Nesta ferramenta é possível visualizar e incluir lançamentos nas contas correntes cadastradas. Também será possível a emissão de extratos das contas.

 

É possível realizar dois tipos de inclusão de lançamentos:

  • Avulsos (Direto nas Contas) - quando não há vínculo com os cadastros de empresa - Desde que o parâmetro "Conciliação Geral do Sistema" esteja desmarcado no cadastro de Empresa.
  • Títulos associados às contas correntes cadastradas.

Inclusão de Lançamentos

Verifique, a seguir, os procedimentos para inclusão de um lançamento:

  1. Selecione a Conta.
  2. Preencha os campos disponíveis na opção F3, para incluir um lançamento. Selecione Crédito ou Débito e informe os valores.
  3. Em F4 Contas a Receber ou F5 Contas a Pagar, selecione a tipo de lançamento a ser realizado.
  4. Note que as opções disponíveis são "atalhos" para as respectivas telas.
CampoCampo
ManutençãoManutenção
Inclusão RápidaInclusão Rápida

Contas a Debitar
(esta opção é utilizada para transferência de valores entre contas)

ontas a Debitar
(esta opção é utilizada para transferência de valores entre contas)
LiquidaçãoLiquidação
Depósito AutomáticoDepósito Automático
Despesas Cobrança

Despesas Cobrança

DevoluçãoDevolução
ProrrogaçãoProrrogação
ProtestoProtesto


Informação

A inclusão rápida permite o cadastramento de um título e sua respectiva liquidação simultaneamente. Por exemplo, para justificar a retirada de uma quantia para compras emergenciais.


Informação

Para gerar um crédito ou débito na conta corrente, sem a necessidade dos lançamentos ( F4 e F5 ), basta preencher as informações do campo F3 e clicar no botão Confirmar.

Contas a Debitar

Para gerar a transferência de valores de contas a receber entre as contas correntes, execute os seguintes passos:

1. Informe a Conta onde será realizado o Crédito.
2. Clique sobre o botão Conta a Debitar.

3. Informa o Conta onde será realizado o Débito.
4. Informe o Valor.
5. Informe a Data e clique em Gravar.

7. Clique sobre a Seta de Retorno.
8. Clique em Confirmar para gravar a operação na conta corrente.

Contas a Creditar

Para gerar a transferência de valores de contas a pagar entre as contas correntes, execute os seguintes passos:
1. Informe a Conta onde será realizado o Débito.
2. Clique sobre o botão Conta a Creditar.

3. Informa o Conta onde será realizado o Crédito.
4. Informe o Valor.
5. Informe a Data e clique em Gravar.

7. Clique sobre a Seta de Retorno.
8. Clique em Confirmar para gravar a operação na conta corrente.


Extrato

Para emissão de extrato da conta corrente, execute os passos a seguir:

  1. Selecione a Conta.
  2. Clique no botão Extrato.

CampoDescrição
ContaConta Corrente selecionada.
PeríodoPeríodo para emissão do extrato
DescriçãoFiltro para descrição da movimentação na conta corrente
OrdemDefine a ordem de exibição de seleção da movimentação do extrato.
PesquisaPesquisar movimentações do extrato de acordo com digitado
ExecutarUtilize esta opção somente se houver alteração no período da pesquisa.
Suprimir CompensadoAo selecionar esta opção, não serão exibidos os títulos compensados.
CompensarA opção compensar é utilizada para conferência de valores com o extrato bancário. Esta marcação pode ser realizada por movimentação no grid na coluna Compensado.
VisualizarVisualiza o histórico dos títulos e das movimentações da conta corrente.
Cancelamento ParcialUtilize esta opção para estorno de títulos individualmente. Ao  aciona-la, os títulos retornarão para o status "Em Aberto". 
ImprimirImprimir extrato
ExcluirExcluir a movimentação selecionada.

Informação

Para utilização da ferramenta de conta corrente é necessário uma correta configuração do sistema e suas operações, em caso de dúvidas entre em contato com seu Gerente de Relacionamento ou Suporte.