Atalho


Para utilizar o módulo de Ramo Ótico é necessário uma série de parametrizações e contratação comercial.

Veremos a seguir todos os dados necessários para a usabilidade da rotina.   


Contratação Comercial

O cliente precisa fazer a contratação comercial da rotina. Após contratado, entrar em contato com o Comercial Linx para ativação do módulo.  Após ativação do módulo é necessário realizar algumas configurações.

Configurações Parâmetros Restritos

Acesse:  Empresa> Parâmetros Globais>Acesso Restrito> POS

Subgrupo de Venda

Parâmetro restrito de POS, no Subgrupo de venda selecionar o parâmetro “Utiliza DAV”, “Utiliza Pré-Venda” e “Utiliza antecipação financeira”

Subgrupo de Ramo Ótico

 Parâmetro restrito de POS, no subgrupo Ramo óptico, selecionar o parâmetro “Utiliza modalidade de venda óptica” .

 

Pode ser selecionado também (opcional) no subgrupo de Ramo ótico o parâmetro “Permite importação de receitas óticas no modo PDV”.

Parâmetro restrito de Faturamento 

Nos parâmetros restritos de faturamento, deve selecionar o parâmetro “Utiliza rotina de desfazimento de negócio”

 

Configurações Parâmetros Globais

Acesse: Empresa> Parâmetros Globais

Permissão de  Parâmetros Gerais de ramo ótico

Caso a empresa trabalhe com politica de indicação é necessário selecionar o parâmetro “utilizar politica de indicação” e informar a classe que  fará a indicação.

 

Permissão de POS

Acesse: Empresa>Parâmetros Globais>POS

Parâmetro “Percentual mínimo de antecipação financeira” , deve indicar  o percentual mínimo que será aceito nas vendas onde será utilizado o processo de Antecipação Financeira. Os valores aceitos são entre 0,01 e 100,00.

 

Parâmetro “Tabela de preço para importação de receitas óticas” ,  deve ser informada a tabela de preços específica para o Ramo Óptico. O preenchimento deste parâmetro é pré-requisito para cadastrar Serviços Óticos Agregados e para realizar “Importação de Receitas Ópticas”.

 

Parâmetro “Atualizar dados complementares do cliente na importação da receita” ,  se selecionado será apresentada a tela de cadastro de cliente, logo após a importação de receita, para que sejam incluídos dados complementares do cliente importado.

 

Parâmetro “Motivo para desfazimento de antecipação financeira” ,  deve ser selecionado   um motivo para geração de vale troca. Esta informação será utilizada pelo processo de desfazimento de negócio, no caso de uma possível geração de Vale para acerto financeiro.

Permissão de  Faturamento-Gerais

Acesse: Empresa>Parâmetros Globais>Faturamento-Gerais

Dentro do grupo de Venda com Entrega Futura/Faturamento Antecipado, deve ser informado no parâmetro “Natureza de operação padrão para remessa (venda com faturamento antecipado)” a natureza a ser utilizada no processo de geração de antecipação financeira bem como todos os outros campos.

Cadastros

Classes de Clientes

Acesse: CRM>Cadastros Auxiliares>Classes

Realizar o “Cadastro de Classes de Clientes”, tem por objetivo relacionar um médico como uma classe, e consequentemente, comissionar os médicos que indicaram a ótica.

Descrição dos campos a serem informados.

Nome: Deve ser informada uma descrição para a classe. Exemplo: Médicos.

Cor identificação da Classe: É um recurso para determinar a classe, ou seja, a cor que representa uma classe e esta cor será exibida nas consultas de clientes e nas rotinas de vendas (“Emissão de Nota Fiscal”, “Frente de Loja”, “Orçamento de Venda”, etc.) como um identificador da classe que o cliente pertence. Para incluir uma cor basta clicar no botão e selecionar a cor desejada. Para excluir uma cor deve-se clicar no ícone .

Não verificar bloqueio de crédito/limite de compra: Se for marcado, o sistema não fará validação de bloqueios de crédito e limite de compra para clientes que estiverem relacionados com esta classe.

Tipo Classe BI: Permite informar se os integrantes desta classe serão clientes ou fornecedores, é possível manter selecionada as duas opções “Cliente” e “Fornecedor”, para o caso de o integrante pertencer ao grupo de cliente/fornecedor.

Médicos

Para cadastrar os médicos acesse : CRM>Cadastro de Clientes e Fornecedores , dessa forma será  possível,  realizar a indicação durante uma venda de produtos óticos. Irá cadastrar como cliente e para identifica-lo como médico, deverá ser vinculada a classe “Médicos”  durante o cadastro.

   

Serviços Óticos Agregados

Acesse: Faturamento>Cadastros Auxiliares>Serviços Óticos Agregados

Neste cadastro devem ser vinculadas as empresas que utilizarão o serviço na industrialização dos produtos óticos. Para cada empresa vinculada, poderá ser configurado um preço específico.

Descrição dos campos a serem informados. 

Descrição: Deve ser informada uma descrição para o serviço ótico a ser cadastrado.

Ativo: Indica se o serviço em questão está ativo ou não.

Empresas: Selecionar as empresas que utilizarão os serviços em seus respectivos produtos. Para cada empresa poderá ser informado um preço diferente para o serviço.

Preço por empresa: Este link replica o valor do serviço da primeira empresa para as demais selecionadas

Para que seja possível efetuar o cadastro de um serviço óptico, é necessário que o parâmetro “Tabela de Preços Ramo Óptico” (parâmetro global de POS)  esteja configurado com uma tabela de preços específica, diferente da tabela de preços padrão do sistema .

Cadastro de Produto

Acesse: Suprimentos>Estoque>Produtos

Deverão ser configurados os produtos com características do ramo Ótico. Estes produtos podem ser do tipo “Lente” ou “Armação”. Além de definir o tipo do produto, é possível pré-cadastrar algumas informações óticas específicas para cada tipo. Este tipo de configuração é importante, pois define se deverão ser especificadas as informações óticas no momento da venda destes produtos. Ao cadastrar um produto, quando o portal utilizar o ramo ótico será apresentado um subgrupo Ótico dentro do cadastro (conforme imagem abaixo). Selecionando Produto Ótico abrirá um combo para cadastro.


Produto Óptico: Se o produto em questão estiver relacionado ao ramo ótico, este campo deverá ser marcado.

Tipo de Produto: Este campo será solicitado caso o campo “Produto Óptico” estiver marcado, e indica o tipo do produto cadastrado, que pode ser “Lente” ou “Armação”.

Serviços Ópticos Agregados: No caso de produto do tipo “Lente”, poderão ser vinculados “Serviços Ópticos Agregados” ao produto. Estes serviços ópticos deverão estar previamente cadastrados

Opção Lente

Escolhendo a opção lente, abrirá os dados abaixo para preenchimento.

Tipo de lente: Deverá ser informado o tipo da lente. Este campo não é obrigatório e por padrão o sistema apresentará o campo sem nenhuma opção marcada.

Superfície: Deverá ser selecionada a superfície da lente. Este campo não é obrigatório e por padrão o sistema apresentará a opção “Selecione uma opção”.

Material: Deverá ser selecionado o material da lente. Este campo não é obrigatório e por padrão o sistema apresentará a opção “Selecione uma opção”.

Diâmetro Mínimo e Máximo: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e com até dois dígitos antes da vírgula. Campo não obrigatório.

Altura de Montagem: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo da altura de montagem para a lente. Campo não obrigatório.

Adição: Deverá ser informado o valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo da adição da lente. Campo não obrigatório.

Importante:

Se o campo “Adição” estiver preenchido e o campo “Tipo de Lente” estiver sem nenhuma opção marcada, o sistema apresentará a mensagem informando que o tipo de lente não foi informado e que lentes monofocais não suportam adição. Assim, não permitirá o cadastro/alteração do produto.

   

Se o tipo de lente estiver definido como “Monofocais” e o campo “Adição” estiver preenchido, o sistema bloqueará o cadastro/alteração do produto. Será exibida uma mensagem informando que lentes monofocais não aceitam adição, conforme imagem.

 

Esférico longe: Deverá ser informado um valor positivo e/ou negativo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo do esférico. Campo não obrigatório.

Cilíndrico: Deverá ser informado um valor positivo e/ou negativo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo do cilíndrico. Campo não obrigatório.

 

O mínimo permitido para os campos “Esférico longe” e “Cilíndrico” é - 30 e o máximo permitido é 30.

 

 Índice de refração (n): Deverá ser informado um valor positivo com três casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo do índice de refração da lente. Campo não obrigatório. 

ABBE: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo do ABBE da lente. Campo não obrigatório. 

Curvatura: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para o mínimo e máximo da curvatura da lente. Campo não obrigatório.

  

Qualidade Óptica: Deverá ser marcada a qualidade óptica da lente, para tanto o sistema apresentará as opções “Baixa”, “Média” e “Alta”. Este campo não é obrigatório e por padrão estará sem nenhuma opção marcada.

Resistência a Risco: Deverá ser marcada a resistência a risco que a lente possui, para tanto o sistema apresentará as opções “Baixa”, “Média” e “Alta”. Este campo não é obrigatório e por padrão estará sem nenhuma opção marcada.

Resistência a Impacto: Deverá ser marcada a resistência a impacto que a lente possui, para tanto o sistema apresentará as opções “Baixa”, “Média” e “Alta”. Este campo não é obrigatório e por padrão estará sem nenhuma opção marcada.

Aceitação de coloração: Deverá ser selecionada a aceitação de coloração da lente, para tanto o sistema apresentará as opções “Sim”, “Sim c/ restrições” e “Não”. Este campo não é de preenchimento obrigatório e por padrão será apresentada a opção “Selecione uma opção”.

 

Indicação: Deverá ser informado se a lente possui alguma indicação de algum profissional. Campo não obrigatório.

Restrição: Deverá ser informada alguma restrição para a lente. Campo não obrigatório.

Obrigatória Aplicação Tratamento: Deverá ser informada a obrigatoriedade de aplicação de tratamento na lente. Para tanto, o sistema apresentará as opções “Sim” e “Não”. Este campo não é obrigatório e por padrão será apresentada a opção “Selecione uma opção".

Opção Armação

Escolhendo a opção Armação. Serão apresentados os campos abaixo.

 

Ponte: No caso de produto do tipo “Armação”, poderá ser informada a medida de ponte.

Altura: No caso de produto do tipo “Armação”, poderá ser informada a medida de altura.

Aro: No caso de produto do tipo “Armação”, poderá ser informada a medida de aro.

Diagonal Maior: No caso de produto do tipo “Armação”, poderá ser informada a medido de diagonal maior.

Tipo de Armação: No caso de produto do tipo “Armação”, poderá ser informado o tipo de armação.

  

Tamanho das hastes: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula. Campo não obrigatório.

Distância frontal: Deverá ser informado um valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula. Campo não obrigatório.

Curvatura: Deverá ser informado o valor positivo com duas casas decimais e até dois dígitos antes da vírgula para a curvatura da armação. Campo não obrigatório.

Tipo de aro: Deverá ser selecionado o tipo de aro da armação. Este campo não é obrigatório e por padrão o sistema apresentará a opção “Selecione uma opção”.

Indicação: Deverá ser informado se a armação possui alguma indicação. Campo não obrigatório

Restrição: Deverá ser informada alguma restrição para a armação. Campo não obrigatório.

Tipo de óculos: Deverá ser selecionado o tipo de óculos que é compatível com a armação. Este campo não é obrigatório e por padrão o sistema apresentará a opção “Selecione uma opção”.

 

Importante

Os campos adicionais configurados em Empresa-> Parâmetros Globais -> Estoque -> “Configurar as legendas dos campos adicionais ópticos”, serão apresentados abaixo do campo “Obrigatória Aplicação Tratamento” para produtos do tipo “Lente” e abaixo do campo “Tipo Óculos” para produtos do tipo “Armação”.

Para habilitar a funcionalidade de informar dados ópticos no cadastro do produto, é necessário acessar Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> Grupo “Outras Configurações” -> parâmetro “Informar dados ópticos no cadastro do produto”.

Para habilitar o parâmetro “Cadastro de formato do Aro”, é necessário acessar Empresa -> Parâmetros Globais -> POS -> Ramo Óptico -> Campos ópticos obrigatórios -> Formato Aro.

Para o processo de venda de uma lente, existem campos que podem ser configurados como de preenchimento obrigatório na receita do produto. Para tal ação, é necessário acessar: Empresa -> Parâmetros Globais -> POS. 

Será possível selecionar quais campos serão obrigatórios na listagem de “Campos Ópticos Obrigatórios” conforme imagem abaixo:

Para selecionar mais de um campo basta clicar sobre eles com o botão “Ctrl” pressionado, deixando os mesmos com o fundo destacado conforme imagem acima.

Para essa funcionalidade será permitido que todos os campos ou nenhum seja de preenchimento obrigatório.

Tabela de Preço

Acesse: Suprimentos>Estoque>Cadastros Auxiliares>Tabela de Preço

Realizar o cadastro de uma tabela de preços específica para o Ramo Ótico. Deve ser diferente da tabela padrão.

Após cadastro da tabela deve vincular a mesma no parâmetro “Tabela de preço para importação de receitas óticas”  (Empresa>Parâmetros Globais>POS).

 

Operações Padrões

Acesse: ADM/Financeiro>Contabilidade>Operações  Padrões

 Configurar a operação padrão “Faturamento Antecipado (63)”, para ser utilizada no processo de geração de Antecipações Financeiras.

 

Natureza de Operação

Acesse: Faturamento>Cadastros Auxiliares>Natureza de Operação

Será necessário efetuar o cadastro de uma nova natureza de operação denominada “Venda com Faturamento Antecipado” .Efetuar o cadastro conforme demonstra o exemplo a seguir:

 

Permissão de Usuário

Acesse: Empresa>Segurança>Configurar Usuários

 

Ao acessar o caminho infomado acima, no campo Listar usuários, selecione Habilitados e clique em listar.

 

Na tela seguinte, no usuário desejado, clicar sobre o ícone com a letra A.

 

Em seguida clicar em Alterar. Busque o grupo Faturamento, subgrupo POS.

Selecione a permissão abaixo.

 Agora no grupo Permissões Especificas para o Ramo o Ótico. Dar as permissões conforme imagem abaixo.

 

No grupo Report Viewer , subgrupo Financeiro/Contas a Receber, dar permissão para antecipação financeira.

 

No grupo de Faturamento, subgrupo Permissões Gerais do grupo de Faturamento, dar permissão para Acesso rotina de desfazimento de negócio.

Relatórios

Orçamento de Pedido

Acesse: Faturamento> Orçamento/Pedido> Relatórios> Orçamentos/Pedidos

As informações óticas de uma venda ou a indicação selecionada na mesma, não podem ser visualizadas no Microvix POS, porém este recurso está disponível no Microvix ERP, através do relatório de Orçamento/Pedido .

Neste relatório está disponível a opção de filtro “Exibir DAV Origem”. Ao marcar esta opção, o sistema automaticamente marcará também a opção “Exibir somente orçamentos/pedidos gerenciais gerados pelo POS.

Ao gerar o relatório será apresentada a coluna DAV.

 

Para  visualizar os dados da DAV, basta selecionar a mesma e clicar na impressora.

 

Na tela  que será apresentada (tela  Orçamento/Pedido de Venda: Opções de Impressão) , selecione as opções  Exibir indicação e exibir especificações ópticas, em seguida gere o relatório.

Será apresentada a DAV com os dados da venda.

Antecipação Financeira

Acesse: Report Viewer> Iniciar Report Viewer

Ao acessar o Report Viewer , será apresentada uma nova página, onde deverá ser acessado o menu Contas a Receber -> Antecipação Financeira . Informar os dados abaixo e Gerar relatório.

 Desfazimento

Acesse: Faturamento> Desfazimento> Relatório

Informar os dados para gerar o relatório.

Será apresentado os desfazimentos no período selecionado. Se desejar visualizar o documento, basta clicar no código de desfazimento.

Usabilidade da Rotina

Vendendo uma lente

Para realizar uma venda de ramo ótico é necessário informar um cliente antes de tudo.

Clique em Venda , em seguida clique em Consumidor Final.

Digite o nome do cliente e clique na lupa ou pressione enter no teclado, selecione o cliente desejado clicando em seu nome.

 

Para realizar a venda ótica é necessário clicar no Menu Venda Optica.

Será apresentado as opções : Armação, Lente, Lente e Armação.

Selecione a opção lente.

Ao escolher a opção desejada, abrirá tela de pesquisa para escolher o produto.

Digite o nome do produto  e clique na lupa ou pressione o enter no teclado,  será apresentado os produtos com esse nome. Escolha o produto desejado selecionando o mesmo e clicando em confirmar.

Em seguida é necessário escolher um vendedor.

Clique no nome do vendedor desejado.

 

Após escolha do vendedor abrirá a tela  de informações óticas para configurar o produto.

Escolher o lado da lente, se será olho esquerdo (OE), olho direito (OD) ou ambos. Importante lembrar que escolhendo ambos serão adicionados 2 lentes na venda.

Informar os dados da lente , referente o que escolheu no campo lado da lente.

Em alguns casos de venda de lente também é preenchido o campo Dados da Montagem, após informar os dados clique em Confirmar.

Deve selecionar o tipo de ficha DAV ou Pré-Venda.

Em seguida confirme o cliente.

 

Será apresentado a tela de venda com o produto e valor. Clique em Pagamento.

Informe o valor total , clique em OK e em seguida clique em Gravar.

Apresentará a tela de Indicação caso tenha parametrizado no sistema que utliza politica de indicação. Clicando em não , segue para a tela seguinte, clicando em sim é necessário escolher um indicador/médico e em seguida deve clicar em Confirmar. Nesse momento a DAV será gravada.

Para realizar a Antecipação Financeira, acesse o Menu Gerencial no POS e escolha a opção Antecipação Financeira.

Informe a data desejada, a opção DAV e clique em Gerar Relatório.

Será apresentado a listagem de DAV’s para realizar Antecipação Financeira, clique em Gerar ma ficha desejada.

 

Será apresentada a tela de Agrupamento com os produtos, nesse momento deve selecionar o grupo que cada produto deve pertencer. Nesse momento também é possivel gerar a OS, Clique em Confirmar para dar continuidade.

Na tela seguinte de Grupos Negociados, deve informar a data de previsão para entrega. Antecipação Financeira ocorre devido o produto ser entregue fututamente e não no momento da venda, dessa forma, se não informar uma data prevista (5 dias depois, 10 dias.......) não deixará realizar a antecipação.  Após informar a data  clique em confirmar.

 

Em seguida vai para a tela de pagamento da antecipação financeira, irá trazer o valor minimo aceitável para pagamento, mas não impede do cliente pagar um valor maior no caso. O que não é possivel é o valor minimo ser R$ 15,00 e o cliente querer pagar R$ 10,00,o  sistema não irá permitir, a não ser que mude o percentual minimo na parametrização. Para confirmar o valor recebido clique em OK. E em seguida em finalizar.

Se o cliente quiser dar de sinal um valor maior ,  no caso R$ 100,00, deve informar o valor no campo Valor Pgto e também no campo Valor, conforme figura abaixo, clique em OK e em seguida em Finalizar.

 final será apresentada a tela de listagem de DAV’s geradas com a informação da data de entrega,  é só clicar no X para sair da tela e volta para a tela de venda do POS. Sua antecipação financeira está concluída.

Na data da entrega o cliente voltou para buscar o produto , nesse momento é necessário finalizar a DAV, finalizar a venda por completo.

No menu Gerencial do POS busque pela opção Vendas em Aberto.

Selecione a data desejada e a opção DAV, clique em Gerar Relatório.

Note que será apresentado a DAV origem e a DAV remessa, Vamos finalizar a DAV remessa clicando no número da ficha.

Apresentará a tela de resumo da DAV, clique em finalizar.

 

Será apresentada a tela de pagamento, para dar continuidade clique em pagamento.

Observe que o valor a pagar está reduzido, pois já foi realizada uma antecipação financeira anteriormente.

Informe o valor pago e a forma de pagamento, clique em OK  e em seguida  clique em finalizar.

Sua venda foi concluída.

Vendendo uma Armação

Para realizar uma venda de ramo ótico é necessário informar um cliente antes de tudo.

Clique em Venda , em seguida clique em Consumidor Final.

Digite o nome do cliente e clique na lupa ou pressione enter no teclado, selecione o cliente desejado clicando no nome dele.

 

Para realizar a venda ótica é necessário clicar no Menu Venda Optica

Selecione a opção Armação.

Abrira a tela para pesquisa, digite o nome do produto e clique na lupa ou pressione enter no teclado. Selecione o produto desejado e será apresentado os dados de ponto, aro, altura e diag. Maior .Nesse momento se for necessário  alterar esse dados , o sistema permite..Em seguida clique em Confirmar.

Clicando em Confirmar, pedirá para selecionar o vendedor.

 

E em seguida para escolher o tipo de ficha,  DAV ou Pré Venda.

Após pedirá a confirmação do cliente., se estiver tudo certo clique em OK.

Seguirá para a tela de pagamento. Clique em Pagamento.

 

Informe o valor total , clique em OK, em seguida clique em Gravar para gravar a DAV.

Apresentará a tela de Indicação caso tenha parametrizado no sistema que utiliza indicador. Clicando em não , a DAV será gravada sem indicação, clicando em sim é necessário escolher um indicador/médico e em seguida clicar em Confirmar. Nesse momento a DAV será gravada.

Para realizar a Antecipação Financeira, acesse o Menu Gerencial no POS e escolha a opção Antecipação Financeira.

Informe a data desejada, a opção DAV e clique em Gerar Relatório.

Será apresentado a listagem de DAV’s para realizar Antecipação Financeira, clique em Gerar.

Será apresentada a tela de Agrupamento com os produtos, nesse momento deve selecionar o grupo que cada produto deve pertence. Também é possível Gerar a OS nesse momento.

Para dar continuidade clicar em Confirmar.

Na tela seguinte de Grupos Negociados, deve informar a data de previsão para entrega. Antecipação Financeira ocorre devido o produto ser entregue futuramente e não no momento da venda, dessa forma, se não informar uma data prevista (5 dias depois, 10 dias.......) não deixará realizar a antecipação.  Após informar as datas  clique em confirmar.

Em seguida vai para a tela de pagamento da antecipação financeira, irá trazer o valor mínimo aceitável para pagamento, mas não impede do cliente pagar um valor maior no caso. O que não é possível é o valor mínimo ser R$ 20,00 e o cliente querer pagar R$ 15,00, sistema não irá permitir, a não ser que mude o percentual mínimo na parametrização. Para confirmar o valor recebido clique em OK.

Se o cliente quiser dar de sinal um valor maior ,  no caso R$ 100,00, deve informar o valor no campo Valor Pgto e também no campo Valor, conforme figura abaixo e clique em OK...

O valor será apresentado como recebido, essa é a antecipação paga. Clique em Finalizar.

Ao final será apresentada a tela de listagem de DAV’s geradas com a informação da data de entrega,  é só clicar no X para sair da tela e volta para a tela de venda do POS. Sua antecipação financeira está concluída.

Na data da entrega o cliente voltou para buscar o produto , nesse momento é necessário finalizar a DAV, finalizar a venda por completo.

No menu Gerencial do POS busque pela opção Vendas em Aberto.

Selecione a data desejada e a opção DAV, clique em Gerar Relatório.

Note que será apresentado a DAV origem e a DAV remessa, Vamos finalizar a DAV remessa clicando no número da ficha.

Apresentará a tela de resumo da DAV, clique em finalizar.

Será apresentada a tela de pagamento, para dar continuidade clique em pagamento.

Observe que o valor a pagar está reduzido, pois já foi realizada uma antecipação financeira anteriormente.

Informe o valor pago e a forma de pagamento, clique em OK e em seguida clique em finalizar.

Sua venda foi concluida.

   

Vendendo uma Armação e Lente

Para realizar uma venda de ramo ótico é necessário informar um cliente antes de tudo.

Clique em Venda , em seguida clique em Consumidor Final.

Digite o nome do cliente e clique na lupa ou pressione enter no teclado, selecione o cliente desejado clicando no nome dele.

 

Para realizar a venda ótica é necessário clicar no Menu Venda Optica.

Selecione a opção Armação e Lente.

Será apresentado a tela para escolher os produtos, primeiro selecione a Armação e logo em seguida a Lente. Lembrando que se necessário alterar os dados da armação, também é possivel nesse momento. Após selecionar os produtos clique em Confirmar.

 

Em seguida selecione o tipo de ficha, DAV ou Pré Venda.

Após pedirá a confirmação do cliente., se estiver tudo certo clique em OK.

Em seguida será apresentado a tela para informar os dados da Lente, pois o da armação já vem preenchido conforme cadastro do produto. Concluindo o preenchimento clique em Confirmar,.

A tela seguinda a ser apresentada é a tela com os produtos e valores, estando tudo OK clique em pagamento para então gravar a DAV

 

Confirme o valor recebido e clique em OK  (lembrando que estamos gravando a DAV, não é o pagamento ainda).

Em seguida clique em Gravar.

 

Apresentará a tela de Indicação, caso tenha parametrizado no sistema que utliza indicador. Clicando em não , segue para a outra tela, clicando em sim é necessário escolher um indicador/médico e em seguida clicar em Confirmar. Nesse momento a DAV será gravada.



  

Para realizar a Antecipação Financeira, acesse o Menu Gerencial no POS e escolha a opção Antecipação Financeira.

Informe a data desejada, a opção DAV e clique em Gerar Relatório.

Será apresentado a listagem de DAV’s para realizar Antecipação Financeira, clique em Gerar.

 

Será apresentada a tela de Agrupamento com os produtos, nesse momento deve selecionar o grupo que cada produto deve pertencer. Também é possível Gerar a OS nesse momento.

Para dar continuidade , clicar em Confirmar.

Na tela seguinte de Grupos Negociados, deve informar a data de previsão para entrega. Antecipação Financeira ocorre devido o produto ser entregue fututamente e não no momento da venda, dessa forma, se não informar uma data prevista (5 dias depois, 10 dias.......) não deixará realizar a antecipação.  Após informar as datas  clique em confirmar

 

Em seguida vai para a tela de pagamento da antecipação financeira, irá trazer o valor minimo aceitavel para pagamento, mas não impede do cliente pagar um valor maior no caso. O que não é possivel é o valor minimo ser R$ 35,00 e o cliente querer pagar R$ 20,00, sistema não irá permitir, a não ser que mude o percentual minimo na parametrização. Para confirmar o valor recebido clique em OK.

 

Se o cliente quiser dar de sinal um valor maior ,  no caso R$ 100,00, deve informar o valor no campo Valor Pgto e também no campo Valor, conforme figura abaixo e clique em OK.

 

O valor será apresentado como recebido, essa é a antecipação paga. Clique em Finalizar.

Ao final será apresentada a tela de listagem de DAV’s geradas com a informação da data de entrega,  é só clicar no X para sair da tela e volta para a tela de venda do POS. Sua antecipação financeira está concluída.

Na data da entrega o cliente voltou para buscar o produto , nesse momento é necessário finalizar a DAV, finalizar a venda por completo.

No menu Gerencial do POS busque pela opção Vendas em Aberto.

Selecione a data desejada e a opção DAV, clique em Gerar Relatório.

 

Note que será apresentado a DAV origem e a DAV remessa,

 

Vamos finalizar a DAV remessa clicando no numero da ficha.

Apresentará a tela de resumo da DAV, clique em finalizar.

  

Será apresentada a tela de pagamento, para dar continuidade clique em pagamento.

Observe que o valor a pagar está reduzido, pois já foi realizada uma antecipação financeira anteriormente.

Informe o valor pago e a forma de pagamento e clique em finalizar.

Sua venda foi concluída.

 



  • Sem rótulos