Apresentaremos a seguir os processos relacionados ao Caixa da Unidade, onde são registrados todos os recebimentos/saídas de valores. 


  • Para que um ticket seja registrado na unidade é necessário que o caixa do dia esteja aberto. 



  • Ao clicar no menu Movimentação Caixa serão apresentadas 3 opções de operações, conforme descreveremos a seguir: 

 

 

(1) Abrir Caixa (Abertura e Fechamento de Caixa): 

    • Abertura de Caixa: Ao início do dia será necessário realizar a abertura do Caixa, para controlar os recebimentos/saídas registrados na unidade, durante todo o dia. Para realizar a abertura do caixa basta clicar no sub menu "Abrir Caixa".

 

    • O caixa por ser aberto com valor zero ou qualquer outro valor. Para sua abertura basta preencher o valor desejado, no campo "Valor Inicial", e clicar no botão "Abrir Caixa". Após o clique no botão, será apresentada a tela para que o usuário digite sua identificação.Informe sua senha (de 4 dígitos), para concluir a operação. Será apresentada a mensagem “Caixa aberto com sucesso”.


 

  • Fechamento de Caixa: Para realizar o fechamento de caixa basta acessar a opção "Resumo do Caixa" . Na tela de "Fechamento de Caixa", na parte inferior, serão apresentadas as opções abaixo indicadas:


 

    • Extrato Caixa Aberto: ao selecionar esta opção será possível visualizar todos os lançamentos registrados no caixa aberto. O sistema apresenta uma Extrato detalhado, com informações relacionadas às movimentações de valores registradas no caixa consultado: número do caixa, data dos lançamentos, histórico dos lançamentos (informação que indica a operação realizada) as colunas débito e crédito (que apresentam os valores de lançamentos de receita e despesa, respectivamente), saldo e usuário que registrou o lançamento (coluna "inserido por").



    • Total Caixa Aberto: a partir desta opção o usuário tem acesso ao Resumo do Caixa aberto, sendo possível visualizar as informações relacionadas a Entradas/Saídas, Recebimentos, Depósitos, Retiradas e Resumo de Vendas.


    • Extrato Consolidado: será apresentado um extrato com todas as aberturas e movimentações de caixas, ocorridas ao longo do dia.
    • Total Consolidado: a partir desta opção o usuário tem acesso ao Resumo do dia, sendo possível visualizar as informações relacionadas a Entradas/Saídas, Recebimentos, Depósitos, Retiradas e Resumo de Venda, com informações  detalhadas baseadas em todas as aberturas de caixas que possam ter ocorrido no dia.



    • Visualização Completa: será apresentado um popup com informações mais detalhadas e com informações sobre a Relação de Pagamentos, Tickets Emitidos e Entregas do dia, além das informações apresentadas do Resumo de Caixa.



    • Fechar Caixa: este botão irá realizar o fechamento do caixa, ao clicar no botão será apresentado um popup para ser digitado a identificação do usuário.

 

 

  • Após realizar a identificação do usuário, irá aparecer a tela para confirmação do fechamento de caixa e, após isso, será possível escolher uma das formas de apresentação do Relatório de Fechamento disponíveis (Resumido ou Detalhado).



  • Para todas as opções disponíveis nesta tela, quando apresentada a opção de "Imprimir" é possível escolher entre as versões "Resumido" e "Completo".

 

 

(2) Lançamentos:


  • Ao clicar no menu Lançamentos, o sistema solicitará a autenticação do usuário (sua senha balcão)

 

 

  • Na tela de Lançamentos são disponibiizadas 4 opções, conforme descrito abaixo:

 

    • Sangria: caso seja necessário registrar a saída de uma algum valor do caixa da unidade, deverá ser feito através desta opção. Para realizar esta operação basta informar no campo "Histórico" os detalhes da saída e no campo "Valor" o valor que será debitado do caixa.

 

    •  Suprimento: caso seja necessário registrar a entrada de uma algum valor no caixa da unidade, deverá ser feito através desta opção (por exemplo, "Reforço de Caixa"). Para realizar esta operação basta informar no campo "Histórico" os detalhes da entrada e no campo "Valor" o valor que será creditado no caixa.

 

    •  Crédito: a partir desta opção é possível registrar a entrada de valores na conta de caixa da unidade, sendo possível indicar a forma de pagamento e a conta contábil associada ao lançamento registrado (serão listadas somente as contas contábeis que aceitam lançamento em caixa).

 

    • Débitos:  partir desta opção é possível registrar a saída de valores na conta de caixa da unidade, sendo possível indicar a forma de pagamento e a conta contábil associada ao lançamento registrado (serão listadas somente as contas contábeis que aceitam lançamento em caixa).

 

 


(3) Crédito de Cliente: esta opção permite à unidade cadastrar valoes de crédito ou estornar valores da ficha cadastral de um cliente.

 

  • Ao clicar no menu Crédito de Cliente, será apresentada a tela de Busca (Consulta) de Cliente.

 

 

  • Após a busca do cliente desejado, será apresentada a tela para realizar a operação desejada: Crédito e Estorno (para ambas operações será necessário informar o valor, motivo e forma de pagamento).