Atalhos


A rotina de cadastros de grupos de usuários, administradores ou usuários avulsos tem por objetivo limitar os acessos de acordo com a permissão destinada a cada um deles.
Estas limitações ou liberações totais ao usuário são definidas pelos gestores das lojas através das configurações que vamos aprender a seguir.

Limitação de IP

Possibilita limitações e permissões de acesso, para que somente o (os) endereços de IPs configurados tenham permissão de acesso ao sistema.
Importante frisar que essa rotina deve ser configurada apenas para IP fixo.

  • Empresa > Segurança> Configurar Acessos

Nome da conexão.
Tipo da conexão: selecione Endereço de IP ou Endereço Nome
Endereço IP: Informe o Endereço.

Cadastro e Alteração de Grupo

Cadastrar Grupo

É possível definir um conjunto de permissões, para que todos os usuários deste tenham os mesmos acessos.
Empresa > Segurança> Configurar Usuários

Defina um nome para o grupo e clique em salvar:

Na tela a seguir serão listados todos os grupos de permissões, clique no ícone destacado para que os subgrupos. Selecione todas a permissões que o grupo deverá ter acesso.

Após selecionar todas as permissões necessárias, no final da página clique em prosseguir:

Após prosseguir o grupo é salvo:

 Alterar ou excluir um Grupo

Para alterar um grupo acesse: Empresa > Segurança> Configurar Usuários


Clique no ícone " " para alterar ou " " para excluir um grupo

Se selecionar a exclusão, irá apresentar uma mensagem para confirmar, em seguida a conclusão:

Se selecionar a alteração:
Caso queira alterar o nome, faça a alteração e clique em alterar, ou mantenha o nome e apenas clique em alterar para seguir a tela de permissões.

Na tela a seguir serão listados todos os grupos de permissões, clique no ícone destacado para que os subgrupos. Selecione todas a permissões que o grupo deverá ter acesso.


Após selecionar todas as permissões necessárias, no final da página clique em prosseguir:

Após prosseguir o grupo é salvo:

Cadastro de login

É possível cadastrar um usuário, administrador, simples ou pertencente a um grupo. È recomendado que cada pessoa na empresa tenha seu próprio usuário, e que o mesmo não seja compartilhado. Pois todos os acessos realizados no Microvix são registrados através de Logs, e desta forma se necessário identificar alguma ação feita pelo usuário os logs poderão identificar qual usuário utilizou determinada rotina.

  • Empresa > Segurança> Configurar Usuários


Preencha todos os campos abaixo:


Login: o usuário que irá acessar o sistema ex: Maria
Senha/Frase: Se atente as regras de validação para formação de senha e frase ex: Linx123
Nome completo e CPF: Do titular do login
E-mail: É importante cadastrar um e-mail válido. Algumas rotinas do ERP utilizam este campo como base para avisar o usuário de determinada ação.
Grupo: Caso queira vincular este usuário a um grupo de permissões já definidas (Um usuário Administrador jamais poderá estar vinculado a um grupo)
Vendedor: Cadastre o vendedor em faturamento> Cadastros Auxiliares> Vendedores/ Compradores.
Funcionário: Cadastre o funcionário em serviços> Cadastros Auxiliares> Funcionários
Empresa: Defina quais empresas o usuário deverá ter acesso.
Horário de trabalho: Poderá ser definido um horário de trabalho o qual o usuário poderá acessar o sistema, se o mesmo tentar acessar fora deste horário o acesso estará bloqueado. Caso não queira limitar horário deixe este campo em branco.
Supervisor: Ao flegar este parâmetro o usuário passa a ter acesso a parametrizações globais e acesso as permissões de usuários e grupos de usuários. Não é possível flegar o parâmetro se o usuário pertence a grupo. Caso o mesmo esteja em um grupo e precise se tornar adm, é preciso desvincular o grupo do cadastro, acessar novamente as permissões para poder setar o checkbox.
Gerente: Define se o usuário é gerente da loja,
ADM. Loja Virtual: Somente para clientes que utilizam loja virtual Microvix.
Desabilitado: Se marcado o usuário passa a estar desabilitado e os acessos bloqueados.
Permitir acesso ao sistema de qualquer lugar e de qualquer IP: Caso a empresa utilize controle de acessos por Ips, ao habilitar este parâmetro estará permitindo que este usuário possa acessar o ERP indiferente do seu local conectado.
Usuário ERP: É o Login padrão microvix
Usuário SFA: Trata-se de um Módulo descontinuado
Usuário Mobile: apenas para usuários que adquiriram o módulo Mobile.
Na tela a seguir serão listados todos os grupos de permissões, clique no ícone destacado para que os subgrupos. Selecione todas a permissões que o grupo deverá ter acesso.
Caso tenha vinculado um grupo ao usuário, esta tela de parametrizações não será listada. Automaticamente o ERP assume as permissões do grupo e salva o usuário.


Após selecionar todas as permissões necessárias, no final da página clique em prosseguir:

Após prosseguir o grupo é salvo:

Cadastros de usuários Administrador.

O usuário administrador é aquele que terá permissões privilegiadas de configurações no portal.

  • Empresa > Segurança> Configurar Usuários


Na tela dos dados do usuário, ao cadastrar um usuário basta flegar o parâmetro "Supervisor".

Em seguida defina as permissões os quais deve conter e clique em prosseguir para salvar o cadastro.

Cadastro de usuários de grupo.

O usuário de grupo, divide o mesmo conjunto de permissões, o que facilita seu cadastro. Com um grupo criado basta iniciar o cadastro de usuário e definir um grupo a ele, com isso não será necessário definir todas as permissões que o mesmo terá pois automaticamente irá assumir as permissões do grupo.

  • Empresa > Segurança> Configurar Usuários

  • Na tela dos dados do usuário, ao cadastrar um usuário basta selecionar um grupo e salvar o cadastro. Automaticamente este login terá todas as permissões do grupo.

Alterar login

A Alteração de logins engloba edição nos dados de acesso, resete de senha, habilitar ou desabilitar usuários ou até mesmo novas permissões de acesso.

  • Empresa > Segurança> Configurar Usuários

Selecione o filtro do tipo de usuário que deseja alterar, "Habilitado, desabilitado ou todos"

Resete de senha/frase

Somente usuários supervisores (administradores) tem acesso a este tipo de alteração. Na listagem de usuários (Empresa> segurança>Configurar usuários>Listar) clique no ícone " "


Informe a nova senha e frase de acordo com as regras de validação e clique em "Alterar"

Em seguida clique em "Efetuar Login"

Habilitar/Desabilitar usuários E permissões.

Somente usuários supervisores (administradores) tem acesso a este tipo de alteração. Na listagem de usuários (Empresa> segurança>Configurar usuários>Listar) clique no ícone" "

No campo "Desabilitado" selecione para desabilitar ou desmarque para habilitar:

Clique em Alterar, caso o usuário seja de grupo a alteração está concluída. Caso o usuário não seja de grupo será direcionado para a tela de permissões, a qual pode ser incluído ou Excluído permissões conforme o necessário:

Mesmo que não queira alterar nenhuma permissão será necessário abrir pelo menos um grupo de permissões para que o botão "prosseguir" Ao final da página esteja disponível.

  • Sem rótulos