Assunto

Esta instrução visa auxiliar colaboradores internos e externos na implantação e geração do arquivo SPED Fical e Contribuições.

Informações e Procedimentos

Para implantar e gerar o arquivo SPED as configurações abaixo devem estar prontos.

Clique para expandir cada configuração abaixo.


Na guia dados deve verificar os dados da empresa, assim como o cadastro do Administrador e Contador preenchidos.

Na guia Operacional deve estar marcado a opção “Utiliza Sped Fiscal? Ou Utiliza Sped Pis/Cofins?” conforme o módulo contratado.

Na guia Impostos deve conferir os CST Pis/Cofins padrões para cada regime tributário. O preenchimento é automático ao selecionar o regime no cadastro de empresa, porém é possível alterar manualmente. Deve ser efetuado sob orientação do contador.


Todas as opções do Cadastro de CFOP devem ser conferidas e configuradas sob orientação do contador, principalmente a guia Imposto.

Todos os cadastros devem serem revistos e estarem com os dados completos, como Endereço, CNPJ e Inscrição Estadual.

Cadastro de Administradora de Cartões

Cadastro de Cliente

Cadastro de Fornecedor

Cadastro de Transportadora

O contador deve orientar o cadastro das contas contábeis, de acordo com a necessidade de cada da empresa.

O plano de contas contábil, efetuado no passo anterior, deverá ser informado no seu correspondente no cadastro de plano de contas (gerencial).

Todo o cadastro de produto deve ser revisto e preenchido com as informações necessárias, de acordo com cada negócio. Portanto deve ser feito sob orientação do contador.


Após todos estes passos o arquivo poderá ser gerado com sucesso no caminho indicado, pronto para ser submetido à validação.

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