(Estoque >>> Nota Fiscal de Saída)


INDICE

Solicitação junto ao GR (Gerente de Relacionamento)

O GR (Gerente de Relacionamento) realizará junto a loja a venda da NF-e. Serão solicitadas várias documentações dentre as quais:

Observação

As informações deverão ser coletadas para que sejam enviadas junto a equipe Linx MID para ativação da emissão da NF-e.


Ativação do MID junto a equipe Linx MID

Em posse das informações necessárias, solicitar junto a equipe Linx MID o registro da loja e a ativação das chaves "MID" e "MID-e" para iniciar a emissão da NF-e.

#retornar ao Índice


Configurações no sistema Linx Degust One


Cadastro de Loja

No cadastro da loja faz necessário a configuração "Utilizar exportação de dados completa". Para tanto, seguem os passos abaixo que deverão ser executados.

  1. Realizar o acesso ao Linx Degust One com perfil da Rede (Administrador do Sistema).
  2. Acessar o módulo Cadastro de Loja (Cadastro >>> Loja >>> Loja).
  3. Pesquisar a loja desejada.
  4. Clicar em configuração de loja.
  5. Marque a opção "Utilizar exportação de dados completa" como segue a imagem abaixo.
  6. Após marcada a opção, clique em "salvar" para guardar a nova configuração.



#retornar ao Índice

Configuração de Loja

Em configuração de loja serão necessárias duas marcações para que seja habilitado o uso do lançamento de NF-e. Para tanto, seguem os passos abaixos que deverão ser executados.

  1. Realizar o acesso ao Linx Degust One com perfil da Loja (Franqueado Operador).
  2. Selecionar a loja desejada na lista de Lojas da tela principal do sistema Linx Degust One.
  3. Acessar o módulo Configuração de Loja (Cadastro >>> Loja >>> Configuração de Loja).
  4. Aberta a tela com as informações da loja, acesse a aba "Configuração".
  5. Selecione o Código de Regime Tributário (CRT) o qual a loja se encontra cadastrada junto ao FISCO.
  6. Marque a opção "Trabalhar com Emissão de NF-e".
  7. Após marcada a opção, clique em "salvar" para guardar as novas configurações.



Observação

Após a realização das configurações, é necessário o encerramento da sessão e realizar um novo login para que as alterações executadas façam efeito.

Nota

Caso exista dúvidas no preenchimento do "Código do Regime Tributário (CRT)", deverá ser verificado junto ao responsável fiscal/contábil da loja.

#retornar ao Índice

De Olho no Imposto

Para lançamento de NF-e de Venda de Produtos é necessário realizar a configuração da lei "De Olho no Imposto" (lei 12.741/12) para apresentar a carga tributária no momento da venda. A carga tributária informada é divida em três partes:

  • Carga Tributária Federal
  • Carga Tributária Estadual
  • Carga Tributária Municipal

Para realizar a configuração, deve-se acessar o módulo "Configuração de Olho no Imposto" (Cadastro >>> Estoque >>> Produto de Venda >>> Configuração de Olho no Imposto) e iniciar a inclusão das informações.


A partir das informações apresentadas na tela de configuração mostrada acima, deverão ser preenchidas as colunas "% Imp. Federal", "% Imp. Estadual", "% Imp. Municipal" e "Layout Tabela IBPT".

O módulo permite que sejam configurados os produtos um a um, por grupo de venda ou em modo avançado.

  • Um a Um - procure o produto desejado e insira na sua linha os percentuais de impostos e código do Layout da Tabela IBPT.
  • Grupo de Venda - selecione um grupo de venda específico e insira os percentuais de impostos e código do Layout da Tabela IBPT para os produtos.
  • Avançado - Selecione mais de um item apresentado na tela e pressione o botão "Avançado". Será aberta tela para que insira de uma só vez os percentuais e código do Layout da Tabela IBPT para todos os produtos selecionados.
  • Atualizar via IBPT on-line - Conforme integração com o IBPT, pegará a informação do NCM e irá preencher automaticamente os impostos


O cadastro da Lei "De Olho no Imposto" pode ser efetuado tanto pela Rede quanto pelas Lojas e permite que seja importada as informações de uma tabela configurada anteriormente.

  • Pela Rede: A Rede deverá incluir as informações referente a Lei "De Olho no Imposto". Caso seja realizada somente uma configuração para a disponibilização de todas as lojas das rede, poderá apresentar uma dissidência devido a localização das lojas de acordo com seu Estado Federativo, pois para cada Estado, as alíquotas estaduais poderão ser diferentes. Nesse caso, a orientação é realizar o cadastro de cada tabela de acordo com o Estado nos quais as lojas pertencem.

    A Rede também tem a possibilidade de realizar a importação das informações de uma tabela anteriormente cadastrada e assim, podendo apenas alterar as informações necessárias na nova tabela.


  • Pela Loja: A Loja poderá realizar a inclusão das informações necessárias sobre a Lei "De Olho no Imposto" ou então realizar a importação de tabelas já existentes no Sistema.

    Para realizar a importação das tabelas existentes a loja poderá utilizar:

    • Tabelas cadastradas pela Rede e depois realizar as alterações das informações, caso necessário.
    • Tabelas cadastradas por Lojas e depois realizar as alterações das informações, caso necessário. Para a importação de outras lojas, o usuário que está realizando as configurações tem a possibilidade de realizar a importação somente das lojas que estão liberadas no seu perfil.

Quando a configuração for finalizada pela Loja, a mesma deverá entrar em contato com o responsável da Rede por configurações do sistema Linx Degust e solicitar que seja realizada a configuração no cadastro da Loja (Cadastro >>> Loja >>> Loja) na aba "Config. e Dados III" e informando o Tipo de Configuração de Olho no Imposto sendo "Pela Loja".

Ao realizar essa configuração, o nome da tabela de Olho no Imposto da Loja é carregada de forma automática no campo "Configuração de Olho no Imposto".


Quando a configuração for finalizada pela Rede, a mesma deverá acessar a configuração no cadastro da Loja (Cadastro >>> Loja >>> Loja) na aba "Config. e Dados III" e informando o Tipo de Configuração de Olho no Imposto como "Pelo Franqueador" e após, deverá ser informada a tabela específica no campo "Configuração de Olho no Imposto".


Observações

A tabela IBPT referente a Lei "De Olho no Imposto" pode ser adquirida através do link: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/

Essa tabela é atualizada periodicamente e o cliente deverá ficar atento sempre sobre as atualizações liberadas para que sejam alteradas dentro do sistema Linx Degust One.

#retornar ao Índice

Totais Gerais da Nota Fiscal Eletrônica - Nota Fiscal de Transferência

Seguem as características sobre o preenchimento de campos do cabeçalho da nota fiscal eletrônica que serão utilizados para referir-se as NF-e de transferência de itens de estoque.

CampoInformação
DestinatárioSelecionar o tipo de destinatário listado no campo (Fornecedor/Loja).
Fornecedor/LojaSelecionar o destinatário/loja específica no qual será o destinatário da Nota Fiscal Eletrônica.
Data SaídaInformar a data de saída das mercadorias do estabelecimento.
Nota FiscalNúmero sequencial que deverá ser preenchido na primeira vez. O número informado deverá iniciar com um número diferente de "0". Mas demais inclusões de Nota Fiscal Eletrônica, o preenchimento será automático o número da última nota +1.
SérieO campo série deverá compreender no preenchimento de até três dígitos dentro do intervalo de 1 a 899. (campo não obrigatório).
Sub SérieO campo sub-série é considerado um campo não obrigatório para preenchimento.
nº PedidoO campo é para controle interno do sistema Linx Degust WEB para consulta em relatórios e telas de pesquisas. (campo não obrigatório).
ModeloO modelo para NF-e deverá ser informado como "55 - Nota Fiscal Eletrônica".
Finalidade da EmissãoA finalidade deverá ser informada como Transferência.
JustificativaCampo que será preenchido após transmissão da NF-e a SEFAZ.
Código da Situação do DocumentoCampo referente a situação do documento e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Tipo de pagamentoCampo referente ao tipo de pagamento que será efetuado pelo destinatário sobre a emissão da NF-e. O campo é exclusivo para o FISCO e maiores informações deverá ser coletado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Chave da NF-eCampo que receberá o número da chave assim que realizada a transmissão da NF-e a SEFAZ

BC ICMS

Campo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMSCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
BC ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total IPICampo no qual deverá ser informado o valor total do IPI (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
FreteCampo no qual deverá ser informado o valor total do Frete (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
SeguroCampo no qual deverá ser informado o valor total do Seguro (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Out. Desp. Acess.Campo no qual deverá ser informado o valor total de Outras Despesas (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
DescontoCampo no qual deverá ser informado o valor total dos Descontos (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Abat. Não TributadoCampo no qual deverá ser informado o valor total do Abatimento Não Tributado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PISCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PIS retido por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.

COFINS

Campo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
COFINS retiro por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Cod. Antecipação TributáriaCampo referente ao Código de Antecipação Tributária e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.

Valor Total de Imposto de Importação

Campo no qual deverá ser informado o valor total de Imposto de Importação (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total ICMS Deson.Campo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS Desonerado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total NotaCampo automático e calculado em referência ao preenchimento dos campos de impostos gerais da Nota Fiscal (BC ICMS, Valor Total ICMS, Descontos, etc.).
Destino OperaçãoInforma o tipo de operação está vinculada a Nota Fiscal Eletrônica. Operação Interna, Interestadual, Exterior. Maiores informações deve ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
CódigoCódigo referente ao campo Natureza da Operação
Natureza da OperaçãoLista de Natureza de Operação cadastradas pela Loja.
Modalidade do FreteLista as modalidades do Frete (Pelo Remetente, Destinatário, Terceiros, sem Cobrança) e exclusivo ao Fisco.
Informações AdicionaisInformações adicionais referente a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e exclusivo para o FISCO.

Observação

Os campos dos impostos deverão ser informados no seu total, ou seja, deve ser o somatório dos impostos lançados nos itens de estoque.

Exemplo: BC ICMS – somatório de todos as BC ICMS informadas nos lançamentos dos itens de estoque.

#retornar ao Índice


Totais Gerais da Nota Fiscal Eletrônica - Nota Fiscal de Devolução

Seguem as características sobre o preenchimento de campos do cabeçalho da nota fiscal eletrônica que serão utilizados para referir-se as NF-e de devolução de itens de estoque.

CampoInformação
DestinatárioSelecionar o tipo de destinatário listado no campo (Fornecedor/Loja).
Fornecedor/LojaSelecionar o destinatário/loja específica no qual será o destinatário da Nota Fiscal Eletrônica.
Data SaídaInformar a data de saída das mercadorias do estabelecimento.
Nota FiscalNúmero sequencial que deverá ser preenchido na primeira vez. O número informado deverá iniciar com um número diferente de "0". Mas demais inclusões de Nota Fiscal Eletrônica, o preenchimento será automático o número da última nota +1.
SérieO campo série deverá compreender no preenchimento de até três dígitos dentro do intervalo de 1 a 899. (campo não obrigatório).
Sub SérieO campo sub-série é considerado um campo não obrigatório para preenchimento.
nº PedidoO campo é para controle interno do sistema Linx Degust WEB para consulta em relatórios e telas de pesquisas. (campo não obrigatório).
ModeloO modelo para NF-e deverá ser informado como "55 - Nota Fiscal Eletrônica".
Finalidade da EmissãoA finalidade deverá ser informada como Devolução.
Chave de Acesso da NF ReferenciadaO campo deverá ser informado o número da chave da Nota Fiscal Referenciada, ou seja, a chave da nota fiscal de entrada do estoque na loja.
JustificativaCampo que será preenchido após transmissão da NF-e a SEFAZ.
Código da Situação do DocumentoCampo referente a situação do documento e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Tipo de pagamentoCampo referente ao tipo de pagamento que será efetuado pelo destinatário sobre a emissão da NF-e. O campo é exclusivo para o FISCO e maiores informações deverá ser coletado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Chave da NF-eCampo que receberá o número da chave assim que realizada a transmissão da NF-e a SEFAZ

BC ICMS

Campo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMSCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
BC ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total IPICampo no qual deverá ser informado o valor total do IPI (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
FreteCampo no qual deverá ser informado o valor total do Frete (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
SeguroCampo no qual deverá ser informado o valor total do Seguro (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Out. Desp. Acess.Campo no qual deverá ser informado o valor total de Outras Despesas (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
DescontoCampo no qual deverá ser informado o valor total dos Descontos (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Abat. Não TributadoCampo no qual deverá ser informado o valor total do Abatimento Não Tributado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PISCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PIS retido por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.

COFINS

Campo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
COFINS retiro por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Cod. Antecipação TributáriaCampo referente ao Código de Antecipação Tributária e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.

Valor Total de Imposto de Importação

Campo no qual deverá ser informado o valor total de Imposto de Importação (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total ICMS Deson.Campo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS Desonerado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total NotaCampo automático e calculado em referência ao preenchimento dos campos de impostos gerais da Nota Fiscal (BC ICMS, Valor Total ICMS, Descontos, etc.).
Destino OperaçãoInforma o tipo de operação está vinculada a Nota Fiscal Eletrônica. Operação Interna, Interestadual, Exterior. Maiores informações deve ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
CódigoCódigo referente ao campo Natureza da Operação
Natureza da OperaçãoLista de Natureza de Operação cadastradas pela Loja.
Modalidade do FreteLista as modalidades do Frete (Pelo Remetente, Destinatário, Terceiros, sem Cobrança) e exclusivo ao Fisco.
Informações AdicionaisInformações adicionais referente a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e exclusivo para o FISCO.

Observação

Os campos dos impostos deverão ser informados no seu total, ou seja, deve ser o somatório dos impostos lançados nos itens de estoque.

Exemplo: BC ICMS – somatório de todos as BC ICMS informadas nos lançamentos dos itens de estoque.

#retornar ao Índice

Totais Gerais da Nota Fiscal Eletrônica - Nota Fiscal de Venda

Seguem as características sobre o preenchimento de campos do cabeçalho da nota fiscal eletrônica que serão utilizados para referir-se as NF-e de venda de itens de estoque ou produtos de venda.

CampoInformação
DestinatárioSelecionar o tipo de destinatário listado no campo (Fornecedor/Loja).
Fornecedor/LojaSelecionar o destinatário/loja específica no qual será o destinatário da Nota Fiscal Eletrônica.
Data SaídaInformar a data de saída das mercadorias do estabelecimento.
Nota FiscalNúmero sequencial que deverá ser preenchido na primeira vez. O número informado deverá iniciar com um número diferente de "0". Mas demais inclusões de Nota Fiscal Eletrônica, o preenchimento será automático o número da última nota +1.
SérieO campo série deverá compreender no preenchimento de até três dígitos dentro do intervalo de 1 a 899. (campo não obrigatório).
Sub SérieO campo sub-série é considerado um campo não obrigatório para preenchimento.
nº PedidoO campo é para controle interno do sistema Linx Degust WEB para consulta em relatórios e telas de pesquisas. (campo não obrigatório).
ModeloO modelo para NF-e deverá ser informado como "55 - Nota Fiscal Eletrônica".
Finalidade da EmissãoA finalidade deverá ser informada como Venda.
Tipo de VendaO campo será uma lista que deverá ser selecionado como produto de venda ou item de estoque.
Baixa de EstoqueCaso a opção for marcada, será realizada a baixa de estoque a partir do lançamento da Nota Fiscal Eletrônica. Caso não for marcada, a emissão da Nota Fiscal será realizada a partir de uma ou mais NFC-e´s/Cupom Fiscal emitidos pelo sistema Linx Degust PDV (Venda referenciada por Cupons de Venda).
JustificativaCampo que será preenchido após transmissão da NF-e a SEFAZ.
Código da Situação do DocumentoCampo referente a situação do documento e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Tipo de pagamentoCampo referente ao tipo de pagamento que será efetuado pelo destinatário sobre a emissão da NF-e. O campo é exclusivo para o FISCO e maiores informações deverá ser coletado com o responsável fiscal/contábil da loja.
Chave da NF-eCampo que receberá o número da chave assim que realizada a transmissão da NF-e a SEFAZ

BC ICMS

Campo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMSCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
BC ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total da base de calculo ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor ICMS STCampo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total IPICampo no qual deverá ser informado o valor total do IPI (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
FreteCampo no qual deverá ser informado o valor total do Frete (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
SeguroCampo no qual deverá ser informado o valor total do Seguro (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Out. Desp. Acess.Campo no qual deverá ser informado o valor total de Outras Despesas (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
DescontoCampo no qual deverá ser informado o valor total dos Descontos (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Abat. Não TributadoCampo no qual deverá ser informado o valor total do Abatimento Não Tributado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PISCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
PIS retido por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do PIS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.

COFINS

Campo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
COFINS retiro por STCampo no qual deverá ser informado o valor total do COFINS retido por ST (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Cod. Antecipação TributáriaCampo referente ao Código de Antecipação Tributária e exclusivo ao FISCO. Maiores informações sobre o mesmo deverá ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.

Valor Total de Imposto de Importação

Campo no qual deverá ser informado o valor total de Imposto de Importação (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total ICMS Deson.Campo no qual deverá ser informado o valor total do ICMS Desonerado (somatório) dos itens de estoque lançados em Nota Fiscal Eletrônica.
Valor Total NotaCampo automático e calculado em referência ao preenchimento dos campos de impostos gerais da Nota Fiscal (BC ICMS, Valor Total ICMS, Descontos, etc.).
Destino OperaçãoInforma o tipo de operação está vinculada a Nota Fiscal Eletrônica. Operação Interna, Interestadual, Exterior. Maiores informações deve ser verificado com o responsável fiscal/contábil da loja.
CódigoCódigo referente ao campo Natureza da Operação
Natureza da OperaçãoLista de Natureza de Operação cadastradas pela Loja.
Modalidade do FreteLista as modalidades do Frete (Pelo Remetente, Destinatário, Terceiros, sem Cobrança) e exclusivo ao Fisco.
Informações AdicionaisInformações adicionais referente a emissão da Nota Fiscal Eletrônica e exclusivo para o FISCO.

Observação

Os campos dos impostos deverão ser informados no seu total, ou seja, deve ser o somatório dos impostos lançados nos itens de estoque.

Exemplo: BC ICMS – somatório de todos as BC ICMS informadas nos lançamentos dos itens de estoque.

#retornar ao Índice

Lançamento de Itens de Estoque / Produtos de Vendas

O lançamento de itens de estoque ou produtos de vendas para a nota fiscal eletrônica segue com regras que deverão ser consideradas de acordo com os seus impostos, descontos, fretes, etc., que ao serem declarados, para cada item de estoque ou produto de venda influenciarão diretamente no valor total que deve ser lançado no corpo geral da Nota Fiscal Eletrônica.


IMPOSTOS:

#retornar ao Índice



ICMS

ICMS
No lançamento de cada item de estoque / produto de venda, o tipo de ICMS deve ser declarado através do campo CST/ICMS. Uma vez selecionado o CST/ICMS desejado, campos específicos para lançamento do imposto serão apresentados.

A lista de CST/ICMS divide-se de acordo com o CRT (Código de Regime Tributário) no qual a loja está cadastrada. Se a loja estiver no regime Normal, deve-se lançar os CST/ICMS para esse tipo de regime, caso seja regime Simples Nacional, deverá lançar os CST/ICMS para Simples Nacional. Sendo assim, segue a lista de acordo com o regime tributário e campos necessários para preenchimento:

#retornar ao Índice


REGIME NORMAL - LISTA DE CST/ICMS

REGIME NORMAL - LISTA DE CST/ICMS

CST/ICMS 000 - NACIONAL - TRIBUTADA INTEGRALMENTE.

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS Total * ICMS %Sim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 010 - NACIONAL - TRIBUTADA E COM COBRANÇA DO ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS Total * ICMS %Sim
Modalidade BC ICMS STDiscrimina como será calculado o valor do ICMS STSim
% Margem de Vlr.Add. do ICMS STDiscrimina o percentual de adicional para cálculo do Valor ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 020 - NACIONAL - COM REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STSim
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STSim
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Motivo da Desoneração ICMSCampo referente a beneficiamento de isenção ou isenção na incidência do ICMSNão
Valor do ICMS DesoneradoCampo referente ao valor do ICMS DesoneradoNão


Observação

Se o campo "Motivo da Desoneração ICMS" for preenchido, o campo "Valor do ICMS Desonerado" passa a ser obrigatório.

#retornar ao Índice

CST/ICMS 030 - NACIONAL ISENTA - NÃO TRIBUTADA E COM COBRANÇA DO ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
% Margem de Vlr. Add. do ICMS STDiscrimina alíquota para valor adicionado para o ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Motivo da Desoneração ICMSCampo referente a beneficiamento de isenção ou isenção na incidência do ICMSNão
Valor do ICMS DesoneradoCampo referente ao valor do ICMS DesoneradoNão


Observação

Se o campo "Motivo da Desoneração ICMS" for preenchido, o campo "Valor do ICMS Desonerado" passa a ser obrigatório.

#retornar ao Índice

CST/ICMS 040 - NACIONAL - ISENTA

CST/ICMS 041 - NACIONAL - NÃO TRIBUTADA

CST/ICMS 050 - NACIONAL - SUSPENSÃO

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Motivo da Desoneração ICMSCampo referente a beneficiamento de isenção ou isenção na incidência do ICMSNão
Valor do ICMS DesoneradoCampo referente ao valor do ICMS DesoneradoNão


Observação

Se o campo "Motivo da Desoneração ICMS" for preenchido, o campo "Valor do ICMS Desonerado" passa a ser obrigatório.

#retornar ao Índice


CST/ICMS 051 - NACIONAL - ISENTA

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor Red. BC ICMSDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMSNão
% Red. BC ICMSDiscrimina o percentual de redução para cálculo do Valor do ICMSNão
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático. Formula:Valor do ICMS sobre Diferimento - Valor do ICMS DiferidoSim
Valor do ICMS sobre DiferimentoCalculo referente a BC ICMS Total * ICMS %Sim
Valor do ICMS DiferidoValor do ICMS sobre Diferimento * Alíquota do Diferimento ICMSSim
Alíquota do Diferimento ICMSAlíquota para cálculo para Valor do ICMS DiferidoSim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 060 - NACIONAL - ICMS COBRADO ANTERIORMENTE POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor BC ICMS ST RetidoCampo referente ao valor da Base de Cálculo ST Retido.Sim
Valor ICMS ST RetidoCampo referente ao valor do ICMS ST Retido.Sim


Observação

Os campos Valor BC ICMS ST Retido e Valor ICMS ST Retido poderão ser omitidos quando a legislação não exigir sua informação.

Para maiores esclarecimentos, a loja deverá retirar a dúvida junto ao responsável fiscal/contábil.

#retornar ao Índice

CST/ICMS 070 - NACIONAL - COM REDUÇÃO BASE CÁLCULO E COBRANÇA ICMS POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor Red. BC ICMSDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMSNão
% Red. BC ICMSDiscrimina o percentual de redução para cálculo do Valor do ICMSNão
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS Total * ICMS %Sim
Modalidade BC ICMS STDiscrimina como será calculado o valor do ICMS STSim
% Margem de Vlr.Add. do ICMS STDiscrimina o percentual de adicional para cálculo do Valor ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Motivo da Desoneração ICMSCampo referente a beneficiamento de isenção ou isenção na incidência do ICMSNão
Valor do ICMS DesoneradoCampo referente ao valor do ICMS DesoneradoNão



Observação

Se o campo Motivo da Desoneração ICMS for preenchido, o campo Valor do ICMS Desonerado passa a ser obrigatório.

#retornar ao Índice

CST/ICMS 090 - NACIONAL - OUTROS

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor Red. BC ICMSDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMSNão
% Red. BC ICMSDiscrimina o percentual de redução para cálculo do Valor do ICMSNão
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS Total * ICMS %Sim
Modalidade BC ICMS STDiscrimina como será calculado o valor do ICMS STSim
% Margem de Vlr.Add. do ICMS STDiscrimina o percentual de adicional para cálculo do Valor ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Motivo da Desoneração ICMSCampo referente a beneficiamento de isenção ou isenção na incidência do ICMSNão
Valor do ICMS DesoneradoCampo referente ao valor do ICMS DesoneradoNão


Observação

Se o campo Motivo da Desoneração ICMS for preenchido, o campo Valor do ICMS Desonerado passa a ser obrigatório.

#retornar ao Índice


REGIME SIMPLES NACIONAL - LISTA DE CST/ICMS

REGIME NORMAL - LISTA DE CST/ICMS

CST/ICMS 101 - SIMPLES NACIONAL - TRIBUTADA PELO SIMPLES NACIONAL COM PERMISSÃO DE CRÉDITO

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor do Crédito ICMSRepasse de valor de crédito do ICMS para pessoas jurídicas e pessoas equiparadas pela legislaçãoSim
Alíquota de CréditoPercentual de crédito referente ao valor do ICMSSim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 102 - SIMPLES NACIONAL - TRIBUTADA PELO SIMPLES NACIONAL SEM PERMISSÃO DE CRÉDITO

CST/ICMS 103 - SIMPLES NACIONAL - ISENÇÃO DO ICMS NO SIMPLES NACIONAL PARA FAIXA DE RECEITA BRUTA

CST/ICMS 300 - SIMPLES NACIONAL - IMUNE

CST/ICMS 400 - SIMPLES NACIONAL - NÃO TRIBUTADA PELO SIMPLES NACIONAL

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 201 - SIMPLES NACIONAL - TRIBUTADA PELO SIMPLES NACIONAL SEM PERMISSÃO DE CRÉDITO

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMS STDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
% Margem de Vlr. Add. do ICMS STDiscrimina o percentual de adição para cálculo do valor ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
Valor Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
Aliquota ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Valor do Crédito do ICMSRepasse de valor de crédito do ICMS para pessoas jurídicas e pessoas equiparadas pela legislaçãoSim
Alíquota do CréditoPercentual de crédito referente ao valor do ICMSSim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 202 - SIMPLES NACIONAL - TRIBUTAÇÃO SEM PERMISSÃO DE CRÉDITO E COM COBRANÇA ICMS PARA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CST/ICMS 203 - SIMPLES NACIONAL - ISENÇÃO PARA FAIXA DE RECEITA BRUTA E COM COBRANÇA ICMS PARA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
% Margem de Vlr. Add. do ICMS STDiscrimina alíquota para valor adicionado para o ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
Aliquota ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim

#retornar ao Índice

CST/ICMS 500 - SIMPLES NACIONAL - ICMS COBRADO ANTERIORMENTE POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA (SUBSTITUTO) OU PARA ANTECIPAÇÃO

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Valor BC ICMS ST RetidoCampo referente ao valor da Base de Cálculo ST Retido.Sim
Valor ICMS ST RetidoCampo referente ao valor do ICMS ST Retido.Sim

#retornar ao Índice


CST/ICMS 900 - SIMPLES NACIONAL - OUTRAS

CampoDescriçãoObrigatório
Origem da MercadoriaDiscrimina se o produto é nacional, estrangeiro, etc.Sim
Modalidade BC ICMSDiscrimina como será calculado o valor do ICMSSim
Valor Red. BC ICMSDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMSNão
% Red. BC ICMSDiscrimina o percentual de redução para cálculo do Valor do ICMSNão
BC ICMS TotalDiscrimina o valor de base de cálculo do ICMS total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMSSim
Valor ICMS TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS Total * ICMS %Sim
Modalidade BC ICMS STDiscrimina como será calculado o valor do ICMS STSim
% Margem de Vlr.Add. do ICMS STDiscrimina o percentual de adicional para cálculo do Valor ICMS STNão
% Red. BC ICMS STDiscrimina o percentual de redução para cálculo do valor ICMS STNão
Valor. Red. BC ICMS STDiscrimina o valor de Redução da Base de Cálculo do ICMS STNão
BC ICMS ST TotalDiscrimina o valor da base de cálculo do ICMS ST Total do Item de Estoque / Produto de VendaSim
ICMS ST %Alíquota a ser calculada em cima da Base de Cálculo do ICMS STSim
Valor ICMS ST TotalCampo de cálculo automático do sistema baseado entre BC ICMS ST Total * ICMS ST %Sim
Valor do Crédito do ICMSRepasse de valor de crédito do ICMS para pessoas jurídicas e pessoas equiparadas pela legislaçãoSim
Alíquota do CréditoPercentual de crédito referente ao valor do ICMSSim

#retornar ao Índice


IPI

O IPI (Imposto sobre produtos industrializados) será apresentados sobre 4 modalidades que serão explicados abaixo:

CST/IPI 50 - SAÍDA TRIBUTADA

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC IPI
Discrimina a base de cálculo do IPISim
  • Alíquota IPI
Discrimina o percentual do IPI para calculo do Valor do IPISim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC IPI * Aliquota IPISim
Por Valor

  • Qtde. Total p/ Tributação
Discrimina a quantidade total do IPI para TributaçãoSim
  • Valor por Unidade Tributável
Discrimina o valor total do IPI para TributaçãoSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde.Total p/Tributação * Valor por Unidade TributávelSim

#retornar ao Índice


CST/IPI 51 - SAÍDA TRIBUTADA COM ALIQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
Não apresenta campos para preenchimento

#retornar ao Índice


CST/IPI 53 - SAÍDA TRIBUTADA COM ALIQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
-Não apresenta campos para preenchimento-

#retornar ao Índice


CST/IPI 99 - Outras Saídas

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC IPI
Discrimina a base de cálculo do IPISim
  • Alíquota IPI
Discrimina o percentual do IPI para calculo do Valor do IPISim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC IPI * Aliquota IPISim
Por Valor

  • Qtde. Total p/ Tributação
Discrimina a quantidade total do IPI para TributaçãoSim
  • Valor por Unidade Tributável
Discrimina o valor total do IPI para TributaçãoSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde.Total p/Tributação * Valor por Unidade TributávelSim

#retornar ao Índice

IMPORTAÇÃO

Quando declarados que Itens de Estoque / Produto de Vendas deverão ser exportados, ou seja, sua movimentação (Transferência, Devolução, Venda) existir para fora do país, deverão ser preenchidos os campos abaixo.

CampoDescriçãoObrigatório

Valor BC Imposto Importação

Campos referente a vendas de itens de estoque / produtos de venda para fora do país (Exterior)Não
Valor Despesas AduaneirasCampos referente a vendas de itens de estoque / produtos de venda para fora do país (Exterior)Não
Valor Imposto ImportaçãoCampos referente a vendas de itens de estoque / produtos de venda para fora do país (Exterior)Não
Valor do IOFCampos referente a vendas de itens de estoque / produtos de venda para fora do país (Exterior)Não

#retornar ao Índice

PIS (Programa de Integração Social)

CST/PIS 01 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA BÁSICA

CST/PIS 02 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA DIFERENCIADA

CampoDescriçãoObrigatório
BC PISDiscrimina a Base de Cálculo PISSim

Alíquota PIS

Discrimina o percentual de cálculo sobre a base de cálculo PISSim

Valor Total PIS

Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC PIS * Alíquota PISSim

#retornar ao Índice


CST/PIS 03 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA POR UNIDADE DE MEDIDA DE PRODUTO

CampoDescriçãoObrigatório
QTDE. PISDiscrimina a quantidade do PIS será aplicado para cálculoSim

Alíquota PIS ($)

Discrimina o valor da alíquota do PIS para cálculoSim

Valor Total PIS

Campo de cálculo automático do sistema baseado entre QTDE PIS * Alíquota PIS ($)Sim

#retornar ao Índice


CST/PIS 04 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL MONOFÁSICA - REVENDA A ALÍQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
-Não apresenta campos para preenchimento-

#retornar ao Índice

CST/PIS 05 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL MONOFÁSICA - REVENDA A ALÍQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC PIS
Discrimina a base de cálculo do pisSim
  • Alíquota PIS (%)
Discrimina o percentual do PIS para calculo do Valor do PISSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC PIS * Alíquota PIS (%)Sim
Por Valor

  • Qtde. BC PIS
Discrimina a quantidade total do PIS para TributaçãoSim
  • Alíquota PIS ($)
Discrimina o valor de Alíquota do PIS para TributaçãoSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde. BC PIS * Alíquota PIS ($)Sim

#retornar ao Índice


CST/PIS 06 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL A ALÍQUOTA ZERO

CST/PIS 07 - OPERAÇÃO ISENTA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/PIS 08 - OPERAÇÃO SEM INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/PIS 09 - OPERAÇÃO COM SUSPENSÃO DA CONTRIBUIÇÃO

CampoDescriçãoObrigatório
-Não apresenta campos para preenchimento-

#retornar ao Índice


CST/PIS 49 - OUTRAS OPERAÇÕES DE SAÍDA

CST/PIS 50 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 51 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 52 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 53 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 54 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 55 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 56 – OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E EXPORTAÇÃO

CST/PIS 60 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 61 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 62 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 63 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINVULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/PIS 64 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 65 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/PIS 66 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E EXPORTAÇÃO

CST/PIS 67 – CRÉDITO PRESUMIDO - OUTRAS OPERAÇÕES

CST/PIS 70 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO SEM DIREITO A CRÉDITO

CST/PIS 71 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO COM ISENÇÃO

CST/PIS 72 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO COM SUSPENSÃO

CST/PIS 73 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO A ALÍQUOTA ZERO

CST/PIS 74 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO SEM INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/PIS 75 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CST/PIS 98 – OUTRAS OPERAÇÕES DE ENTRADA

CST/PIS 99 – OUTRAS OPERAÇÕES

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC PIS
Discrimina a base de cálculo do pisSim
  • Alíquota PIS (%)
Discrimina o percentual do PIS para calculo do Valor do PISSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC PIS * Alíquota PIS (%)Sim
Por Valor

  • Qtde. BC PIS
Discrimina a quantidade total do PIS para TributaçãoSim
  • Alíquota PIS ($)
Discrimina o valor de Alíquota do PIS para TributaçãoSim
  • Valor IPI
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde. BC PIS * Alíquota PIS ($)Sim

#retornar ao Índice

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)


CST/COFINS 01 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA BÁSICA

CST/COFINS 02 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA DIFERENCIADA

CampoDescriçãoObrigatório
BC COFINSDiscrimina a Base de Cálculo COFINSSim

Alíquota COFINS

Discrimina o percentual de cálculo sobre a base de cálculo COFINSSim

Valor Total COFINS

Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC COFINS * Alíquota COFINSSim

#retornar ao Índice


CST/COFINS 03 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL COM ALÍQUOTA POR UNIDADE DE MEDIDA DE PRODUTO

CampoDescriçãoObrigatório
QTDE. COFINSDiscrimina a quantidade do COFINS será aplicado para cálculoSim

Alíquota COFINS ($)

Discrimina o valor da alíquota do COFINS para cálculoSim

Valor Total COFINS

Campo de cálculo automático do sistema baseado entre QTDE COFINS * Alíquota COFINS ($)Sim

#retornar ao Índice


CST/COFINS 04 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL MONOFÁSICA - REVENDA A ALÍQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
-Não apresenta campos para preenchimento-

#retornar ao Índice


CST/COFINS 05 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL MONOFÁSICA - REVENDA A ALÍQUOTA ZERO

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC COFINS
Discrimina a base de cálculo do COFINSSim
  • Alíquota COFINS (%)
Discrimina o percentual do COFINS para calculo do Valor do COFINSSim
  • Valor COFINS
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC COFINS * Alíquota COFINS (%)Sim
Por Valor

  • Qtde. BC COFINS
Discrimina a quantidade total do COFINS para TributaçãoSim
  • Alíquota COFINS ($)
Discrimina o valor de Alíquota do COFINS para TributaçãoSim
  • Valor COFINS
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde. BC COFINS * Alíquota COFINS($)Sim

#retornar ao Índice


CST/COFINS 06 - OPERAÇÃO TRIBUTÁVEL A ALÍQUOTA ZERO

CST/COFINS 07 - OPERAÇÃO ISENTA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/COFINS 08 - OPERAÇÃO SEM INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/COFINS 09 - OPERAÇÃO COM SUSPENSÃO DA CONTRIBUIÇÃO

CampoDescriçãoObrigatório
-Não apresenta campos para preenchimento-

#retornar ao Índice


CST/COFINS 49 - OUTRAS OPERAÇÕES DE SAÍDA

CST/COFINS 50 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 51 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 52 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 53 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 54 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 55 - OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 56 – OPERAÇÃO COM DIREITO A CRÉDITO - VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 60 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 61 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 62 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA EXCLUSIVAMENTE A RECEITA DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 63 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINVULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO

CST/COFINS 64 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 65 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E DE EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 66 – CRÉDITO PRESUMIDO - OPERAÇÃO AQUISIÇÃO VINCULADA A RECEITA TRIBUTADA E NÃO TRIBUTADA NO MERCADO INTERNO E EXPORTAÇÃO

CST/COFINS 67 – CRÉDITO PRESUMIDO - OUTRAS OPERAÇÕES

CST/COFINS 70 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO SEM DIREITO A CRÉDITO

CST/COFINS 71 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO COM ISENÇÃO

CST/COFINS 72 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO COM SUSPENSÃO

CST/COFINS 73 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO A ALÍQUOTA ZERO

CST/COFINS 74 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO SEM INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO

CST/COFINS 75 – OPERAÇÃO DE AQUISIÇÃO POR SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

CST/COFINS 98 – OUTRAS OPERAÇÕES DE ENTRADA

CST/COFINS 99 – OUTRAS OPERAÇÕES

CampoDescriçãoObrigatório
Por Percentual

  • BC COFINS
Discrimina a base de cálculo do COFINSSim
  • Alíquota COFINS (%)
Discrimina o percentual do COFINS para calculo do Valor do PISSim
  • Valor COFINS
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre BC COFINS * Alíquota COFINS (%)Sim
Por Valor

  • Qtde. BC COFINS
Discrimina a quantidade total do COFINS para TributaçãoSim
  • Alíquota COFINS ($)
Discrimina o valor de Alíquota do COFINS para TributaçãoSim
  • Valor COFINS
Campo de cálculo automático do sistema baseado entre Qtde. BC COFINS * Alíquota COFINS ($)Sim

#retornar ao Índice


NF-e de Venda de Produtos (Referência de Cupons de Venda)

O processo de lançamento (inclusão) de nota fiscal de produtos quando desmarcada a opção "Baixa de Estoque" prediz que a Nota Fiscal Eletrônica é o documento complementar a uma venda realizada através de cupom fiscal e/ou NFC-e e/ou S@T.

Desse modo, após os lançamentos referente ao cabeçalho da Nota Fiscal Eletrônica, no processo de inclusão de Nota Fiscal Eletrônica, quando pressionado o botão "Salvar", o sistema abrirá a tela de "Cadastro de Doc. Fiscal para Venda" e entenderá que deverá(ão) vincular o(s) cupom(ns) fiscal(is) e/ou NFC-e e/ou S@T emitido(s) pelo sistema Linx Degust PDV.

Segue os campos da tela "Cadastro de Doc. Fiscal para Venda" que deverão ser preenchidos para pesquisa  dos Cupons/NFC-e/S@T emitidos pelo Linx Degust PDV.

CampoDescrição
CódigoCódigo do complemento que deverá ser informado para a Nota Fiscal Eletrônica de Venda de Produtos (com cupom referenciado).
ComplementoLista dos complementos cadastrados pela loja que deverá ser informado para a Nota Fiscal Eletrônica de Venda de Produtos (com cupom referenciado).
DataA data da venda efetuada no sistema Linx Degust PDV, ou seja, a data da emissão do Cupom ou NFC-e.
Tipo CupomLista com os tipos de vendas realizados pelo sistema Linx Degust PDV pela loja (Cupom Fiscal, NFC-e, S@T).
NúmeroCampo onde é possível pesquisar o cupom fiscal ou NFC-e ou S@T emitido pelo Linx Degust PDV.








Após pesquisa realizada, serão listados os cupons de venda e/ou NFC-e e/ou S@t que deverão ser selecionados. Uma vez que selecionados, deverá ser pressionado o botão "Adicionar Selecionados" onde serão transportados para a sessão "Notas / Cupons Selecionados".


Após conferências de todas as vendas desejadas, deverá ser pressionado o botão "Fechar" e será reaberta a tela de Nota Fiscal de Saída (Cabeçalho da Nota Fiscal) e os produtos serão listados na sessão "Itens da Nota Fiscal".


Agora é necessário realizar o complemento das informações (Descontos, Frete, CST/ICMS, CST/IPI, CST/PIS, CST/COFINS) referente a cada produto de venda incluso. Para tanto, é necessário que dê um clique em cima do produto de venda e iniciar os lançamentos.


Será aberta a tela do lançamento do item de estoque / produto de venda para iniciar os lançamentos necessários.


Assim que lançadas as informações, clique em "Salvar" e realize o mesmo procedimento de preenchimento dos campos para o próximo produto de venda.

#retornar ao Índice

NF-e de Venda de Itens de Estoque e Produtos de Venda

No processo de lançamento (inclusão) de nota fiscal de venda onde não exista a referência de venda (cupons), poderão ser adotados dois tipos de lançamentos de nota fiscais: para itens de estoque e para produtos de vendas.

Desse modo, para realizar os lançamentos de Itens de Estoque ou Produto de Venda, a opção “Baixa de Estoque” deverá ser marcada para que seja aberta a tela de lançamento.


Ao final de todos os lançamentos (item de estoque ou produto de venda) e da inclusão dos valores dos totais gerais do corpo da Nota Fiscal, é necessário que seja efetivada a Nota Fiscal pressionado o botão “Salvar e Efetivar”.

#retornar ao Índice

Nota Fiscal de Venda – Parcelas para o Financeiro

Para todo lançamento de nota fiscal de venda onde a baixa de estoque seja igual a sim, deverá ser gerado um valor financeiro de entrada de valores e esses valores do financeiro gerados serão apresentado no módulo “Receita Extra Venda” através de lançamento de Receita Extra Operacional.

Para tanto, é necessário que a Rede realize o cadastro de receitas operacionais no módulo Grupo de Receita Extra (Cadastro à Financeiro à Grupo de Receitas Extra) para que fiquem disponíveis no momento de salvar as parcelas. 


No processo "Salvar e Efetivar" quando aberta na tela de Parcelas deverá existir o relacionamento das parcelas com o Grupo de Receita Operacional que deverá ser previamente cadastrada como dito anteriormente.

As parcelas informadas de acordo com a imagem apresentada, poderão ser dividas e ajustadas de acordo com a necessidade e acordo dado entre a loja e destinatário (Cliente, Fornecedor, Loja).

Também fica disponível baixar as parcelas no momento do lançamento e informar como os valores deverão ser incluídos para o cofre ou conta corrente.

Após salvas as parcelas da Nota Fiscal, as mesmas poderão ser consultadas e efetivadas no módulo “Receita Extra Venda”.


Ao solicitar para que sejam listadas as parcelas no sistema, as mesmas poderão ser apresentadas como efetivadas ou não efetivadas.

 As parcelas efetivadas são aquelas que foram declaradas com esse estado no momento que foram salvas na tela de Nota Fiscal Eletrônica - Parcelas ou que foram efetivadas no módulo Receita Extra Venda.


Efetivação de Parcelas no módulo Receita Extra Venda


Para as parcelas efetivadas e apresentadas no módulo Receita Extra Venda (Cadastro à Financeiro à Grupo de Receitas Extra)  é possível realizar o estorno e após os ajustes necessários.

Para as parcelas não efetivadas o módulo permitirá alterações do lançamento dos seguintes campos:

Data de Vencimento

Destino: Cofre ou Conta Bancária

Receita/Conta Bancária: o local onde será creditado o valor da venda.

Data de Efetivação

#retornar ao Índice

Transmissão NF-e

Para transmitir uma NF-e é necessário:

  1. Nota Fiscal lançada com todos os campos necessários preenchidos de acordo com os CST/ICMS, CST/IPI, CST/PIS e CST/COFINS;
  2. Nota Fiscal deverá estar efetivada.

 Poderão ser selecionadas até 10 notas fiscais para uma mesma transmissão pelo Sistema.

 Ao ser transmitida uma nota fiscal, ao final do processo será realizado o download da DANFE.

Quando as notas fiscais forem de um mesmo fornecedor, o sistema permitirá enviar por e-mail as DANFE´s para o destinatário.

#retornar ao Índice

Rejeição NF-e

Quando uma nota fiscal for rejeitada, deverão ser verificadas as seguintes situações mais comuns:

  • O valor informado no corpo geral da nota está de acordo com o somatório dos itens?

Ex.: BC ICMS, BC ICMS ST, Valor ICMS, Valor ICMS ST, IPI, PIS, COFINS, ETC.

  • O valor do ICMS quando CST/ICMS 51 deverá estar de acordo com fórmula para cálculo.
No Lançamento de Item
Valor do ICMS s/Diferimento = BC ICMS * ICMS %
Valor do ICMS Diferido = Valor do ICMS S/ Diferimento * Alíquota do Diferim. ICMS
Valor do ICMS Total = Valor do ICMS s/ Diferimento – Valor do ICMS Diferido


  • Não foi mencionado o valor dos campos “Valor Total de Imposto de Importação” ou “Valor Total ICMS Deson.” no corpo geral da nota, porém foram informados nos lançamentos de itens de estoque ou vice-versa.
  •  O “Motivo da Desoneração ICMS” foi informado, porém, o “Valor do ICMS Desonerado” não foi informado no lançamento de Itens.


O que é preciso saber

Quando uma nota fiscal for rejeitada pela SEFAZ, é apresentada uma mensagem de rejeição. Caso não lembre-se da mensagem de rejeição, é possível verificar de novo a mensagem de rejeição utilizando a opção "Consultar Status NF-e".

#retornar ao Índice

Cancelamento NF-e

Para realizar o cancelamento de uma nota fiscal eletrônica, deverá estar previamente transmitida.

O sistema aceitará cancelar até 10 notas fiscais eletrônicas transmitidas de uma só vez.

O cancelamento para efeito do Fisco deverá cumprir requisitos (vide em dúvidas mais frequentes).

#retornar ao Índice

Inutilização NF-e

O sistema aceitará inutilizar notas fiscais no seguintes modos:

  1. Notas Fiscais com STATUS SEFAZ sendo Pendentes ou Rejeitadas e poderão ser inutilizadas até 10 notas fiscais nesse padrão;
  2. Lote específico de numeração de notas fiscais.

Observação

  • Para o caso 01, deverão ser selecionadas as notas fiscais na tela de consulta e clicar em “Inutilizar NF-e”.
  • Para o caso 02, ao clicar em “Inutilizar NF-e” (sem seleção de notas fiscais) será aberta tela solicitando a justificativa da inutilização, o(s) número(s) da(s) nota(s) fiscal(is) e série.

#retornar ao Índice

Consultar Status de NF-e

A consulta de Status de NF-e é um meio para verificar o estado atual da NF-e no SEFAZ. Ao realizar a consulta do Status, poderá ser visto o número da chave de acesso da NF-e e mensagem de retorno.

Para notas fiscais rejeitadas, a mensagem de retorno indicará o motivo pelo qual a nota encontra-se rejeitada.

#retornar ao Índice

Gerar DANFE NF-e

O sistema possibilita gerar a DANFE de uma NF-e transmitida sempre que necessária. Uma vez que é solicitado a geração da DANFE, o sistema perguntará sobre envio da DANFE por e-mail para o destinatário.

Para que seja enviada a DANFE por e-mail, a seleção de NF-e deverá ser do mesmo destinatário, ou seja, não é possível enviar e-mail para destinatários diferentes ao mesmo tempo.

Após envio por e-mail ou não solicitando o envio de e-mail, o sistema também realizará o download da DANFE.

#retornar ao Índice

Download XML

O sistema possibilita realizar o download dos arquivos "XML" solicitados. Uma vez selecionada a NF-e transmitida para download do XML, o sistema perguntará sobre envio do XML por e-mail para o destinatário.

Para que seja enviado o XML por e-mail, a seleção de NF-e deverá ser do mesmo destinatário, ou seja, não é possível enviar e-mail para destinatários diferentes ao mesmo tempo.

Após envio por e-mail ou não solicitando o envio de e-mail, o sistema realizará o download do XML.

#retornar ao Índice

Dúvidas mais Frenquentes


Cancelamento de NF-e

Somente poderá ser cancelada uma NF-e cujo uso tenha sido previamente autorizado pelo Fisco (protocolo "Autorização de Uso") e desde que não tenha ainda ocorrido o fato gerador, ou seja, ainda não tenha ocorrido a saída da mercadoria do estabelecimento. Atualmente o prazo máximo para cancelamento de uma NF-e é de 168 horas (7 dias), contado a partir da autorização de uso. Conforme Ato COTEPE 35/10, este prazo será reduzido para 24 horas a partir de 1º/01/2012.
O Pedido de Cancelamento de NF-e deverá ser assinado pelo emitente com assinatura digital certificada por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o nº do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte, a fim de garantir a autoria do documento digital. A transmissão poderá ser realizada por meio de software desenvolvido ou adquirido pelo contribuinte ou disponibilizado pela administração tributária. Da mesma forma que a emissão de uma NF-e de circulação de mercadorias, o pedido de cancelamento também deverá ser autorizado pela Sefaz. O leiaute do arquivo de solicitação de cancelamento poderá ser consultado no Manual de Integração do Contribuinte.
O status de uma NF-e (autorizada, cancelada, etc.) sempre poderá ser consultado no site da Sefaz autorizadora (Sefaz da unidade federada do emitente ou Sefaz-Virtual) ou no Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br).
As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.

#retornar ao Índice

Inutilização de NF-e

Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.
A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).
A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de sequência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.
As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.

#retornar ao Índice

As notas que foram canceladas precisam ser inutilizadas?

Não, nenhuma NF-e cancelada pode ter seu número inutilizado. Cada número/série de NF-e poderá encontrar-se apenas em uma das seguintes situações: ter sido utilizado por uma NF-e, autorizada, cancelada, ou denegada, ou então ter sido inutilizado (ou ainda não ter sido utilizado pela empresa em nenhuma destas situações). Assim, após o número estar ocupado com uma NF-e, seja autorizada, cancelada ou denegada, não poderá mais ser inutilizado. 

#retornar ao Índice

A NF-e deverá seguir a numeração sequencial das notas fiscais A1 ou 1-A?

Não, a numeração utilizada na NF-e independe da numeração utilizada nos talonários fiscais ou formulários contínuos da nota fiscal modelo 1 ou 1-A. Ao iniciar o uso da NF-e, o contribuinte deverá iniciar a numeração pelo nº 1, pois se trata de novo modelo de documento fiscal (modelo 55), emitindo as demais notas na sequência.  Ele poderá também adotar séries distintas, se assim desejar, para documentar operações de entrada e de saída de mercadorias por exemplo, desde que a mudança de série seja documentada mediante lavratura de termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência - RUDFTO (modelo 6). 

#retornar ao Índice

A NF-e pode ser preenchida com mais de um CFOP?

Sim, pois para cada item de mercadoria da NF-e há um CFOP próprio, o que permite a emissão de uma NF-e com mais de um CFOP. Para maiores esclarecimentos, ver o Manual de Integração - Contribuinte.

#retornar ao Índice

Se alguma NF-e for rejeitada, todo o lote será rejeitado também?

Não. As NF-e podem ser transmitidas em lote, mas a validação é sempre individual, nota a nota. 

#retornar ao Índice

Quanto tempo demora a autorização de NF-e pela Secretaria da Fazenda?  

O tempo médio de autorização de cada NF-e tem se mantido inferior a 1 (um) segundo. Cabe ressaltar que, como a NF-e é transmitida em lotes, podendo ser, inclusive, transmitidos vários lotes em simultâneo, o sistema autorizador está estruturado para processar diversas NF-e de forma paralela, de modo que a empresa poderá obter a autorização de várias NF-e dentro do mesmo segundo.

#retornar ao Índice