LINX LAVANDERIAS – SISTEMA DE GESTÃO - RELATÓRIOS FINANCEIROS

Abaixo são apresentados alguns dos principais relatórios financeiros disponibilizados no Sistema de Gestão . Cada um deles possuem características e finalidades específicas, conforme descreveremos a seguir.
  • Caixa Analítico: apresenta somente entradas e saídas registradas através do Caixa da Unidade
  • DRE: apresenta entradas e saídas registradas na unidade, por período, somente para contas contábeis parametrizadas no Sistema e considerando a data de lançamento e data de baixa, dos títulos e lançamentos manuais.
  • Fluxo de Caixa Sintético: apresenta movimentações de entrada e saída na unidade, por período. São apresentadas todas as movimentações realizadas em contas de caixa e/ou contas bancárias, com a opção de visualização por data de lançamento ou data de compensação, dos títulos e lançamentos manuais.

CAIXA ANALÍTICO


Visão do Relatório: Este relatório permite ao usuário do Sistema visualizar, por período, somente os lançamentos de entrada e saída registrados no Caixa da Unidade (abaixo detalharemos quais tipos de lançamentos são considerados nesta consulta). As movimentações consideram a data de lançamento, ou seja, a data em que foram registradas no Sistema. O filtro de "Período", disponível nesta consulta, considera a data de abertura do caixa.


ACESSO AO RELATÓRIO

  • Acessar o Sistema de Gestão
  • Acessar o Perfil "Gerente Financeiro"
  • Acessar o Menu "Relatórios"
  • Acessar o Módulo "Financeiros"
  • Acessar o Relatório "Caixa Analítico"



FILTROS DE CONSULTA - Este relatório apresenta os seguintes filtros de pesquisa:

  • Abaixo são detalhadas as possibilidades de combinações de filtros de pesquisa.


  1. Período: campo que apresenta, por padrão, a data atual. O campo período refere-se à data de abertura do caixa da unidade
  2. Cliente: este filtro de consulta permite visualizar as informações para um determinado cliente, em específico, caso haja lançamentos em caixa para o mesmo, no período consultado.
  3. Tipo de Cliente: são apresentados os valores "Mensalistas", "Não Mensalistas" e "Todos"
  4. Visualização: apresenta as opções "Não mostrar tickets cancelados" (se marcada esta opção, a consulta não apresentará títulos que foram cancelados) e "Agrupar por Forma de Pagamento" (se marcada esta opção, a consulta apresentará grupos de lançamentos de acordo com o seu documento de liquidação)
  5. Tipo de Lançamento: são apresentados os valores "Adiantamentos", "Baixas", Créditos" e "Todos"
  6. Tipo de Documento: são listados todas as formas de pagamento para as quais é possível registrar o recebimento de valores na unidade
  7. Operador: são listados os colaboradores da Unidade


RESULTADO DA PESQUISA :




  • De acordo com os filtros indicados retornarão nesta pesquisa as informações relacionadas às movimentações de valores registradas no caixa da unidade (entradas e/ou saídas), do período consultado. Sendo que somente serão listados os lançamentos de adiantamentos, baixas (registro de recebimento de valores) e créditos (registro de crédito de cliente). Este relatório permite conferir as movimentações do caixa da unidade, para tipos específicos de lançamentos.
  1. Exportação do Resultado da Pesquisa: esta opção permite ao usuário exportar os dados da pesquisa realizada. Por padrão são apresentadas as opções de exportação do resultado nos formatos "PDF", "EXCEL" e "WORD"
  2. Cabeçalho do Relatório: nesta área são apresentadas as informações relacionadas ao período da consulta, usuário que executou a consulta, data da geração do relatório e nome da unidade (nome da Loja)
  3. Colunas do Resultado da Pesquisa: Cliente (Nome do Cliente), CPF/CNPJ (CPF para clientes "Pessoa Física" e CNPJ para clientes "Pessoa Jurídica", que tenham concedido esta informação para seu cadastro no sistema), Data e Hora (informações relacionadas à data/hora em que a operação/lançamento foi registrado no caixa), Forma de Pagamento (indica o documento de liquidação utilizado para o registro do lançamento no caixa da unidade), Tipo ( ) e "Valor" (refere-se ao valor do lançamento de entrada ou saída em caixa).

DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício


Visão do Relatório: Este relatório permite ao usuário do Sistema visualizar as movimentações financeiras de entradas e saídas (títulos e lançamentos manuais), registradas para o período consultado (esta consulta considera a data de lançamento e data da baixa e somente são apresentados lançamentos associados às contas contábeis parametrizadas para serem apresentadas nesta consulta. São considerados faturamento e despesa, agrupados em grupos específicos e fixos (conforme descreveremos a seguir) e o resultado para a unidade (entradas - saída = valor final).


ACESSO AO RELATÓRIO

  • Acessar o Sistema de Gestão
  • Acessar o Perfil "Gerente Financeiro"
  • Acessar o Menu "Relatórios"
  • Acessar o Módulo "Financeiros"
  • Acessar o Relatório "DRE"



FILTROS DE CONSULTA - Este relatório apresenta os seguintes filtros de pesquisa:


  1. Franquia: apresenta a franquia que o usuário está logado
  2. De - Até: filtro de período, considera os lançamentos gerados (títulos gerados neste período - em aberto ou baixados)

RESULTADO DA PESQUISA :

De acordo com o período informado para pesquisa o sistema apresentará de forma agrupada, as movimentações de entrada e saídas e o resultado financeiro para este período.


  1. Receita operacional: apresenta todas as entradas registradas, para contas contábeis parametrizados.
  2. Deduções: apresenta todas as saídas registradas, para as contas contábeis parametrizadas para este grupo (por exemplo - cancelamentos de vendas)
  3. Despesa operacional: apresenta todas as saídas registradas, para as contas contábeis parametrizadas para este grupo (são apresentadas aqui as despesas que fazem parte da operação da unidade, exemplo - conta de abastecimento de água)
  4. Despesa administrativa: apresenta todas as saídas registradas, para as contas contábeis parametrizadas para este grupo (são apresentadas aqui as despesas que fazem parte do dia a dia da administração da unidade, exemplo - material de escritório)
  5. Despesa financeira: apresenta todas as saídas registradas, para as contas contáveis parametrizadas para este grupo (podem ser apresentadas aqui as despesas relacionadas às taxas bancárias, por exemplo)
  6. Receita Bruta : apresenta o resultado a unidade (entradas - saídas), desconsiderando o impacto dos impostos sobre o faturamento
  7. Impostos: são apresentados os lançamentos manuais relacionados aos tributos de impostos
  8. Receita Liquida: apresenta o resultado da unidade (entradas - saídas), considerando a receita bruta e impostos devidos (considera o resultado final considerando os ganhos e descontos em determinado período)

Fluxo de Caixa Sintético


Visão do Relatório: Este relatório permite ao usuário do Sistema visualizar todas as movimentações financeiras de entradas e saídas (títulos e lançamentos manuais), registradas para o período consultado. De acordo com os filtros de consulta utilizados na pesquisa é possível visualizar as movimentações realizadas e/ou as previstas (por data de lançamento ou data de compensação) e também, agrupando as movimentações de acordo com algumas opções disponibilizadas.


ACESSO AO RELATÓRIO

  • Acessar o Sistema de Gestão
  • Acessar o Perfil "Gerente Financeiro"
  • Acessar o Menu "Relatórios"
  • Acessar o Módulo "Financeiros"
  • Acessar o Relatório "Fluxo de Caixa Sintético"



FILTROS DE CONSULTA - Este relatório apresenta os seguintes filtros de pesquisa:


  1. Período: campo que apresenta, por padrão, mês atual. O campo período refere-se à data de consulta das movimentações. Quando selecionado um período que compreenda mais de um mês o sistema apresentará as informações de cada mês em um coluna, no resultado da pesquisa. Se for selecionado somente o período de 1 mês, o resultado da pesquisa apresentará as movimentações de entrada e saída para cada um dos dia do mês que houver movimentação de valores.
  2. Contas:: são listadas todas as contas da unidade, sejam do tipo "Bancária" ou "Conta de Caixa". O filtro de seleção permite selecionar somente contas bancárias, somente contas de caixa ou ambas.
  3. Entradas / Saída: esta opção permite ao usuário selecionar o tipo de movimentação que deseja consultar. São apresentadas as opções "Realizadas" (referem-se aos valores baixados na unidade - recebimentos e pagamentos), Previstas (referem-se aos valores em aberto na unidade - recebimentos e pagamentos) e Realizadas + Previstas (referem-se aos valores baixados e em aberto na unidade - recebimentos e pagamentos)
  4. Lançamentos em Conta Corrente: para os lançamentos em contas bancárias é possível realizar a consulta das movimentações realizadas considerando-se a data de lançamento (data em que a movimentação foi realizada) ou data de compensação (data prevista em que os valores estarão disponíveis em conta - para os documentos de liquidação "cartão de crédito" e "cartão de crédito" a compensação ocorre em data posterior à data da baixa )
  5. Lançamentos em Conta de Caixa: para os lançamentos em conta de caixa é possível realizar a consulta das movimentações realizadas considerando-se o tipo de documento de liquidação (para entradas/saídas considerar apenas em dinheiro, em dinheiro ou cheque em caixa e por fim, todas as entradas/saídas.
  6. Classificar entradas por: permite ao usuário filtrar a consulta e realizar pesquisas especificas considerando "Contas Contábeis" (agrupamento por contas contábeis cadastradas no plano de contas), centros de custo (agrupamento por centros de custos, cadastrados pela franqueadora no Sistema de Gestão), "Documento" (agrupamento das movimentações financeiras por tipo de documento de liquidação - forma de pagamento) e "Contas Correntes" (agrupamento das movimentações financeiras por contas correntes).
  7. Classificar saídas por: permite ao usuário filtrar a consulta e realizar pesquisas especificas considerando "Contas Contábeis" (agrupamento por contas contábeis cadastradas no plano de contas), centros de custo (agrupamento por centros de custos, cadastrados pela franqueadora no Sistema de Gestão), "Documento" (agrupamento das movimentações financeiras por tipo de documento de liquidação - forma de pagamento) e "Contas Correntes" (agrupamento das movimentações financeiras por contas correntes).
  8. Exportar: opção para que o usuário exporte o resultado da pesquisa.


RESULTADO DA PESQUISA :




  • De acordo com os parâmetros definidos para a consulta as informações relacionadas às movimentações de valores registradas em contas de caixa e contas bancárias serão apresentadas. Notem que são disponibilizadas as mais variadas combinações de filtros de consulta que permitem ter uma visão das entradas e saídas registradas, de acordo com o momento em que são registradas ou que serão contabilizadas em caixa/conta.
  • O resultado da pesquisa apresenta os saldo diário e saldo acumulado do período.