Atalho

                                                                                                          

 Contratação Comercial

É necessário adquirir o módulo de cartão fidelidade para que o mesmo possa ser utilizado.

O que é o cartão fidelidade?

O cartão fidelidade possibilita a geração de pontos que pode ser trocado por vale compras conforme a regra de negócio de cada loja. Os pontos são gerados dentro do portal, e podem ser acumulados e trocados em qualquer empresa dentro do portal. Para que seja possível a geração de pontos e troca entre portais, será necessário solicitar customização.

Configurações Parâmetros Restritos

Somente consultores ou suporte Linx tem acesso para configurar parâmetros restritos. Estas parametrizações estão disponíveis em: 
Acessar: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Cartão Fidelidade 

Gerar Pontuação para Vendedores

Se habilitado além do cliente  o vendedor também poderá pontuar.

Considerar Peças para Geração de Pontos

Esse parâmetro, foi customizado para um cliente especifico, pois  ele não trabalha a cada X reais e sim a cada X peças. Caso outros clientes queiram também utilizar, deve solicitar como customização.

Cancelar pontos a partir da data de geração

Determina se os pontos deste cliente deverá ser expirado a partir de um certo periodo ou por inatividade de compras.

Tabela de pontos Depyl

De uso exclusivo do cliente Depyl, se habilitado seguira os valores determinados pela rede.

Vendas com cartão disponíveis imediatamente

Os pontos só são gerados quando a fatura for baixada, porém, se deixar esse parâmetro como Sim, passando o cartão o cliente já ganha os pontos referente aquela venda, pois é fato que a fatura será paga ( o banco vai pagar para a loja).

    

Número de cartão fidelidade automático

O consultor deverá utilizar a ferramenta Tools para habilitar a funcionalidade. A geração automatica será somente para novos clientes cadastrados após a habilitação da rotina, Caso a empresa ja tenha um volume consideravel de registros e queira gerar retroativo para os clientes já cadastrados é necessário uma estimativa de horas.

Gera pontos na utilização do vale

 Se o cliente comprar com vale, também ganhará ponto? Você deve determinar nesse momento.

Gera ponrtos na Utilização de Créditos

Define se na devolução de venda serão abatidos os pontos do cartão fidelidade e, consequentemente, novos pontos serão gerados sobre o valor de vale (compra, troca ou presente) utilizado como meio de pagamento

Ignorar valor de produtos promocionais

Se produtos em promoção devem ou não pontuar no programa fidelidade.

Configurações Tools

São parametrizações feitas somente por consultores ou suporte Linx.

Habilitar geração de pontos.

Habilita a geração de pontos de cartão fidelidde no portal

Follow-up por e-mail

Habilita o envio de Follow up do módulo cartão fidelidade.


Nº de cartão fidelidade automático - Criar trigger trGerarFidelidadeCliente

Habilitar Geração automática de numero do Cartão Fidelidade

Configurações Parâmetros Globais de Cartão Fidelidade.

São parametrizações que determinam conforme o sistema deverá funcionar, estas parametrizações devem ser definidas em "Empresa> parâmetros Globais> Cartão fidelidade"

Gerar pontuações nas vendas

Define se o sistema de geração de pontos será ativo, para habilita-lo é necessário acionar o consultor de implantação ou o suporte Linx.

Gerar Pontos por Plano de Pagamento: 

Define se os pontos serão gerados com base no indice de plano de pagamento.

Gera Vale compras:

 Define se os pontos gerados pelas compras realizadas pelo clientes podem ou não gerar vale compras:


Vendedor p/ geração de Vale-compra

Define um vendedor padrão para ser usado na geração do vale, Recomendamos ter cadastrado um "Vendedor loja"


Cancelar pontos do cliente e definir prazo em meses

Determina se o vale compras terá validade ou não, e o prazo para vencimento do mesmo. Recomendamos que consulte seu Procon local para validar se há algum impedimento no municipio para esta ação. Alguns procons entendem que se o cliente tem um vale presente o mesmo pode ser resgatado em qualquer periodo ou circunstancia, outros consideram um prazo para vencimento.

Follow-up por e-mail

Se habilitado a cada operação de geração de vale e resgate de pontos, o cliente será notificado também por e-mail. Para habilitar esta funcionalidade é necessário acionar um consultor ou suporte Linx.

Realiza resgate de pontos no POS

Possibilita o resgate dos pontos diretamente pelo POS atraés da aba "Resgate de pontos"

Para que seja possível, este recurso além deste parametro é preciso se atentar também a:

  • Parâmetros globais> Cartão Fidelidade > Realizar resgate de pontos no POS
  • Permissão de usuário> no Grupo de CRM> Permissões para cartão fidelidade> "resgate de pontos no POS"
  • Precisa ter um cliente valido na venda (não pode ser consumidor final) que tenha um cartão fidelidade preenchido no seu cadastro e pontos.


Configurações de Paridade.

Determina qual valor em reais de compras do cliente, equivale a 1 ponto do programa de pontos da loja.

Utilização dos pontos em Vale-compras

Determina quantos pontos equivalem a quantos reais em vale compras


Permissões de Usuários

Acesse: Empresa> segurança> Configurar usuários

    Dentro da Permissão de usuário desejada, no grupo de CRM> Subgrupo> Permissões para Cartão Fidelidade, selecionar as permissões conforme abaixo e clicar em salvar ao final da página.

 Cadastro de Motivos

Acesse: CRM> Cartão Fidelidade> Cadastro de Motivos

    Cadastre os motivos para o cartão fidelidade e clique em salvar. Será utilizado quando você realizar o lançamento de pontos do cliente.


Cadastro de Clientes

Sempre que cadastrar um cliente, caso o portal não tenha habilitado a geração de numero de cartão fidelidade automatica, é necessário informar um número de cartão fidelidade, para que os pontos sejam gerados naquele cartão.

 Lançamento de Pontos

Acesse: CRM> Cartão Fidelidade> Lançamento de Pontos

Sempre que for dado ponto extra ao cliente, deverá realizar de forma manual.

 Informar o cliente, a quantidade de pontos, informar se é positivo ou negativo, selecione o motivo e se desejar insira uma observação, clique em salvar.

  

 Extrato de Pontos

Acesse: CRM> Cartão Fidelidade> Extrato de Pontos

Para consultar quantos pontos o cliente já possui, acesse o caminho informado e gere o relatório Extrato de Pontos.

Informe o período desejado, o cliente e clique em gerar relatório .

 

 Ao gerar o relatório será apresentado todo o histórico dos pontos. Observe abaixo, no relatório mostra que no dia 14/08/2017 o cliente ganhou 10 pontos, no mesmo dia foi gerado um vale compras desses pontos, ficando então com -10, no dia 16/08/2017 o cliente ganhou 20 pontos, no mesmo dia foi gerado um vale compras desses pontos, ficando com -20. O total do pontos até o momento é de 30 pontos, mas como já foram “utilizados” o saldo desse cliente é de zero.

 

 Gerar Vale Compras no ERP

Quando o cliente tem saldo, é possível gerar um vale compra a partir desse saldo. Você pode realizar direto pelo POS realizando o resgate de pontos ou gerando o vale pelo ERP. O correto é sempre pelo POS, no ERP você apensa vai consultar os pontos caso o cliente solicite, mas a forma mais correta de resgatar os pontos é pelo POS.

No ERP acesse  CRM> Cartão Fidelidade> Extrato de Pontos, gerando o relatório, observe que ao lado de saldo (quando existir saldo) aparecerá a opção Gerar Vale-Compra.

Ao clicar em Gerar Vale-Compra, apresentará a tela de geração do vale. Clique em Gerar vale-compra.

    

Apresentará uma mensagem informando que o vale foi gerado e perguntando se deseja imprimir o vale-compra.

 

Observe agora que o saldo é zero e a opção de Gerar vale-compra não aparece mais.

Realizando uma venda e realizando o resgate dos pontos no POS

Venda

Depois de realizado as configurações e parametrizado o portal para o uso da rotina de Cartão Fidelidade, sempre que realizar uma venda será contabilizado os pontos para o cliente.  

Realizei a venda no valor de R$ 50,00.

 

Consultar Pontos

Se quiser consultar os pontos, para verificar se está contabilizando corretamente.

Pode acessar CRM> Cartão Fidelidade> Extrato de Pontos, preencha os dados do cliente, o número do cartão fidelidade e o período desejado, em seguida clique em Gerar Relatório.

   

Será apresentado todos os dados referente os pontos ganhos. Observe que a venda que fiz agora, já consta no relatório, data de 21/08/2017 a compra do cliente gerou 10 pontos.

 

Resgatar Pontos no POS

Para resgatar os pontos pelo POS, se estiver tudo configurado e parametrizado corretamente, no momento da venda apresenta a aba de Pontos Resgate. Clicando nela apresentará a quantidade de pontos que o cliente possui.

Se deseja resgatar os pontos basta clicar em Resgate de Pontos Fidelidade.

Apresentará a mensagem abaixo. O total de 40 pontos desse cliente, gerou o valor de R$ 200,00 .

 

Clicando em SIM, será apresentado a mensagem de que o vale – compra foi gerado e será adicionado como pagamento.

 

Observe que o valor do vale entrou como pagamento, basta clicar em finalizar.

Gerar vale-compra no ERP e resgatar no POS

Caso tenha gerado o vale-compra pelo ERP, e o cliente quiser trocar o vale, basta durante a venda clicar na aba Troca no POS e depois na lupa.

 

Informe os dados, período desejado, cliente e clique em listar.  Serão apresentados os vales que já foram gerados seus valores,

Basta escolher o vale a ser utilizado e informar o número do vale no campo Troca, após clique em OK..

 

O valor do vale entrará na venda como forma de pagamento, basta clicar em Finalizar.

 

 


  • Sem rótulos