoque do item, afim de identificar o que esta causando a valor negativo. Neste passo será necessário acessar o relatório KARDEX. (Relatório Kardex Item)
RELATÓRIO KARDEX ITEM
No relatório Kardex, é recomendado informar o período dos últimos 30 dias, para uma melhor análise. A imagem abaixo mostra as ultimas movimentações do nosso item com saldo negativo:
No relatório, podemos verificar que o valor e custo do item esta negativo. Neste caso, deve acessar a tela de movimento de estoque (Emsys3 > gerencial > estoque > movimentos > movimento de estoque) e lançar uma entrada por inventario com um valor de estoque positivo, que compense o valor negativo, com data anterior a data do fechamento de caixa.
Se ainda sim não conseguir confirmar o caixa, será necessário entrar em contato com o Suporte do Emsys3.