Utilidade: O Inventário de Estoque é a contagem física de todos os itens da empresa, para verificar se as quantidades correspondem ao controle que a empresa tem sobre seus itens, confrontando as quantidades contadas fisicamente com aquelas que o sistema fornece.
No Emsys, o inventário pode ser feito Total ou Parcial, permitindo a correção da quantidade já existente, bem como uma nova inserção a partir do arquivo completo de contagem de todos os itens.
Permite ainda uma dupla contagem para verificação e comparação com a primeira contagem, fazendo assim os acertos necessários.


Recomendações:

1 - De preferência o local da contagem do inventário deve ser fechado ao público. Caso não seja possível, transfira para os locais de venda ou atendimento a público, o maior número de itens possível, para eliminar movimentações físicas durante o inventário;
2 - Todas as notas fiscais de entrada deverão estar incluídas no sistema no momento da confirmação do inventário;
3 - Quando a empresa trabalhar com PDV (Ponto de Venda), todos os turnos até a data, devem estar confirmados no momento da confirmação do inventário;
4 - Todos os itens de nota fiscal de saída que ainda não foram entregues, deverão ser separados dos itens a serem inventariados. 

Se uma contagem física do estoque será realizada após o expediente da loja, o inventário pode ser lançado no sistema com data do dia posterior à contagem.


Caminho: EMSys3: Gerencial > Estoque > Inventário


Tela de inventário:


1- O campo Sequência é preenchido automaticamente, deixe este campo em branco;
2- Informe a Data do Inventário (esta data será a data em que os movimentos de entrada e saída dos itens serão registrados);
3- Escolha o Almoxarifado de movimentação dos itens;
4- Escolha a subcategoria de movimentação dos itens. Caso deixe em branco, vai pesquisar todas as subcategorias;
5- Informe o Movimento de Entrada. Ex: Entrada por Inventário;
6- Informe o Movimento de Saída. Ex: Saída por Inventário;
7- Informe observações pertinentes ao inventário;
8- Escolha o Tipo de Inventário:
O inventário parcial é utilizado para atualização de saldos de parte dos itens do estoque de um almoxarifado. Os itens que não estiverem listados na contagem, vão continuar com seus saldos inalterados pelo inventário.
O inventário total é utilizado para atualização de saldos de todos os itens do estoque de um almoxarifado. Os itens que não estiverem listados na contagem, terão seu saldos zerados, pois se entende que se o item não foi contado, é porque não tem estoque.


9- Escolha o Tipo de Contagem:
Simples: Esse tipo de inventário é utilizado quando a empresa define que a contagem será realizada somente uma vez, de uma forma segura (coletor de dados) ou através de listas.


Dupla: Esse tipo de inventário é utilizado quando a empresa define que todos os itens serão contados duas vezes, para se ter uma maior confiabilidade no processo de contagem. Será realizada a comparação entre as duas contagens, atualizando-se a quantidade aceita quando as duas contagens forem coincidentes. Quando não coincidentes, emitir listagem de contagem extra, e sua posterior inserção no sistema.

Estoque: Esse tipo de inventário é utilizado quando a empresa já está em atividade com o Emsys implantado e realizadas as movimentações de entradas e saidas de itens. Esse tipo reduz o número de recontagens, visto que parte dos saldos devem estar corretos.


Entrada de dados da contagem
Serão utilizadas listas em formato .txt, .doc, .xls, .odt, obtidas por coletor de dados, digitadas manualmente ou obtidas através de listagem importada do Emsys


10- Informa se o inventário esta confirmado ou não.


PASSO A PASSO
Após preencher a tela de inventário. inclua o inventário clicando em INCLUIR, no topo da tela;
Pesquise o inventário que foi incluído e clique em 1ª Contagem, conforme mostrado na próxima imagem:



Será apresentada a tela abaixo. Clique no botão INCLUIR:



Na próxima tela, deve selecionar o tipo de leitura do arquivo da contagem e o delimitador:
1- Tipo de Leitura:  A leitura pode ser por código de barras ou por código de referencia do item;
2- Delimitador: A leitura pode ser por ponto e virgula ou virgula apenas;


Caso algum item tenha estoque fracionado, deve usar o . (ponto) como separador decimal. Se usar a , (virgula) o sistema pode entender como um delimitador no momento da leitura.


Ao clicar no botão CONFIRMAR, vai selecionar o seu arquivo de contagem:
Abaixo temos um exemplo de arquivo de contagem com tipo de leitura por código de barras e delimitador definido por ; (ponto e virgula); O arquivo esta em formato .txt e a estrutura do arquivo é: codigo_de_barras;saldo_contagem



Após o sistema finalizar a leitura do arquivo, o sistema retornará a tela apresentando os itens contados e a quantidade contada. Observe na imagem abaixo que esta tela possui duas abas Contagem e Leitura. Na aba leitura, pode incluir, excluir e alterar itens, assim como a quantidade contada e o custo unitário. Também é possível verificar os itens Válidos e Inválidos na contagem.



Após as devidas conferências, vai clicar no botão VALIDAR, e logo em seguida no botão CONFIRMAR;
Novo caso de um inventário tipo TOTAL, o sistema retornará mensagem de atribuição de valor zero para itens não contados; Clicando em sim, todos os itens que não estão na lista (.TXT) ficarão com estoque zerado após a confirmação. Após confirmar, o sistema te levará para a tela inicial do Inventário do Estoque, bastando apenas confirmá-lo clicando em CONFIRMAR:



  Caso algum item esteja com o custo maior que o preço de venda, vai surgir uma tela informando quais são esses itens. É recomendado verificar as notas de compra desses produtos antes de continuar a confirmação do inventário, pois pode ter lançado nota com agrupamento errado.
Após confirmação, verifique que o status do inventário alterou de Não para Sim. Emita o relatório do inventário, fazendo as devidas conferências e verificações.





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