Nesta rotina é realizado o cadastro e consulta de crédito do cliente, na qual serão realizadas operações de crédito e débito para sua conta no estabelecimento.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Crédito de Clientes pode ser realizado através do ambiente Unidade.

Permissão de Usuário

Para consultar a rotina Crédito de Clientes é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrativo ou Gerente Financeiro.

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Crédito de Clientes esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário;

  • Para cadastrar créditos para o cliente é necessário que a permissão Cadastrar Crédito de Clientes esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário. 

Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Caixas e Bancos > Crédito de Clientes.


Opção Crédito de Clientes


Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para a rotina de Consulta de Crédito de Clientes, na página será apresentado o grupo Pesquisa com os seguintes filtros:

  • Cliente: neste campo deve ser selecionado o cliente para a pesquisa. Para realizar esta ação clique no ícone de reticências () e será aberta uma nova janela para realizar a pesquisa do cliente, deve ser inserido o nome para pesquisa e informado se é pessoa física ou jurídica (opção empresas). Ao clicar sobre o nome do cliente a janela será fechada e este campo será preenchido com cadastro selecionado. Para excluir a seleção clique no ícone de lixeira.

Pesquisa de Cliente


  • Dt. Lançamento: por meio deste campo é possível filtrar os lançamentos por um período específico;
  • Dt. Cadastro: por meio deste campo é possível filtrar os cadastros por um período específico;
  • Opção Apresentar detalhes de rateios dos lançamentos: ao habilitar esta opção, ao gerar a pesquisa serão apresentados os detalhes de rateios, caso o lançamento possua;
  • Exportar: por meio deste botão é possível exportar a listagem de pesquisa;
  • Novo: por meio deste botão é possível cadastrar um novo lançamento.


Filtros


Com todas as informações preenchidas, clique em Pesquisar. Ao clicar neste botão será exibida uma listagem contendo todos os lançamentos para o cliente informado que se encaixarem nos filtros inseridos. Serão exibidas as seguintes informações:

  • Dt. Lançamento;
  • Histórico: nesta coluna será informado o motivo da operação. Para alterar um lançamento basta clicar no link da descrição desta coluna;
  • Conta Contábil: nesta coluna será informada a conta contábil em que foi cadastrada a operação e a conta de rateio. Esta coluna somente será exibida quando a opção Apresentar detalhes dos rateios dos lançamentos estiver habilitada;
  • Centro de Custo: nesta coluna serão informados os centros de custo para qual o lançamento foi cadastrado e o centro de custo para o rateio. Esta coluna somente será exibida quando a opção Apresentar detalhes dos rateios dos lançamentos estiver habilitada;
  • Vl. Rateio;
  • Dt. Bom Para: nesta coluna será informada a data indicada para realizar o depósito do cheque, caso a operação escolhida seja realizada com cheques;
  • Débito: nesta coluna será informado o valor do débito cadastrado na operação. Esta coluna somente será preenchida quando a operação for por opção Débito;
  • Crédito: nesta coluna será informado o valor do crédito cadastrado na operação. Esta coluna somente será preenchida quando a operação for por opção Crédito;
  • Saldo: nesta coluna será informado o saldo do cliente no estabelecimento, subtraindo os valores dos débitos ao crédito.


Resultado da pesquisa


Para realizar a impressão desta listagem basta clicar no botão Imprimir.


Cadastrar Lançamento

Para cadastrar um novo lançamento basta inserir o cliente no campo Cliente e clicar no botão Novo, ao realizar este processo o usuário será direcionado para a rotina de Cadastro de Crédito de Cliente, dividida por dois grupos:

Dados do Lançamento

Neste grupo deve ser realizado o cadastro do lançamento, informando:

  • Cliente;
  • Tipo: deve ser escolhido o tipo de lançamento, as opção são crédito ou débito;
  • Dt. Lançamento: por padrão o sistema irá preencher este campo com a data atual;
  • Histórico: neste campo deve ser informado o motivo do lançamento;
  • Valor: este campo será preenchido quando os campos de conta contábil e centro de custo forem configurados.


Grupo Dados do Lançamento

Rateios

Neste grupo devem ser informados os rateios (contas que compartilharão do lançamento cadastrado), serão exibidos os seguintes campos:

  • Conta Contábil: neste campo deve ser selecionada a conta contábil que receberá, ou será retirado o valor do lançamento;
  • Centro de Custo: neste campo deve ser selecionado o centro de custo para qual a conta pertence;
  • Valor: neste campo deve ser inserido o valor do lançamento;
  • Opção Adicionar Rateio: caso o lançamento seja para mais de uma conta, clique nesta opção e serão exibidos novos campos para cadastro de rateio.


Grupo Rateios


Com todos os campos preenchidos clique no botão Efetuar Lançamento. Ao clicar neste botão o lançamento será salvo e será exibida uma mensagem de sucesso.


Mensagem de sucesso