Através da rotina Balanço é possível realizar o ajuste de estoque baseado na contagem física dos produtos, processo também denominado inventário de estoque.

Importante

Para realizar o Balanço com segurança certifique-se que:

  • Todos os produtos estejam previamente cadastrados corretamente. Produtos cadastrados durante o processo de contagem não serão considerados.
  • Todas as movimentações anteriores já estejam registradas no sistema. Movimentações retroativas poderão afetar incorretamente o resultado.
  • Caso a empresa utilize a rotina Conexão de Dados, esta esteja atualizada.

Em caso de dúvidas, contate do Suporte Técnico.

CampoDescrição
Centro de CustoCentro de Custo de realização da contagem.
Seção

Seção da contagem, quando o balanço for realizado por departamentos da empresa: 

Incluir Seção

Permite cadastrar as seções para cada departamento da empresa: 

Confirmar Seção

Ao confirmar a contagem realizada para a Seção selecionada, ela será transferida para a seção "balanço" : 

Excluir Seção

Permite Excluir a seção selecionada, antes de Confirmar: 

Código de Barras / ReferênciaCódigo de Barras ou Referência do Produto a ser adicionado ao Balanço.
VrVariação do Produto a ser adicionado ao Balanço.
TpTipo do Produto a ser adicionado ao Balanço.
ConjCódigo do conjunto de Produtos, caso possua.
QuantidadeQuantidade do Produto contabilizada em estoque.
RecálculoRecalcula os totais do Balanço.
Totais

Saldo: saldo de estoque anterior ao Balanço.
Balanço: quantidade contabilizada no Balanço. Esta quantidade, somada ao Consignado, será o estoque após a conclusão da rotina de Balanço, independentemente do saldo anterior.
Consignado: quantidade de Produtos em Consignação a Cliente.
Diferença: Diferença entre Saldo e Balanço, dado importante para que a empresa consiga mensurar seus de estoque.


ExportarExporta o Balanço em andamento para um arquivo do tipo texto.
Importar

Importa arquivo de texto contendo os produtos para o Balanço em andamento.
(Formato aceito pelo Easy Linx: código de barras, quantidade)


Imprimir Saldo Maior ou Igual aRelatório no qual são listados os itens contados conforme a quantidade indicada.
Imprimir Somente Produtos com DiferençaRelatório no qual são listados apenas os itens que apresentam divergência entre o saldo anterior e a quantidade contada no Balanço.
Número de etiquetas por páginaQuantidade de etiquetas de Produto por página de impressão, caso seja realizada a impressão através da rotina de Balanço.
ImpressoGera versão impressa do relatório selecionado.
BalançoGera versão impressa do relatório completo do Balanço.
F2 - BarraAtalho para o campo Código de Barras.
F3 - ReferênciaAtalho para o campo Referência.
F4 - Quantide.Atalho para o campo Quantidade.
F5 - EtiquetaGera etiquetas para todos os produtos contados no Balanço.
F7 - ProdutosAtalho para localização de Produtos cadastrados no sistema.
F8 - ColetorGera arquivo de identificação dos Produtos para Coletor de Dados.
F9 - IniciarInicia um novo Balanço.
F12 - AtualizaEncerra o Balanço em andamento, atualizando as quantidades do estoque.


Para realizar o Balanço, execute os seguintes passos:

  1. Selecione o Centro de Custo da contagem.
  2. Clique em F9 para iniciar.

Importante

O F9 inicia um novo Balanço. Não acione esta opção caso já esteja em processo de contagem.

3. Informe data e momento de realização da contagem.
4. Clique na seta de retorno.

Campo

Descrição
Anterior ao movimento do diaContagem física dos Produtos realizada antes de qualquer atividade na data indicada.
Posterior ao movimento do diaContagem física dos Produtos realizada após o início das atividades do estabelecimento na data indicada.

5. Indique os filtros para realização do Balanço.
6. Clique na seta de retorno.

7.  Realize o lançamento dos produtos e quantidades.

Informação

Caso haja necessidade de pausar o processo de Balanço, clique Seta de Retorno. A tela ficará congelada até que o processo seja retomado.
Para continuar, acesse a tela de Balanço, selecione o Centro de Custo e continue a contagem normalmente.

8.  Para finalizar a contagem e salvar as novas quantidades no estoque, clique em F12.

Importante

O F12 finaliza o Balanço aberto na tela. Acione esta opção somente ao término de toda a contagem.


Importante

Se o centro de custo escolhido possui duas ou mais empresas e ao inicializar o balanço o filtro de empresa for Todos o sistema irá solicitará a empresa no qual será enviado a diferença.
Selecione a empresa que deseja e clique na seta de retorno.

9.  O sistema emitirá uma mensagem de confirmação, clique SIM para concluir.