Para atender às especificações da legislação vigente, o Easy Linx permite a geração do arquivo Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais de Mercadorias e Serviços).

No arquivo Sintegra, são gerados os dados de Compras, Vendas e Serviços da empresa. Para que o arquivo seja gerado corretamente, é necessário que essas movimentações sejam cadastradas devidamente, conforme as indicações do sistema. 

O arquivo Sintegra pode ser gerado nos aplicativos em todos módulos do sistema.

Informação

Verifique com a sua Contabilidade, se sua empresa se enquadra na obrigatoriedade de entrega do arquivo.
As orientações referentes à validação e transmissão dos arquivos também devem ser fornecidas pela Contabilidade da empresa.

Pré-requisitos para a geração do Sintegra

Para que o arquivo seja gerado corretamente, verifique os seguintes cadastros:

  • CFOP;
  • ICMS;
  • Cliente;
  • Fornecedor;
  • Transportador;
  • Produtos;
  • Empresa.

Procedimentos para gerar o arquivo

As instruções a seguir servem apenas para geração do arquivo. Entretanto, é obrigatoriedade da empresa validá-lo e transmiti-lo ao Fisco, por meio dos programas homologados.

  1. Selecione o Mês Base ou Período Base para a geração. É sugerida a utilização da opção Mês Base.
  2. Selecione a Empresa.

Informação

Marque as opções Destacar Crédito de ICMS de Fornecedor "Simples" e Gerar registro "51 - IPI" para NF's SEM destaque de IPI, apenas se houver obrigação dos mesmos. Contate seu contador em caso de dúvidas. A opção Novo Processo Registros de Cupom Fiscal NÃO deverá ser marcada.

3. Ao clicar em Situação Tributária, o sistema exibirá uma mensagem de alerta, informando que os produtos que contiverem situação tributária inválida, serão gerados com a situação 000. Essa opção também preenche as unidades de medida que estiverem em branco, com a informação UN.

4. Será exibida uma mensagem de conclusão.

Informação

A opção Importar ECF será exibida apenas no aplicativo Frente de Loja (Fiscal). Nesse caso, esse procedimento é obrigatório:
1. Ao acessar na opção Importar ECF, será solicitado o preenchimento da Data Inicial. Preencha com o primeiro dia do Mês Base da geração do arquivo.
2. Clique em Importar ECF.
3. Aguarde o processamento.

5. Clique em Avançar para visualizar as informações que serão geradas.
6. Na Página Nota Fiscal serão exibidas as informações das notas fiscais de entrada e saída da empresa, referente ao Mês Base selecionado.

    • Confirme os dados das notas fiscais: número de série, datas de emissão, dados do fornecedor, entre outros.
    • Na opção CFOP é possível alterar o número de CFOP, caso a nota fiscal tenha sido emitida com o CFOP incorreto.
    • A opção Atualizar Cadastros permite o acesso aos cadastros de clientes e fornecedores, caso haja necessidade de complementação ou alteração de informações.

7. Na Página Cupom Fiscal, serão exibidos os totalizadores diário dos cupons fiscais, conforme o ECF selecionado.

  • No campo ECF será exibido o número de série dos Emissores de Cupom Fiscal. Será exibido em branco, caso as movimentações das lojas não tenham sido sincronizadas com o banco de dados.
  • Confira se os valores conferem com a Leitura de Memória Fiscal do mês.
  • A opção Incluir Dia permitirá a inclusão de um dia que não foi exibido na tela, mas consta na Leitura de Memória Fiscal. Essa divergência poderá ocorrer em caso de falhas no momento da importação do ECF.
    Após a inclusão manual de um dia, acione a opção Atualizar COO.

8. Realize a conferência dos dados e clique no botão Avançar.
9. Na Página Informações, é possível configurar as informações que serão geradas juntamente com o arquivo Sintegra:

    • Inventário: Selecione o Inventário desejado. Para que o inventário seja exibido, é necessário que tenha sido gerado anteriormente, no menu Contábil, opção Inventário de Produtos.
    • Inventário Insumo: Selecione o Inventário de Insumo desejado. Para que o inventário seja exibido, é necessário que tenha sido gerado anteriormente, no menu Contábil, opção Inventário de Insumo. Essa opção só está disponível no Easy Linx - Produção.
    • Natureza: Selecione entre as opções disponíveis: Operações Interestaduais, somente operações sujeitas ao regime de Substituição Tributária (ST);Operações Interestaduais, com ou sem ST e Totalidade das Operações.
    • Finalidade: Selecione a finalidade da geração do arquivo: Retificação Total de Arquivo (para substituição do arquivo); Retificação Aditiva de Arquivo (para inclusões) ou Retificação Corretiva do Arquivo (para correções pontuais) ou Normal (para geração do arquivo).
    • Responsável: Informe o Responsável pela geração do arquivo. Os responsáveis devem ser cadastrados previamente no menu Utilitários, opção Empresas, Cadastro de Responsável.
    • Empresa Optante pelo Simples: Selecione essa opção caso a empresa possua o regime tributário Simples.
    • Somente para o Paraná: Selecione essa opção, caso esteja gerando o arquivo Sintegra para o Estado do Paraná.
    • Caminho: Informe o caminho onde o arquivo será gerado. Clique em "..." para selecionar o diretório.

10. Na página Registros do Sintegra, selecione os tipos de registros que serão gerados no arquivo.

Informação

Para configurar o sistema e gerar o arquivo de NFP (Nota Fiscal Paulista) entre em contato com seu Gerente de Relacionamento.

11. Clique em Gerar Sintegra.

12. Será exibida uma mensagem de conclusão. Clique em OK.
13. Acesse a pasta que foi informado no caminho para visualizar o arquivo gerado.