Nesta rotina será possível buscar os relatórios de títulos que estão em atraso.


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Títulos em Atraso pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

  • Para consultar a rotina Títulos em Atraso é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrador, Administrativo, Gerente Financeiro, OP e Professor; 
  • Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Títulos em atraso esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.


Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.


Executando a Rotina

Para visualizar a rotina acesse menu Relatórios > Financeiro > Títulos em Atraso. 

  • Franquia: deverá selecionar de qual franquia deseja realizar a busca;
  • Data de Vencimento: deverá selecionar o período da data de vencimento dos títulos;
  • Quantidade de Títulos em Atraso: poderá definir a quantidade de títulos em atraso que deseja realizar a busca;
  • Situação Acadêmica: poderá selecionar qual a situação acadêmica do responsável pelo título em atraso;


Busca de títulos


No resultado da busca será exibida a listagem com todos os títulos que estão em atraso. Clicando sobre o nome do aluno na coluna "Aluno", será exibido o cadastro dele. Já clicando sobre o link da coluna "Responsável", será exibido o cadastro do responsável financeiro, podendo alterá-lo.


Listagem


Para cada título em atraso, o usuário poderá realizar algumas ações disponíveis.


Enviar Carta de Cobrança

Via e-mail será possível enviar uma carta de cobrança do título em atraso para o aluno ou responsável financeiro.  Basta definir algumas informações.

  • De: será exibida de qual franquia o e-mail será enviado;
  • E-mail: poderá inserir o e-mail para o qual será enviada a cobrança;
  • Assunto: poderá inserir um assunto do e-mail;
  • Tipo da Carta de Cobrança: poderá selecionar qual será o tipo de carta de cobrança que será enviado;
  • Modelo: poderá selecionar o modelo da carta;

Enviar e-mail


Em seguida poderá editar a mensagem que estará no e-mail de cobrança enviado.


Editar e-mail


Imprimir Carta de Cobrança

Poderá imprimir a carta de cobrança para que assim possa entregar pessoalmente para o aluno ou responsável financeiro.

  • Tipo da Carta de Cobrança: poderá selecionar qual será o tipo de carta de cobrança que será impresso;
  • Modelo: poderá selecionar o modelo da carta;


Selecionar carta


Será então exibida a mensagem padrão de acordo com o tipo e modelo selecionados. Porém a mensagem poderá ser editada conforme desejado.


Edita carta


Por fim para imprimir basta clicar em "Imprimir".


Gerar Etiqueta

Para gerar uma etiqueta do título em atraso será preciso definir algumas informações:

  • Modelo: poderá selecionar um modelo já existente de etiqueta. O usuário ainda poderá cadastrar uma nova etiqueta em "Novo" ou alterar as informações da selecionada em "Editar".
  • Linha: poderá selecionar em qual linha será posicionada a primeira etiqueta a ser impressa;
  • Coluna: poderá selecionar em qual coluna será posicionada a primeira etiqueta a ser impressa;
  • Gerar atendimento no cadastro do aluno para registrar essa operação: marcando esta opção poderá adicionar um registro de atendimento no cadastro do aluno. Em seguida deverá selecionar qual tipo de atendimento será cadastrado.

Gerar etiqueta


Atendimentos


  • Atendente: poderá selecionar o atendente responsável na tentativa do atendimento;
  • Observações;
  • Realizar novo contato: deverá selecionar caso deseja realizar a tentativa de um novo atendimento;
  • Data do próximo contato: poderá selecionar a data e a hora do próximo atendimento;
  • Atendente: poderá selecionar qual atendente fará o contato;
  • Tipo de contato: poderá selecionar o tipo de contato que será feito;
  • Observações para o próximo contato;


Gerar atendimento tentativa

  • Atendente: poderá selecionar o atendente responsável na tentativa do atendimento;
  • Tipo de contato: poderá selecionar o tipo de contato que será feito;
  • Observações;
  • Registrar Motivo não fechamento de Orçamento: marcando esta opção poderá selecionar se o motivo de não fechamento do orçamento é financeiro ou pedagógico;
  • Realizar novo contato: deverá selecionar caso deseja realizar a tentativa de um novo atendimento;
  • Data do próximo contato: poderá selecionar a data e a hora do próximo atendimento;
  • Atendente: poderá selecionar qual atendente fará o contato;
  • Tipo de contato: poderá selecionar o tipo de contato que será feito;
  • Observações para o próximo contato;
  • Agendar visita: marcando esta opção poderá agendar uma nova visita para atendimento;
  • Data do agendamento: poderá inserir a data e o horário de agendamento da visita;
  • Atendente: poderá selecionar o atendente responsável pela visita;
  • Observações para o agendamento;


Gerar atendimento contato

  • Tipo de contato: poderá selecionar o tipo de contato que será feito;
  • Observações;
  • Realizar novo contato: deverá selecionar caso deseja realizar a tentativa de um novo atendimento;
  • Data do próximo contato: poderá selecionar a data e a hora do próximo atendimento;
  • Atendente: poderá selecionar qual atendente fará o contato;
  • Tipo de contato: poderá selecionar o tipo de contato que será feito;
  • Observações para o próximo contato;
  • Agendar visita: marcando esta opção poderá agendar uma nova visita para atendimento;
  • Data do agendamento: poderá inserir a data e o horário de agendamento da visita;
  • Atendente: poderá selecionar o atendente responsável pela visita;
  • Observações para o agendamento;


Gerar atendimento visita agendada

  • Observações;
  • Registrar Motivo não fechamento de Orçamento: marcando esta opção poderá selecionar se o motivo de não fechamento do orçamento é financeiro ou pedagógico;


Gerar atendimento visita comparecida