Esta ferramenta permite a gestão da cartela de Clientes da empresa, possibilitando adicionar novos registros, atualizar os cadastros existentes e realizar consultas.

CampoDescrição
Cliente

Código de cadastro para o cliente.
É indicado utilizar o CPF como código cadastral dos Clientes para evitar duplicidade e sobreposições cadastrais.

TipoPessoa Física ou Jurídica.
Forma

Padrão: cliente com tratamento tributário padrão, de acordo com o Tipo (Física ou Jurídica).
Produtor Rural: pessoa Física que pode ser contribuinte do ICMS.
Obra/Consumidor Final: pessoa jurídica que, mesmo tendo CNPJ e Inscrição Estadual, pode ter o mesmo tratamento tributário da Pessoa Física.

Tipo EmpresaPorte da empresa: Microempresa - ME, Empresa de Pequeno Porte - EPP ou Outros caso não se enquadre nas opções anteriores.
Razão / NomeRazão Social para pessoa Jurídica ou Nome do cliente para pessoa Física. 
EndereçoEndereço do cliente.
ResponsávelResponsável pela empresa.


Ícone utilizado para visualização da foto do cliente.
Para inserir a foto no Cadastro de Cliente, siga os seguinte passos:
1. Salve a foto no diretório do sistema ...\EasyLinx\dados\fotos\cliente;
2. Renomeie a foto, seguindo o padrão FOTO_CódigoCliente (incluindo zeros). Exemplo: FOTO_00000000000001


Página Dados Gerais

Esta página possibilita informar os dados gerais do cliente.

CampoDescrição
AniversárioData de aniversário do cliente.
CNPJ / CPFNúmero do CNPJ para pessoa Jurídica ou CPF para pessoa Física.
Inscrição/ IdentidadeNúmero de Inscrição Estadual para pessoa Jurídica ou de Identidade para pessoa Física.
Contribuinte ICMS

Automático: o tratamento tributário ocorrerá de forma padrão, conforme Tipo, Forma e Típo de Empresa.
Sim: tratamento tributário de Contribuinte do ICMS, independentemente dos demais parâmetros.
Não: tratamento tributário de pessoa Física, independentemente dos demais parâmetros.

Fantasia / CônjugeNome Fantasia para pessoa Jurídica ou Cônjuge do cliente para pessoa Física.
E-mailE-mail do cliente.
Home PageWeb Site do cliente.
GrupoGrupo de enquadramento do cliente.
ClasseClasse de enquadramento do cliente..
VendedorVendedor preferencial para atendimento ao cliente.
Vendedor 2Vendedor preferencial para atendimento ao cliente quando a empresa possibilita atendimento multivendedor.
SituaçãoSituação de enquadramento do cliente.
FunçãoPermite informar a Função do cliente.Permite informar a Função do cliente.
CategoriaPermite informar a Categoria do cliente.

Importante

Caso a UF seja definida como EX (exterior) irá habilitar o campo de Doc. Estrangeiro para preenchimento. Ela irá gerar a tag <idEstrangeiro> na NF-e. Na ausência do documento deverá ser utilizado 11111.


Página Observações


Esta página permite a inserção de observações do cliente, como referências comerciais e bancárias.

CampoDescrição
ObservaçãoCampo aberto para digitação de observações. As informações digitadas serão exibidas para o operador no momento da venda para o cliente.
Referência ComercialCampo para digitação resumida das Referências Comerciais apresentadas pelo cliente.
Referência BancáriaCampo para digitação resumida das Referências Bancárias apresentadas pelo cliente.

Referências

Esta opção permite a inserção detalhada das Referências apresentadas pelo cliente.

CampoDescrição
TipoTipo de Referência que será registrada.
ContatoDescrição geral do contato.
DDD TelefoneCódigo de área e telefone da referência cadastrada.
DDD CelularCódigo de área e celular da referência cadastrada.
InformanteNome da pessoa contatada.
1ª CompraData da primeira compra do cliente na empresa referência.
MédiaValor médio das compras do cliente na empresa referência.
Última CompraData da última compra do cliente na empresa referência.
ObservaçãoCampo para digitação de observações relevantes.
IncluirClicando no botão Incluir, os dados registrados na tela serão salvos.
EditarPermite editar a referência selecionada na grade.

Ref. Bancária

Esta opção permite a inserção detalhada das Referências Bancárias apresentadas pelo cliente.


CampoDescrição
TipoTipo de conta que será registrada.
BancoCódigo do Banco.
Agência / DVAgência bancária e dígito verificador.
Conta / DVNúmero da conta e dígito verificador.
InformanteNome da pessoa contatada.
Cliente DesdeData de abertura da conta.
ObservaçãoValor médio das compras do cliente na empresa referência.
Última CompraData da última compra do cliente na empresa referência.
ObservaçãoCampo para digitação de observações relevantes.
IncluirInclui os dados registrados na tela serão salvos.

Página Informações Adicionais

Esta página é composta por diversas funções, disponíveis em suas subpáginas.

Página Histórico

Nesta página o sistema armazena o histórico de operações comerciais do cliente e permite a manutenção de parametrizações relacionadas.

CampoDescrição
Cadastro

Data de cadastro do cliente na empresa.
Esta informação pode ser digitada ou será gerada automaticamente após a conclusão do cadastro do cliente.

Primeira

Data da primeira compra do cliente na empresa.
Esta informação pode ser digitada ou será gerada automaticamente após o primeiro faturamento efetuado para o cliente no sistema.

ÚltimaData da última compra do cliente na empresa.
MaiorValor da maior compra realizada pelo cliente
MédiaMédia do valor das compras realizadas pelo cliente.
QuantidadeQuantidade total de compras realizadas pelo cliente.
Exibir HistóricoPermite definir se o histórico de compras e observações do cliente serão exibidos nas telas de Pedido e Faturamento
Controle de BônusPossibilita bloquear ou liberar a participação do cliente no programas Fidelidade.
Conta Corrente/BônusAciona uma tela auxiliar, que possibilita a consulta e manutenção de Créditos (Conta Corrente) e Bônus (Fidelidade) do cliente.

Página Crédito

Armazena as informações de crédito do Cliente na empresa e permite a manutenção de parametrizações relacionadas.

CampoDescrição
Limite CréditoValor do Limite de Crédito total para compras. 
Saldo Limite CréditoSaldo de Crédito disponível para compras.
Limite Crédito MensalValor do Limite de Crédito para compras por mês.
Prazo Médio em DiasPrazo médio padrão entre parcelas das compras do cliente.
Saldo DevedorValor total dos títulos devidos à empresa.
Saldo PendenteValor dos títulos em atraso devidos à empresa.
Restrições

Restrições financeiras e de faturamento do cliente.
As informações inseridas neste campo são exibidas nas telas de Pedido e Faturamento

Consulta SPCAciona a consulta de restrições do cliente no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

Importante

A utilização da Consulta SPC deve ser previamente analisada, para verificação da viabilidade de customização do leiaute. Contate seu Gerente de Relacionamento.

Página Exclusividade

Permite trabalhar com exclusividade de Clientes para determinadas Marcas de Produtos de acordo com Município.

Importante

Esta operação está em processo de desativação, sendo substituída pelo parâmetro 065 (Utiliza Validação de Exclusividade de Produto) do Cadastro do Centro de Custo. Para maiores informações sobre o método de trabalho de Exclusividade entre em contato com Gerente de Relacionamento .

Página Pedidos

Permite a parametrização de opções para os Pedidos dos clientes.

Produtos

Possibilita determinar os produtos em que o cliente, poderá realizar pedidos, através da criação de uma lista com as referências.

CampoDescrição
ReferênciaReferência do produto que será vinculado ao cliente.
VariaçãoVariação do produto.
PreçoPreço do produto para o cliente selecionado.
ObservaçãoCampo para digitação de observações.
IncluirVincula o produto ao cliente.
ProdutoAtalho para localização do produto.
CopiarPermite copiar a lista de produtos de outro cliente.
Cadastro de ProdutoAciona a tela para cadastramento de novos produtos.

Informação

Caso não seja determinado nenhum Produto nesta opção, o cliente terá acesso a realizar Pedidos de todos os itens.

Perfil

Nesta tela podem ser pré-definidas informações para os Pedidos do Cliente.

CampoDescrição
C.F.O.PCFOP padrão para Venda efetuada.
AgrupamentoAgrupamento do pedido.
ClasseClasse do pedido.
Transportadoraportadora padrão para entregas do cliente.
Faturamento

Vr. Mínimo: valor mínimo para faturamento dos pedidos.
Qtd. Mínima: quantidade mínima de peças para faturamento dos pedidos.
Interv. Mínimo: intervalo mínimo de dias entre faturamentos efetuados..

Atendimento

Completo: faturamentos efetuados para o cliente deverão conter todas as referências do pedido.
Parcial: faturamentos efetuados para o cliente não precisarão conter todas as referências do pedido.

Grade

Completo: produtos faturados para o cliente deverão ter a grade completa do pedido.
Parcial: produtos faturados para o cliente não precisarão ter a grade completa do pedido.

Frete

Emitente: valor de frete de responsabilidade do emitente da nota fiscal.
Destinatário: valor de frete de responsabilidade do destinatário da nota fiscal.

Prazo de EntregaPrazo de entrega padrão para os pedidos do cliente.
Condição de PagamentoCondição de Pagamento padrão para pedidos realizados pelo cliente.
Exportação

País Destino: País para o qual os Pedidos do cliente serão enviados.
Embarque: Local de embarque dos pedidos do cliente.
Desembarque: Local de desembarque dos pedidos do cliente.


Página Outros

Esta página terá diferentes tratamentos para clientes dos Tipos Físico e Jurídico, conforme demonstrado abaixo.

Pessoa Física

Permite informar sexo e estado civil do cliente.

Pessoa Jurídica

Permite informar o código da Suframa - Superintendência da Zona Franca de Manaus - e classificar o cliente entre os tipos Normal e Franqueado.

Importante

O módulo Franquia será habilitado no sistema conforme licenças adquiridas. Contate seu Gerente de Relacionamento.

Página Sócio

Permite registrar os dados do principal sócio da empresa.

Página Responsáveis

Permite inserir os dados dos principais responsáveis.


Funções adicionais

A Manutenção de Cliente possui algumas funções que facilitam o registro e localização de informações dos clientes.

Consulta de Faturamentos

Esta opção realiza a consulta os documentos faturados para o cliente.

Informação

Ao clicar duas vezes sobre o documento o sistema exibirá seu detalhamento.

Botão F2

Permite imprimir Etiqueta e Ficha do Cliente.

Botão F3

Permite inserir observações sobre o cliente.

Botão F6

Permite inserir observações sobre o cliente.

Botão F7

Permite consultar dados financeiros e comerciais do cliente.

Sintético

Permite consultar resumo do histórico do cliente no estabelecimento.

CampoDescrição
Títulos em abertoQuantidade de títulos não liquidados.
Títulos vencidosQuantidade de títulos em atraso.
Pagamentos em diaQuantidade de títulos liquidados dentro do prazo de vencimento.
Pagamentos em atrasoQuantidade de títulos liquidados após a data de vencimento.
Maior atraso em diasMaior atraso já cometido pelo cliente para pagamento de um título.
Média de atraso em diasQuantidade média de dias de atraso para pagamentos dos títulos
Média de atraso no cred. em abertoQuantidade média de dias de atraso para pagamentos de Crediário / Promissória.
Última Compra

Data: Data da última compra do cliente.
Valor: Valor da última compra do cliente.
Atraso: Dias de atraso para pagamento da última compra do cliente.

Número total de comprasQuantidade total de compras efetuadas pelo cliente no estabelecimento.
Número de peças compradasQuantidade total de peças faturadas para o cliente no estabelecimento.
Valor pago até a dataValor total dos títulos pagos pelo cliente até a data atual.
Média por prestaçãoValor médio dos títulos gerados para o cliente.
Analítico

Permite consultar os títulos financeiros do cliente.

CampoDescrição
Filtro

Todos: Exibe todos os títulos do cliente.
Aberto: Exibe os títulos ainda não liquidados.
Pago: Exibe somente os títulos já liquidados.
Substituídos: Exibe os títulos que passaram pelo processo de substituição financeira.

Rec. Crediário

Todos: Exibe todos os títulos do cliente que estejam enquadrados na opção de Filtro selecionado.
Rec. Crediário: Exibe apenas os títulos derivados de pagamento de Crediário e Promissória.
Não Rec. Crediário: Exibe todos os títulos, exceto os derivados de pagamento de Crediário e Promissória.

Total Aberto

Valor total dos títulos ainda não liquidados pelo cliente.

Total PagoValor total dos títulos pagos pelo cliente.
TotalValor total computado para o cliente.
Observação

Permite a digitação de informações sobre o cliente.

Botão F8

Permite digitar informações do cliente, de acordo com os Complementos cadastrados previamente pelo administrador do sistema.

CampoDescrição
TítuloDescrição do Complemento cadastrado previamente.
ConteúdoInformação do Cliente correspondente ao Complemento.

Para cadastrar novos Clientes, execute os passos a seguir:

  1. Clique em Novo.
  2. Informe o código do cliente.
  3. Informe os dados correspondentes.
  4. Clique em Confirmar para salvar o cadastro.