Através da rotina Balanço é possível realizar o ajuste de estoque baseado na contagem física dos Insumos, processo também denominado inventário de estoque.

Importante

Para realizar o Balanço com segurança certifique-se que:

  • Todos os Insumos estejam previamente cadastrados corretamente. Insumos cadastrados durante o processo de contagem não serão considerados.
  • Todas as movimentações anteriores já estejam registradas no sistema. Movimentações retroativas poderão afetar incorretamente o resultado.
  • Caso a empresa utilize a rotina Conexão de Dados, esta esteja atualizada.
  • Em caso de dúvidas, contate do Suporte Técnico.

CampoDescrição
Centro de CustoCentro de Custo de realização da contagem.
InsumoReferência do Insumo a ser adicionado ao Balanço.
VariaçãoVariação do Insumo a ser adicionado ao Balanço.
TipoTipo do Insumo a ser adicionado ao Balanço.
QuantidadeQuantidade do Insumo contabilizada em estoque.
RecálculoRecalcula os totais do Balanço.
Totais

Saldo: saldo de estoque anterior ao Balanço.

Balanço: quantidade contabilizada no Balanço. Esta será a quantidade em estoque após a conclusão da rotina de Balanço, independentemente do saldo anterior.

Diferença: diferença entre Saldo e Balanço, dado importante para que a empresa consiga mensurar seus erros de estoque.

ExportaExporta o Balanço em andamento para um arquivo do tipo texto.
Importa

Importa um arquivo do tipo texto para o Balanço em andamento.
(Formato aceito pelo Easy Linx: Referência, Variação, Tipo, Quantidade)

Imprimir Saldo Maior ou Igual aRelatório no qual são listados os itens contados conforme a quantidade indicada.
Imprimir Somente Produtos com DiferençaRelatório no qual são listados apenas os itens que apresentam divergência entre o saldo anterior e a quantidade contada no Balanço.
ImpressoGera versão impressa do relatório selecionado.
BalançoGera versão impressa do relatório completo do Balanço.
F7 - InsumoAtalho para localização de Insumos cadastrados no sistema.
F9 - IniciarInicia um novo Balanço.
F12 - AtualizaEncerra o Balanço em andamento, atualizando as quantidades do estoque.

Para realizar o Balanço, execute os seguintes passos:

  1. Selecione o Centro de Custo da contagem.
  2. Clique em F9 para iniciar.


Importante

O F9 inicia um novo Balanço. Não acione esta opção caso já esteja em processo de contagem.

    3. Indique os Filtros para realização do Balanço

   4. Clique na Seta de Retorno.

5.  Realize o lançamento dos Insumos e quantidades 

Informação

Caso haja necessidade de pausar o processo de Balanço, clique Seta de Retorno. A tela ficará congelada até que o processo seja retomado.
Para continuar, acesse a tela de Balanço, selecione o Centro de Custo e continue a contagem normalmente.

 6.Clique em F12 Para finalizar a contagem e salvar as novas quantidades no estoque.

Importante

O F12 finaliza o Balanço aberto na tela. Acione esta opção somente ao término de toda a contagem.

Importante

Se o centro de custo escolhido possui duas ou mais empresas e ao inicializar o balanço o filtro de empresa for Todos o sistema irá solicitará a empresa no qual será enviado a diferença.
Selecione a empresa que deseja e clique na seta de retorno.

7. O sistema emitirá uma mensagem de confirmação, clique SIM para concluir.