Nesta rotina será realizada a consulta e cadastro de lançamentos contábeis no sistema.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Ambiente

O acesso a rotina Lançamentos pode ser realizado através do ambiente Unidade. 

Permissão de Usuário

Para consultar a rotina Lançamentos é necessário que o usuário esteja logado com o perfil de Administrativo ou Gerente Financeiro.  

Para acessar esta rotina é necessário que a permissão Lançamentos esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário;

  • Para que seja possível cadastrar novos lançamentos é necessário que a permissão Cadastrar Lançamentos esteja habilitada em Menu Usuários > Consultar Usuários > Pesquisar o usuário > Link do cadastro de usuário.

Suporte Técnico

Somente o perfil de Administrador possui acesso a rotina de usuários.

Executando a Rotina

Para visualizá-la acesse Menu Caixas e Bancos > Lançamentos.


Lançamentos


Ao clicar nesta opção o usuário será direcionado para a rotina Consulta de Lançamentos, em tela será exibido o seguinte grupo de filtros:

  • Conta;
  • Favorecido: neste filtro é possível definir um cliente ou empresa para realizar a pesquisa, para isso clique no ícone de reticências (), será aberta uma janela para que seja realizada a pesquisa do cliente;
  • Dt. Lançamento;
  • Dt. Compensação: neste filtro é possível buscar os lançamentos pela data da baixa;
  • Dt. Cadastro;
  • Tipo de Documento: neste filtro é possível buscar lançamentos pela forma de pagamento;
  • Conciliado: neste filtro é possível pesquisar por lançamentos conciliados, não conciliados e ambos;
  • Ordenação: neste filtro é possível definir a ordenação dos lançamentos, se serão por data de lançamento ou data de compensação;
  • Opção Apresentar saldo a cada dia;
  • Opção Apresentar data de lançamento;
  • Opção Apresentar data de compensação;
  • Opção Apresentar detalhes dos rateios dos lançamentos;
  • Botão Exportar: para exportar a listagem de pesquisa para Excel, utilize este botão;
  • Botão Novo: por meio deste botão é possível cadastrar um novo lançamento.


Filtros


Com todos os filtros configurados, clique em Pesquisar. Ao clicar neste botão será exibida uma listagem contendo todos os lançamentos que se encaixaram nos filtros anteriormente inseridos. Serão informados os dados, conforme configurados os filtros, da seguinte forma:

  • Saldo: neste grupo, serão informados os valores totais de lançamentos compensados, não compensados e ambos;
  • Dt. Lançamento;
  • Favorecido;
  • Histórico: nesta coluna será informado o histórico de movimentações do lançamento. Ao clicar no link desta coluna o usuário será direcionado para o detalhamento do histórico;
  • Dt. Bom Para: nesta coluna será informada a data ideal para a baixa do documento;
  • Débito: nesta coluna será informado o valor dos lançamentos em débito;
  • Crédito: nesta coluna será informado o valor dos lançamentos em crédito;
  • Saldo;
  • Total: será informado o valor total de crédito e débitos no período filtrado.


Listagem de resultados


Por meio da opção Marcar lançamentos como conciliados com o extrato bancário, é possível realizar a conciliação bancária dos lançamentos. Para isso, basta selecionar os lançamentos desejados (para selecionar todos utilize a opção Selecionar Todos), inserir a data da compensação e clicar no botão de conciliação. Ao realizar esta operação, a mesma não poderá ser desfeita.


Conciliação bancária


Por meio do botão Imprimir é possível realizar a impressão da listagem.

Cadastrar Lançamento 

Para cadastrar um novo lançamento clique no botão Novo no grupo de filtros, ao clicar neste botão o usuário será direcionado para a rotina de Lançamento Manual em Conta. A tela será dividida pelos grupos:

Dados do Lançamento

Neste grupo são cadastradas as informações de tipo de documento, conta destino, data etc.

  • Conta: neste campo deve ser informada a conta destino;
  • Favorecido: neste campo deve ser informado o cliente ou empresa que receberá aquele lançamento;
  • Tipo: neste campo deve ser informado o tipo de lançamento, se é crédito ou débito;
  • Dt. Lançamento: por padrão o sistema irá sugerir a data atual;
  • Histórico: neste campo deve ser informada a descrição do lançamento;
  • Valor: este campo será preenchido automaticamente quando os rateios forem cadastrados;
  • Dt. Compensação;
  • Opção Lançamento conciliado: ao habilitar esta opção o lançamento já estará conciliado ao banco.


Grupo Dados do Lançamento


Rateios

Neste grupo devem ser cadastradas as contas que receberão o lançamento. Deve ser selecionada a conta, o centro de custo e o valor que será direcionado para a conta informada.

  • Conta Contábil;
  • Centro de Custo;
  • Valor;
  • Adicionar Rateio: para cadastrar mais de uma conta para o lançamento, clique nesta opção.


Grupo Rateios


Documento

Neste grupo deve ser informado o tipo do documento que será configurado para o lançamento em questão. Conforme opção escolhida, serão apresentados campos diferentes para preenchimento.


Grupo Documento


Com todos os campos preenchidos, clique em Efetuar Lançamento. Ao clicar neste botão será exibida uma mensagem de sucesso.


Mensagem de sucesso