Este documento irá mostrar o passo a passo para configurar o sistema para o regime tributário Simples.
Passo 1 - Em Utilitários > Empresas > Empresa > Manutenção, selecione a empresa a ser configurada. Na guia Dados selecione o regime Federal Simples, Regime Estadual Simples e informe o percentual da Alíquota ICMS a Recuperar.
Passo 2 - Deve ser feito o ajuste em cada tipo de operação, ou seja, esta configuração deverá ser feita em cada Código de Operação (CFOP). Em Tabelas > CFOP, na aba Imposto deve estar preenchido conforme imagem a baixo:
Cadastro de CFOP
Lembramos que neste exemplo estamos utilizando uma configuração básica. Algumas operações podem necessitar de configuração específica, para tal procure orientação do responsável contábil.
Passo 3 - Em Cadastro > Cliente > Manutenção, para clientes PESSOA JURÍDICA o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
Passo 4 - Em Cadastro > Fornecedor > Manutenção, na guia Complemento o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
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