Guia Passo a Passo
Linx Microvix – Cadastro e Alteração de Tabelas de Preços

Atalhos


É possível cadastrar mais de uma tabela de preços de venda no ERP Microvix, esse processo é muito utilizado no varejo em diversas situações ex: Venda de atacado e varejo com preços diferenciados, ou até mesmo valores praticos para um grupo de cliente especifico. Além do cadastro das tabelas é indicado o uso do relatório de lista de preço para fazer a manutenção dos preços de venda quando necessário.


Configurações.



Existem algumas parametrizações e cadastros necessário para uma boa usabilidade da rotina.


Permissões de Usuários


Empresa> Segurança> Configurar usuários> alterar usuário ou grupo>
Grupo de estoque> Subgrupo "Permissões gerais do grupo de estoque"> Habilitar "Cadastros Auxiliares" e "Alterar/Excluir Produto" "Configurar tabelas" e "Visualizar custo"



È preciso tomar muito cuidado com a permissão "Replicar custo e configuração tributária para outras empresas". Caso a empresa trabalhe com o conceito de custo por empresa é recomendado deixar desmarcado, pois assim se o usuário acessar uma empresa e alterar os custos será necessário acessar também as demais e alterar. Se marcado, a alteração feita em uma empresa é replicada para todas as demais.



Grupo de estoque> Subgrupo "Permissões para os relatórios de estoque"> Habilitar "Lista de preços e Manutenção"




Empresa> Segurança> Configurar usuários> alterar usuário ou grupo>
Grupo de Faturamento> Subgrupo "Permissões gerais do grupo de Faturamento"> Para bloquear qualquer tabela para determinado usuário ou grupo, basta selecionar as desejadas. As que não estiverem selecionadas poderão ser utilizadas pelo usuário.


Cadastro de linha


Suprimentos> Estoque> cadastros Auxiliares> Linha
Este cadastro somente é necessário se optar por trabalhar com tabelas de preço com base em linhas. Neste caso além dos cadastros as linhas devem estar associadas aos produtos.

Nome: Informe um nome amigável: Moda Praia/ Tecido XX etc.
Coeficiente de comissão:
Para gerar um comissionamento diferenciado ao vender com determinada tabela, basta informar um coeficiente para geração do cálculo, oi informe 1 para que não influencie no cálculo de comissão.
Para conhecer mais sobre o cálculo do coeficiente acesse:
https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=24872198#TiposdeComissões-ComocalcularCoeficientesdeComissão
Setor Relacionado: Para fazer a amarração desta linha a um determinado setor, desta forma após escolher o setor no cadastro de um produto, somente as linhas amarradas a ele estarão disponíveis para seleção.


Cadastro de produto


Este vinculo somente é necessário se optar por trabalhar com tabelas de preço com base em linhas.
Suprimentos> Estoque> Produtos>
Ao cadastrar um novo produto ou acessar produtos existentes vincular uma linha:



Cadastro de Tabela de Preço.


Somente é possível cadastrar tabelas de preço de venda.
Acesse: Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Tabela de Preço e preencha os campos abaixo:


Nome da tabela:


Insira um nome amigável ex: "Tabela Varejo" / "Tabela Atacado"



Empresa:


Informe para quais empresas esta tabela de preço deve estar disponível para uso.


   

Caso a empresa trabalhe com o conceito de preço de custo e preço de venda por empresa é necessário solicitar ao suporte ou consultor de implantação a ativação do parâmetro em:Acesso restrito> Estoque – Custos> Utilizar custo/preço por empresa.



Suporte ou consultor Linx, utilize a ferramenta Tools para ativar este parametro via banco de dados.

Coeficiente de Comissão:

Para gerar um comissionamento diferenciado ao vender com determinada tabela, basta informar um coeficiente para geração do cálculo, oi informe 1 para que não influencie no cálculo de comissão.
Para conhecer mais sobre o cálculo do coeficiente acesse:
https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=24872198#TiposdeComissões-ComocalcularCoeficientesdeComissão


Indice para Formação de Preços:

É possível escolher 1 entre 4 opções disponíveis para formação de preço desta nova tabela.


Preços Diferentes por produtos

Nesta opção, ao cadastrar a tabela, é necessário alterar o preço da tabela para todos os itens desejados. Se o preço não for alterado será trazido o preço da tabela padrão.

Mark-up ou Desconto

Neste caso é preciso informar um % único de mark-up ou de desconto para todos os produtos, o preço base para formação do novo preço será sempre com base na tabela padrão.
EX1: Preço de venda da tabela padrão: 10,00 % informado (desconto) 10% preço na nova tabela: 9,00. O cálculo será com base no preço de venda de cada item.
EX: 2: Preço de custo do produto: 30,00 % informado (Mark-up) 10% preço na nova tabela: 33,00. O mark-up atual do cadastro do produto é ignorado e considerado o valor informado, o cálculo será com base no preço de custo de cada item.

Índice de % para todas as linhas:

Informar um % único seja de acréscimo (Positivo) ou de desconto (Negativo) para todas as linhas. Neste caso o sistema considera a tabela padrão como base + o % informado
EX1: Preço de venda da tabela padrão: 10,00 % informado (desconto) 10% preço na nova tabela: 9,00.
EX: 2: Preço de venda da tabela padrão: 10,00 % informado (acréscimo) 10% preço na nova tabela: 11,00.
Somente poderá ser utilizado este formato se os produtos estiverem vinculados a uma linha. Se atente a parametrização indicada.

Índice % diferente por Linha

Deverá ser informado o % desejado, seja de acréscimo (Positivo) ou de desconto (Negativo) para cada linha.
O cálculo aplicado será o mesmo da regra anterior, no entanto irá considerar o percentual conforme a linha vinculada ao cadastro do produto.
Somente poderá ser utilizado este formato se os produtos estiverem vinculados a uma linha. Se atente a parametrização indicada.

Tabela Inativa:

Para que a tabela esteja disponível para uso é necessário vincular "Ativa". Para desabilitar a tabela selecione "Inativo"



Após preencher todos os dados clique em "Salvar"

Tabela de preços Preferencial





Empresa> Parâmetros Globais>Estoque> Define qual tabela de preços deverá ser utilizada como padrão somente no momento da venda.



Alteração de Preços de tabelas



A alteração de preços pode ser feita somente na tabela padrão de Custo, tabela padrão de venda e tabelas de preços que ao serem criadas tenha sido escolhida a opção "preço diferente por produtos" As demais não é possível pois na criação já foi determinada a regra a ser aplicada.
Existem diversas formas de alteração de preço:


Cadastro do poduto/ Relatório de Manutenção


Ao acessar suprimentos> estoque> produtos> se alterar a informação do campo "preço de venda" o preço a ser alterado será sempre o da tabela padrão ID1. O mesmo acontece se alterar preços no relatório de manutenção.
Caso a loja tenha integração com alguma rede de franquias é necessário se atentar se possui permissão da franqueadora para realizar o processo. Caso contrário o acesso a esta rotina será bloqueado.



Relatório de Lista de preço



Possibilita a identificação dos produtos através dos filtros: "Setor, linha, marca, fornecedor, coleção, espessura, tamanho, classificação, Referencia, Descrição" ou por Upload de arquivo.
Selecione os filtros conforme o necessário para listar apenas os produtos desejados para alteração.


Empresa:


Selecione quais empresas serão alteradas:



Filtros:


Pode ser utilizado todos os filtros necessário para facilitar a busca dos itens a serem alterados:



Listar:


Ente as opções "Custo dos produtos, mark-up dos produtos, produtos desativados ou localização do produto e QTD máxima" somente as informações dos campos setados serão listados no relatório para que o usuário possa identificar os produtos que serão alterados.



Agrupar:


Ajuda o usuário a identificar de forma mais fácil os itens listados conforme os filtros aplicados


 


Ordem:


Define se na listagem gerada a ordenação dos itens será com base "numérica" ou seja conforme os códigos dos produtos: 99, 100 etc.. ou alfabética conforme o nome dos produtos A, B, C etc..


 

Tabela


Selecione a tabela a qual deseja alterar, caso queira alterar mais de 1 tabela marque a opção "Listar mais de uma tabela de preço"


 


 Se marcada esta opção é necessário selecionar quais tabelas deseja alterar:


 
Somente a tabela padrão, ou as tabelas configuradas com a opção "Preço diferenciado por produtos podem ser alterados por esta funcionalidade.


Ajuste de preços "Preço de venda" ou "preço de custo"


Existe apenas 1 tabela de custos no ERP "Padrão", mesmo que no campo "Tabela" o usuário informe qualquer outra, se escolhido a opção de ajuste de "Custo" será atualizada a única existente.
Se selecionado "Preço de venda", será atualizado na tabela indicada no campo "Tabela"


 


Arquivo para Atualização de valores



Nesta opção será possível inserir um arquivo em formato "Bloco de notas" para atualizar vários produtos ao mesmo tempo  


Após clicar no Link " Arquivo para atualização de valores" abrirá uma nova tela para seleção do arquivo:



O Arquivo a ser inserido deve ser no formato TXT "campochave;preço", o campo chave poderá ser código do produto, cód de barras ou refencia
EX: produto cód 644 com o preço de 40,00


Ajuste por percentual:


Se marcado esta opção, ao prosseguir com o relatório será possível informar um % de desconto ou acrescimo com base no preço atual da tabela de preço selecionada:



Ofuscar "Preço de venda" ou "Custo"


Se marcado esta opção:


Ao gerar o relatório não será possível alterar e nem visualizar o preço marcado:

 


Mostrar data e Hora da ultima atualização



Se marcado esta opção:


Ao gerar o relatório será exibido a data e hora da ultima alteração ao lado da descrição do produto:


"Data de cadastro, ultima atualização, notas de entrada"



Se marcado uma destas opção, será aplicado um filtro, e somente os produtos que se enquadrarem neles serão listados no relatório:


 

Produtos, Componente e Serviços


Somente serão listados os itens que forem marcados, ou seja se desmarcar "serviços" mesmo que o item atenda todos os demais itens, pelo fato de ser um serviço não será listado. (somente se marcado)

 

Exibir a quantidade mínima e máxima do produto para a(s) loja(s)


Se marcada esta opção:


Ao gerar o relatório além dos demais filtros setados, será exibido a qtd minima e máxima configurada para cada loja:

 

Exibir: saldo, Unidade e Caixa


Se marcada esta opção:


Ao gerar o relatório além dos demais filtros setados, será exibido este dados conforme setados:

 


Venda com tabelas diferenciadas



A utilização de tabelas de preços pode ser aplicada em todas as rotinas de faturamento do ERP e POS.


Orçamento:



Faturamento> Orçamento Pedido> Cadastro de Orçamento – Pedido:
Na tela inicial de orçamento é possível definir a tabela de preços a ser utilizada. Desta forma, ao inserir os itens, o preço de venda destes serão de acordo com a tabela selecionada nesta etapa.


Emissão de Nota



Faturamento> Emissão de Nota Fiscal:
Na tela inicial de emissão de notas, é possível definir a tabela de preços a ser utilizada. Desta forma, ao inserir os itens, o preço de venda destes serão de acordo com a tabela selecionada nesta etapa.

 


Contingência


Faturamento> Loja> Contingência
Na tela inicial de Incusão de itens, é possível definir a tabela de preços a ser utilizada. Desta forma, ao inserir os itens, o preço de venda destes serão de acordo com a tabela selecionada nesta etapa. Permite a escolha da tabela para cada item inserido.

 


Venda no POS


Na tela inicial de Incusão de itens, é possível definir a tabela de preços a ser utilizada. Desta forma, ao inserir os itens, o preço de venda destes serão de acordo com a tabela selecionada nesta etapa. Permite a escolha da tabela para cada item inserido.

 

 
 

  • Sem rótulos