O que é?

Neste documento constam os requisitos necessários para a implantação do sistema Linx Microvix. São requisitos de ordem sistêmica indicando definições que devem ser realizadas. Sem o atendimento de alguns requisitos a utilização do sistema pode ser prejudicada, sendo que alguns requisitos são fundamentais e inibem a operação. Importante verificar o atendimento de todos os requisitos e questionar sobre qualquer variação.


Obs.: Verifique apenas os requisitos dos serviços contratados pela sua empresa.

Configurações

Impressoras Fiscais (ECF) – No caso desta obrigatoriedade

A impressora fiscal deve estar lacrada e disponível no dia da implantação do sistema. Informações sobre o sistema ou a Declaração Conjunta para procedimento de lacre da impressora fiscal deve ser solicitada com pelo menos 10 dias de antecedência através do e-mail [email protected]. Mesmo que a loja já possua ECF, os dados do fornecedor de software devem ser atualizados junto a SEFAZ. 

Em alguns estados a SEFAZ obriga a realização de testes de operação da impressora antes da lacração. Isso envolve parametrizações do sistema e realização de testes de vendas. Este processo também necessita do envolvimento da área de serviços e necessita de agendamento prévio. 

Não poderá ser utilizado qualquer tipo de adaptador para a conexão da impressora com o computador. Ex.: Se a impressora tiver uma porta serial, o computador também deve ter este conector, e não um adaptador de serial para USB.

Para as empresas do Mato Grosso do Sul, durante o cadastro de uma nova ECF o sistema exibirá uma mensagem informando a necessidade da emissão e envio do relatório de identificação de ECF e outras documentações à SEFAZ do Estado.

A Linx se responsabilizará por encaminhar as informações à SEFAZ do Mato Grosso do Sul, para que seja efetuado o devido cadastro, porém caso o procedimento não seja realizado e forem emitidos documentos fiscais através do ECF o cliente poderá ser autuado.


Mensagem de alerta


Nota

Mais informações vide documento de Requisitos Mínimos de Ambiente POS PAF-ECF   Clicando aqui


Atenção!

Para as implantações realizadas no Estado do Tocantins é imprescindível a instalação do programa CDF (Conexão Digital Fiscal) exigido pelo Estado. A instalação e configuração do programa é de responsabilidade da Linx, para mais informações clique aqui.

Programa CDF


Impressora de Cheque


Atualmente, o Microvix ERP está homologado para utilizar a impressora de cheque da marca Bematech modelo Document Printer (DP20).


Meios De Pagamento e Totalizadores Não Fiscais


Para funcionamento adequado da impressora fiscal junto ao sistema, devem estar cadastrados os seguintes meios de pagamento e totalizadores não fiscais:


Meios de Pagamento

Vinculado

 

Totalizadores Não-Fiscais

Dinheiro

N


Sangria

Chq. Vista

N


Suprimento

Chq. Prazo

N


Recebimentos

Crediário

N


Relatório Gerencial

Cartão Débito

S


Vale Troca

Cartão Crédito

S


DAV Emitidos

Convênio

N


Antecipação

Vale

N


Vale Presente

Antecipação

N



Alíquotas dos Estados

Devem ser cadastradas na ECF as alíquotas do Estado referente aos produtos, sob consulta e orientação do contador (mesmo que a empresa seja do Simples).

Cupom Fiscal Eletrônico (NFC-e/SAT) – No Caso Desta Obrigatoriedade

NFC-e (Nota Fiscal Ao Consumidor Eletrônica)

Para utilização do NFC-e é necessário enviar as seguintes informações ao seu Gerente de Relacionamento Linx: 

Os requisitos acima devem ser enviados até 5 dias antes da implantação, pois precisamos realizar cadastros internos para funcionamento do NFC-e. A empresa já deve estar habilitada como emissor de nota fiscal junto a SEFAZ estadual. Alguns Estados solicitam a liberação da fornecedora do software para utilização do NFC-e neste caso encaminhe o Pedido de Uso para o e-mail [email protected].


Nota

Mais informações vide documento de Requisitos Mínimos de Ambiente POS NFCe  Clicando aqui

SAT (Sistema Autenticador e Transmissor)

O SAT é obrigatório apenas no Estado de São Paulo, para sua utilização é necessário enviar o seguinte documento ao seu Gerente de Relacionamento Linx: 

Os requisitos acima devem ser enviados até 5 dias antes da implantação, pois precisamos realizar cadastros internos para funcionamento do SAT. A empresa já deve estar habilitada como emissor de nota fiscal junto a SEFAZ estadual. As informações sobre o fornecedor de software para habilitar a loja no SEFAZ devem ser solicitadas através do e-mail [email protected]


Obs.: O equipamento SAT deve estar desbloqueado pelo fornecedor e disponível no momento da ativação.


Nota

Mais informações vide documento de Requisitos Mínimos de Ambiente POS SAT  Clicando aqui

Código de Barras

Leitor de Código de Barras

Indicamos as marcas Metologic, Motorola ou Bematech, porém não há restrição em relação a outras marcas.

Impressão de Etiquetas

Caso haja a necessidade da loja imprimir etiquetas de código de barras, deve ser adquirida uma impressora que utilize as linguagens: PPL-A, PPL-B ou ZPL-2. Esta informação pode ser conseguida junto ao fornecedor da impressora. Algumas franqueadoras disponibilizam um modelo de etiqueta pré-configurada. Consulte sua franqueadora sobre este tema e da necessidade de impressora específica.


Importante: A configuração das etiquetas de código de barras não faz parte da implantação padrão do sistema. Caso haja esta necessidade o seu Gerente de Relacionamento deve ser informado.

TEF

Ativação TEF Dedicado

Para ativação do TEF dedicado Microvix é necessário providenciar as seguintes informações: 

  • Número do estabelecimento;
  • Número lógico para TEF dedicado;
  • Roteamento prioritário (no caso de utilizar mais de uma operadora). 

A ativação do TEF é realizada de forma remota. Por isso verifique também o capítulo sobre “Ativação Remota”. Para ativação do TEF preencha o checklist de TEF e encaminhe ao seu Gerente de Relacionamento Linx: http://documentacao.microvix.com.br/diversos/Checklist_TEF.doc

Abaixo, os procedimentos para ativação do TEF Dedicado para cada operadora.

Operadora Cielo

O cliente deve solicitar o convênio/cadastro com a operadora. Após finalizado o cadastro, a Cielo informará ao cliente o convênio (código do estabelecimento). Com a finalização desta etapa, o cliente deverá realizar a solicitação do número lógico para o TEF dedicado através do número: 4002-8868 opção 1. 

Dados necessários para realizar a solicitação: 

Número do circuito X25 local

11137254

Fornecedor X25 local

Embratel

Versão do Software do PIN PAD (Visualizar no visor do terminal)


Nome e versão do módulo TEF que está sendo utilizado na loja

Visanet dedicado 4.1

Software house responsável pelo fornecimento e manutenção do módulo TEF

Software Express

Nome e versão da automação comercial que estão sendo utilizados na loja

MicrovixERP 1.0

Software house responsável pela instalação e manutenção do sistema

Microvix Software S/A

Operadora American Express

O roteamento é realizado pela Cielo, porém o cliente deverá também ter o convênio com a Bandeira. Este procedimento é válido apenas se o cliente possui cadastro com a operadora Cielo e tiver número lógico para TEF dedicado gerado pela Cielo.

Operadora Redecard

Processo de cadastro e solicitação do NÚMERO LÓGICO PARA TEF DEDICADO é realizado por cada cliente (franqueado). Após realizar o convênio/cadastro com a operadora Redecard, o cliente (franqueado) deve realizar a solicitação do número lógico para TEF dedicado.

Seguem dados que serão necessários para realizar a solicitação de número lógico para TEF dedicado:

Marca e modelo do PIN PAD


Marca do Software (Empresa desenvolvedora / Versão)

Software Express / SITEF 4.1

Número da RENPAC

DTE Local ou X25 = 11137254 Embratel

Quantidade de check out (quantidade de caixas)


Marca do computador (Dell, HP, Acer, computador montado, etc.)


Código do estabelecimento (será gerado pela REDECARD quando for feito o convênio)


Operadora Hipercard

A bandeira da operadora Hipercard atualmente é roteada pela operadora REDECARD. Procedimento válido apenas se o cliente possui cadastro com a operadora Redecard e tiver número lógico para TEF dedicado gerado pela REDECARD.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

O módulo NF-e deve ser contratado pelas empresas que possuem a necessidade de emissão de nota fiscal. Para utilização do NF-e é necessário enviar os seguintes documentos ao seu Gerente de Relacionamento Linx:

O certificado deve ser enviado até 5 dias antes da implantação e a empresa já deve estar habilitada como emissor de nota fiscal junto a SEFAZ estadual.

Parametrização Tributária

Para executar o Linx Microvix é necessária a parametrização de regras tributárias. Esta parametrização é responsabilidade do cliente e do seu contador.  O consultor Linx parametrizará conforme orientações recebidas, devendo o cliente e seu contador auditar e prestar manutenção a estas informações desde a primeira venda. 

Quando for a primeira loja do portal, o consultor Linx ensinará a fazer as parametrizações de um ID tributário (ex.: tributado integralmente), nas naturezas de operação de Compra, Venda e Devolução de um NCM (ex.: item 1). 

Os demais ID´s tributários (ex.: substituição tributária, importado, etc..), com as demais naturezas de operação (envio para remessa, etc..) dos demais NCM´s (item 2, item 3), deverão ser feitas pelo Cliente/Contador. 

Quando for a **segunda-loja no mesmo portal (ex.: já possui uma loja que opera Microvix e está abrindo mais uma), o consultor Linx fará cópia da parametrização tributária já existente. 

 ** Esta segunda-loja deve ter o mesmo regime tributário (ex.: simples nacional) e Estado (SP, SC, etc.) de uma loja existente no portal. Caso contrário, segue o mesmo procedimento de primeira-loja.

Se o cliente desejar contratar a Linx para fazer toda a parametrização tributária, deve entrar em contato com o seu gerente de relacionamento para orçar as horas deste serviço.

Implantação Presencial

Caso seja a primeira loja da rede o treinamento deve ser presencial. Para isso serão alocados consultores que farão tanto o treinamento do sistema da loja (POS) quanto da retaguarda (ERP). 

Os valores deste treinamento já devem fazer parte do contrato inicial, porém não estão incluídos os gastos com transporte, hospedagem, alimentação e horas de deslocamento. Estes serão responsabilidade do cliente. 

A LINX sempre alocará o consultor mais próximo para diminuir os custos, porém pode haver restrições de datas. O cliente sempre será informado antes de qualquer alocação. Para o treinamento é importante que haja infraestrutura adequada considerando o número de pessoas a serem treinadas e a instalação dos equipamentos.

Ativação Remota

A partir da segunda loja do cliente realizamos, na maioria dos casos, apenas a ativação remota que não contempla treinamento. Para isso serão alocados consultores que farão tanto a ativação do sistema da loja (POS) quanto da retaguarda (ERP). Para acesso remoto do consultor, a loja deve acessar o endereço https://secure.logmeinrescue.com/Customer/Code.aspx e inserir o PIN informado pelo técnico. 


Acesso a visita virtual