Atalho

Cobrança Eletrônica CNAB 400

O ERP conta com o intercâmbio de informações de faturas entre Bancos e Empresa para a baixa em lote de faturas. Este recurso é denominado CNAB-400. Através do CNAB-400 os boletos bancários emitidos (através do ERP ou através do Banco) serão pagos pelo cliente no banco e por meio do intercâmbio de informações eletrônicas as faturas poderão ser baixadas diretamente no sistema.
O CNAB-400 é formado por dois arquivos: Remessa e Retorno e é através deles que este intercâmbio eletrônico ocorre. No arquivo remessa é gerado um documento texto com 400 colunas, e nele vão as informações das faturas para o banco. O arquivo retorno é a resposta do banco à empresa em relação ao arquivo remessa enviado, ou seja, a situação das faturas: se elas foram baixadas, recusadas, protestadas, etc. 

Permissão de Usuário

 Acesse: Empresa>Segurança>Configurar usuários

Dentro das permissões do usuário ou grupo desejado, no grupo de Financeiro-Contas a Receber, subgrupo Permissões gerais do grupo financeiro Contas a Receber, dar permissão para cobrança eletrônica.


Bancos Homologados

Hoje o Linx Microvix conta com 15 bancos homologados, somente será possível configurar a cobrança eletrônica se o Banco pertencer a lista abaixo. 

Configuração Bancos

Banco do Brasil (001) - Convênio com 6 posições

Segue abaixo os campos obrigatórios de preenchimento para configuração eletrônica do Banco do Brasil 6 posições.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 001 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 0019.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos (Prefixo da Agência), seguido de um dígito verificador. Obs.: Não pode conter espaço ou traço. Ex.: 67425.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo oito dígitos numéricos. Ex.: 1234. No DAC deve ser informado o dígito verificador. Ex.: 5.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil



  • Carteira para Cobrança Eletrônica: Deverá ser informada ou selecionada (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) a carteira para cobrança eletrônica. Ex.: 31.

Os códigos de carteiras admissíveis são:
11 - Cobrança Simples.
12 - Cobrança Indexada.
15 - Cobrança de Prêmios de Seguro.
17 - Cobrança Direta Especial.
31 - Cobrança Caucionada/Vinculada.
51 - Cobrança Descontada.

  • Número do Banco: Estará preenchido e não disponível para edição o 001.
  • Nome do Banco: Estará preenchido e não disponível para edição BANCO DO BRASIL.
  • Identificação da Empresa: Deverão ser informados seis dígitos (convênio) Ex.: 120963.
  • Instruções: São admissíveis até duas Instruções Codificadas (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção).

     Códigos Admissíveis:

00 - Ausência de instruções.
01 - Cobrar juros.
03 - Protestar no 3º dia útil após o vencimento.
04 - Protestar no 4º dia útil após o vencimento.
05 - Protestar no 5º dia útil após o vencimento.
06 - Indica protesto em dias corridos.
07 - Não protestar.
10 - Protestar no 10º dia corrido após vencimento.
15 - Protestar no 15º dia corrido após vencimento.
20 - Protestar no 20º dia corrido após vencimento.
22 - Conceder desconto só até a data estipulada.
25 - Protestar no 25º dia corrido após vencimento.
30 - Protestar no 30º dia corrido após vencimento.
45 - Protestar no 45º dia corrido após vencimento.
Ex: 00 00


Banco do Brasil (001) - Convênio com 7 posições

Segue abaixo os campos obrigatórios de preenchimento para configuração eletrônica do Banco do Brasil 7 posições.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 001 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 0019.
  • Agência: Deverá conter quatro dígitos numéricos (Prefixo da Agência), seguido de um dígito verificador. Obs.: Não pode conter espaço ou traço. Ex: 67425.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo oito dígitos numéricos. Ex.: 1234. No DAC deve ser informado o dígito verificador. Ex.: 5.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil



  • Carteira para Cobrança Eletrônica: Deve ser informada ou selecionada (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) a carteira para cobrança eletrônica. Ex.: 31.

Os códigos de carteiras admissíveis são:
11 - Cobrança Simples.
12 - Cobrança Indexada.
15 - Cobrança de Prêmios de Seguro.
17 - Cobrança Direta Especial.
31 - Cobrança Caucionada/Vinculada.
51 - Cobrança Descontada.
Obs.: Carteiras conforme manual de Layout Remessa do Banco do Brasil (CNAB-400 - CBR 641/643 – convênio de 07 posições), página 12, campo "carteira" (posição 107).

  • Número do Banco: Estará preenchido e não disponível para edição o 001.
  • Nome do Banco: Estará preenchido e não disponível para edição BANCO DO BRASIL.
  • Identificação da Empresa: Devem ser informados sete dígitos (convênio) Ex.: 1092459.
  • Instruções: São admissíveis até duas Instruções Codificadas (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção). 

    Códigos Admissíveis:

00 – Ausência de instruções.
01 - Cobrar juros.
03 - Protestar no 3º dia útil após o vencimento.
04 - Protestar no 4º dia útil após o vencimento.
05 - Protestar no 5º dia útil após o vencimento.
06 - Indica protesto em dias corridos.
07 - Não protestar.
10 - Protestar no 10º dia corrido após vencimento.
15 - Protestar no 15º dia corrido após vencimento.
20 - Protestar no 20º dia corrido após vencimento.
22 - Conceder desconto só até a data estipulada.
25 - Protestar no 25º dia corrido após vencimento.
30 - Protestar no 30º dia corrido após vencimento.
45 - Protestar no 45º dia corrido após vencimento.
Ex: 00 00


Bradesco (237) 

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Bradesco.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 237 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 2372.
  • Agência: Deve ter cinco dígitos numéricos (Os quatro primeiros números são o código da agência e o último é o dígito verificador). Ex.: 33901.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo sete dígitos numéricos. Ex: 066446. No DAC deve ser informado o dígito verificador da conta corrente. Deve ter somente um dígito numérico. Ex.: 8.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil



  • Código da Empresa no Banco: É um número fornecido pelo Bradesco no cadastramento. Deve ter no máximo vinte dígitos. Ex.: 79161.
  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 237.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Bradesco.
  • Identificação da Empresa: Devem ser informados dezessete dígitos numéricos.

Da esquerda para direita, da seguinte maneira:
Posição - Conteúdo
21 a 21 – Zero (um dígito).
22 a 24 - Código da carteira (três dígitos – se a carteira não possuir três dígitos completar com zeros à esquerda).
25 a 29 - Código da Agência Cedente, sem o dígito verificador (cinco dígitos – como é retirado o dígito verificador, coloca-se um zero à esquerda).
30 a 36 - Conta Corrente (sete dígitos – se a conta corrente não tiver sete dígitos, completar com zeros à esquerda).
37 a 37 - Dígito da Conta corrente (um dígito).
Ex.: 00090339000664468

  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. 




Itaú (341)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Itaú.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido 341-7 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 341-7.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 1234.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter cinco dígitos numéricos. Ex.: 123456.

No DAC deve ser informado um dígito verificador. Ex.: 9. 

Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil


  • Carteira p/ Cobrança Eletrônica: Para a carteira para cobrança eletrônica deverá informar ou selecionar (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) três dígitos numéricos:

103 – SEM REGISTRO COM EMISSÃO E ENTREGA – CARNÊ.
104 - ESCRITURAL ELETRÔNICA – CARNÊ.
108 – DIRETA ELETRÔNICA EMISSÃO INTEGRAL - CARNÊ
112 - ESCRITURAL ELETRÔNICA - simples/contratual.
138 – ESCRITURA ELETRÔNICA – MENSAGEM COLORIDA
147 - ESCRITURAL ELETRÔNICA - DÓLAR 
173 – SEM REGISTRO COM EMISSÃO E ENTREGA.
196 - SEM REGISTRO COM EMISSÃO E ENTREGA – 15 DÍGITOS – CARNÊ.

  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 341.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Itaú.
  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos Preencher (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção).

02 - DEVOLVER APÓS 05 DIAS DO VENCIMENTO.
03 - DEVOLVER APÓS 30 DIAS DO VENCIMENTO.
05 - RECEBER CONFORME INSTRUÇÕES NO PRÓPRIO TÍTULO.
06 - DEVOLVER APÓS 10 DIAS DO VENCIMENTO.
07 - DEVOLVER APÓS 15 DIAS DO VENCIMENTO.
08 - DEVOLVER APÓS 20 DIAS DO VENCIMENTO.

Santander (033)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Santander.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 033 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 0331.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 1269.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter sete dígitos numéricos. Ex.: 0856524.

No DAC deve ser informado dois dígitos verificadores. Ex.: 71.

Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil


  • Carteira p/ Cobrança Eletrônica: Para a carteira p/ cobrança eletrônica deve ser informada ou selecionada (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) somente um dígito:

1 - Eletrônica com Registro;
3 - Caucionada Eletrônica;
4 - Cobrança sem Registro;
5 - Rápida com Registro (Bloqueto emitido pelo cliente);
6 - Caucionada Rápida;
7 - Descontada Eletrônica.

  • Código da Empresa no Banco: É um número fornecido pelo Santander. Deve ter no máximo oito dígitos. Ex: 01873962
  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 033.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Banco Santander.
  • Identificação da Empresa: Deverá ser informado vinte dígitos.

Da esquerda para direita, da seguinte maneira:
Agência (sem o dígito verificador). Exemplo: 1269 (quatro dígitos).
Código da Empresa no Banco. Exemplo: 01873962 (oito dígitos – se não tiver oito dígitos, completar com zeros à esquerda).
Zero (0).
Conta Corrente (sem o DAC - dígito verificador). Exemplo: 0856524 (sete dígitos – se a conta corrente não tiver sete dígitos, completar com zeros à esquerda).
Exemplo do Campo Identificação da Empresa: 12690187396200856524

  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. 

00 - Não há instruções;
02 - Baixar após 15 dias do vencimento;
03 - Baixar após 30 dias do vencimento;
04 - Não baixar;
06 - Protestar;
07 - Não protestar;
08 - Não cobrar juros de mora;
O terceiro campo de instrução deve ficar em branco.


Banrisul (041)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Banrisul.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 041 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 0418.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 0176.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo nove dígitos numéricos. Ex.: 5729473. O campo para preenchimento do DAC não será exibido.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Carteira p/ Cobrança Eletrônica: Deve ser informado ou selecionado (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) somente um caractere. Os códigos de carteiras admissíveis são:

1 - Cobrança Simples.
Demais Tipos Contatar Com Sua Agência Conforme Segue:
2 – Bancos Correspondentes. 
3– Cobrança Caucionada. 
4 – Cobrança em IGPM. 
5 - Cobrança Caucionada CGB Especial. 
6 – Cobrança Simples Seguradora. 
7 – Cobrança em UFIR. 
8 – Cobrança em IDTR. 
9 – Cobrança em CUB. 
A – Cobrança em Módulos De Dólar. 
C – Cobrança Vinculada. 
D – Cobrança CSB. 
E – Cobrança Caucionada – Câmbio. 
F – Cobrança Vêndor. 
H - Cobrança Caucionada Dólar. 
I - Cobrança Caucionada Compror. 
K – Cobrança Simples INCC-M. 
M – Cobrança Partilhada. 
N - Capital de Giro - CGB-ICM. 
R - Desconto de Duplicata. 
S – Vêndor Eletrônico. 

  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 041.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Banrisul.
  • Instruções: São admissíveis até duas Instruções Codificadas (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção).
     Códigos Admissíveis:

01 - Não dispensar comissão de permanência.
08 - Não cobrar comissão de permanência.
09 - Protestar caso não seja pago NN dias após vencimento (posições 370 a 371 = NN).
Obs.: O número de dias para protesto deverá ser igual ou maior que "03".
15 - Devolver se não pago após "NN" dias do vencimento (posições 370 a 371 = NN).
Obs.: Para o número de dias igual a "00" será impresso no bloqueto: "NÃO RECEBER APÓS O VENCIMENTO".
18 - Após "nn" dias do vencimento, cobrar xx,x% de multa.
20 - Após "nn" dias do vencimento, cobrar xx,x% de multa ao mês ou fração.
23 - Não protestar.


Banco Safra (422)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Safra.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 422 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 4227.
  • Agência: Deve ter cinco dígitos numéricos. Ex.: 03701.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo sete dígitos numéricos. Ex: 20639. O DAC deve ter dois dígitos. Ex.: 07.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil


  • Código da Empresa no Banco: É um número fornecido pelo Banco Safra no cadastramento. Ex.: 317204.
  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 422.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Safra.
  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. 

01 - Não receber principal, sem juros de mora.
02 - Devolver se não pago, até 15 dias após o vencimento.
03 - Devolver se não pago, até 30 dias após o vencimento.
04 - Devolver a pedido.
06 - Protestar em "x" dias conf. cad. da conta no banco.
07 - Não protestar.
08 - Não cobrar juros de mora.
16 - Multa (Somente para cobrança registrada).
90 - Desconto por dia de antecipação (Somente para cobrança registrada).
O segundo campo de instrução deve informar (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção) um dos seguintes códigos.
01 - Não receber principal, sem juros de mora.
02 - Devolver se não pago, até 15 dias após o vencimento.
03 - Devolver se não pago, até 30 dias após o vencimento.
04 - Devolver a pedido.
06 - Protestar em "x" dias conf. cad. da conta no banco.
07 - Não protestar.
08 - Não cobrar juros de mora.
16 - Multa (somente para cobrança registrada).
90 - Desconto por dia de antecipação (somente para cobrança registrada).
10 - Para informar número de dias para protesto.
O terceiro campo de instrução deve ser informado caso a instrução 2 seja igual a 10 (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção), corresponde a quantidade de dias para protesto. 


  • Número atual do arquivo: Na primeira vez, ou seja, no ato do cadastramento da configuração eletrônica do banco Safra, preencher com o número informado pelo banco.

Na geração dos arquivos o sistema irá sugerir sempre um número sequencial, mas, o usuário poderá alterar o mesmo.

Sudameris (347)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Sudameris.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 347 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 3475.
  • Agência: Deve conter quatro dígitos numéricos. Ex.: 0175.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo sete dígitos numéricos. Ex: 5236251. O campo para preenchimento do DAC não será exibido.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 347.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Sudameris.
  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. No campo de instrução informar (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção) seguintes códigos:

00 - Confirma Instrução Agência.
03-55 - Número de dias vencidos para protesto.
99 - Não Protestar.


HSBC (399)

Abaixo os campos obrigatórios do banco HSBC.

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 399 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 3999.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 0123.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter seis dígitos numéricos. Ex.: 678901.

No DAC deve ser informado um dígito verificador. Ex.: 0.

  • Instruções p/ bloqueto: Este campo servirá como um complemento que o banco utilizará para ser impresso como mensagem em todos os bloquetos. Pode ser deixado em branco ou informado uma mensagem que contenha até 40 caracteres (incluindo espaços em branco). Não é um campo obrigatório.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 399.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Banco HSBC.
  • Identificação da Empresa: Deve ser informado treze dígitos numéricos. A mesma informação que consta nos campos "Agência" e "Conta Corrente - DAC". Ex: 0123456789010
  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. 







Caixa (104)

Abaixo os campos obrigatórios para o banco Caixa.

  • Modo CNAB400: neste campo estarão disponíveis as opções "SICOB" e "SIGCB". Ao selecionar a opção "SIGCB" os campos "Informar CNPJ/CPF do beneficiário" e "Informar endereço do beneficiário" não estarão habilitados para alteração e não serão influenciados pelo campo "Ativar alterações da Circular 3656 do Banco Central do Brasil".
  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 104 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 1041.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 0419.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter oito dígitos numéricos. Ex.: 12345678.

No DAC deve ser informado um dígito verificador. Ex.: 1.

Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Instruções p/ bloqueto: Este campo servirá como um complemento que o banco utilizará para ser impresso como mensagem em todos os bloquetos. Pode ser deixado em branco ou informado uma mensagem que contenha até 40 caracteres (incluindo espaços em branco). Não é um campo obrigatório.


  • Carteira p/ Cobrança Eletrônica: Deve ser informada ou selecionada (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de carteiras admissíveis para seleção) a carteira para cobrança eletrônica. Ex.: CR.

Os códigos de carteiras admissíveis são:

                 11 - Cobrança Simples (CS).
                 12 - Cobrança Rápida (CR).
                 14 - Cobrança Sem Registro (SR).
                 41 – Cobrança Descontada (DE)

  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 104.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Banco Caixa Econômica Federal.
  • Identificação da Empresa: Deve ser informado dezesseis dígitos. A mesma informação que consta no campo “Código da Empresa no Banco”. Ex.: 0419123000001231
  • Instruções: Deve ter dois dígitos .

    Informar um dos seguintes códigos:


    01 - Protestar com NN dias (NN) Prazo;
    02 - Devolver após NN dias.


Banco Fibra (224)

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 041 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex: 224-1.
  • Agência: Deve ter quatro dígitos numéricos. Ex.: 0001.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter no máximo sete dígitos numéricos. Ex: 0656524. No DAC deve ser informado o dígito verificador. Ex.: 7.

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil


  • Carteira p/ Cobrança Eletrônica: Para a carteira p/ cobrança eletrônica deve ser informado somente um dígito:

1 - Simples - Impressão Banco - Operação para desconto;
2 - Simples - Impressão Cliente;
3 - Simples - Impressão banco;
5 - Vinculada - Impressão Banco;
6 - Vinculada - Impressão Cliente;
D - Desconto - Impressão banco.

  • Número do Banco: Já virá preenchido e não disponível para edição o 224.
  • Nome do Banco: Já virá preenchido e não disponível para edição Banco Fibra.
  • Instruções: Deve ter dois dígitos numéricos. 

01 - Não receber o principal sem os encargos de mora;
05 - Receber conforme instrução no próprio título;
09 - Protestar;
10 - Não protestar;
38 - Conceder desconto;
40 - Conceder desconto, conforme nota de crédito;
43 - Sujeito a protesto se não for pago no vencimento;
83 - Operação referente a vêndor.
O terceiro campo de instrução deve ficar em branco.


Sicredi (748)

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 748 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 748-0.
  • Agência: Deve ter o formato: XXXX-XX (Agência – posto). Ex.: 3309-02.
  • Conta Corrente – DAC: Na Conta Corrente deve ter cinco dígitos numéricos. Ex.: 88775.

No DAC deve ser informado o dígito verificador. Ex.: 6.

Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Instruções p/ bloqueto: Este campo servirá como um complemento que o banco utilizará para ser impresso como mensagem em todos os bloquetos. Este campo é facultativo, ou seja, não é de preenchimento obrigatório, sendo possível deixá-lo em branco ou informado uma mensagem que contenha até 40 caracteres (incluindo espaços em branco).

  • Tipo de Cobrança: Com registro e sem Registro.
  • Marcar a opção: "Utilizar faixa de Nosso Número Fixa (Quando empresa emite o boleto)".
  • Nosso Número Inicial e Nosso Número Final: Com seis dígitos, onde o primeiro deve designar: 1 - Cooperativa cedente, 2 a 9 – Cedente. A faixa de nosso número deve ser pega com o banco e posteriormente informada no sistema.
  • Código da empresa no banco: É necessário informar o código cadastrado no banco para a empresa. Esta informação deve ser pega com o banco e posteriormente informada no sistema.
  • Número do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição o 748.
  • Nome do Banco: Já estará preenchido e não disponível para edição Banco HSBC.
  • Instruções: Preencher (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção) conforme instruções padrões listadas:

Primeiro campo: Preencher com 6 para protestar ou diferente de 6 para não protestar.
Segundo campo: Preencher com a quantidade de dias para protesto automático (no mínimo 3).
Terceiro campo: Preencher com 1 para postar o título ou 2 para não postar e remeter para o cedente.


BankBoston (479)

  • Código completo do Banco: Estará preenchido por 479 e ao lado deve ser informado o dígito da agência. Ex.: 4791.
  • Agência: O código da agência informado neste campo não é gerado no arquivo remessa do BankBoston ao contrário dos outros bancos, portanto não é obrigatório e somente é a nível informativo. Ex.: 0174.
  • Conta Corrente – DAC: O código da conta corrente - DAC informado neste campo também não é gerado no arquivo remessa do BankBoston, portanto não é obrigatório e somente é a nível informativo. Ex.: 5236252.
  • Instruções p/ bloqueto: Este campo servirá como um complemento que o banco utilizará para ser impresso como mensagem em todos os bloquetos. Este campo é facultativo, ou seja, não é de preenchimento obrigatório, sendo possível deixá-lo em branco ou informado uma mensagem que contenha até 40 caracteres (incluindo espaços em branco).

    Sempre selecionar o filtro Ativar alterações de Circular 3656 do Banco Central do Brasil

  • Número do Banco: Já virá preenchido e não disponível para edição o 479.
  • Nome do Banco: Já virá preenchido e não disponível para edição BANKBOSTON.
  • Identificação da Empresa: Deve ser informado até oito dígitos. Ex.: 52342612.
  • Instruções: Informar no campo a instrução codificada para o banco (ao clicar no campo vazio trará as sugestões de instruções admissíveis para seleção). 
    Códigos Admissíveis:

00 – S/ Instr. Nível título.
01 - Prot. Após "DD" dias.
02 - Não protestar.
03 - Devolver após "DD" dias.
Ex.: 00

Configurar Cobrança Eletrônica

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Receber/Cobrança Eletrônica/Configurar

Ao acessar pela primeira vez, será apresentada a tela abaixo, sem cobrança eletrônica cadastrada.

Quando já existir cobrança cadastrada, pode exibir as cobranças homologadas ou somente não homologadas, também filtrar por todos os bancos ou escolher o banco desejado.

Para cadastrar uma cobrança eletrônica clique em Inserir, será necessário escolher o banco, selecione o mesmo e clique em Prosseguir.

Será apresentada a tela de configuração. É necessário configurar as duas abas : Impressão de bloquetos em Laser e Matricial e a aba Geração de arquivos remessa (CNAB-400).

Preencha os dados conforme o banco escolhido, se atente as informações de preenchimento obrigatório do banco. Após configurar a cobrança eletrônica, clique em Salvar.


Cadastrar Banco

Acesse: ADM/Financeiro/Contabilidade/Cadastros Auxiliares/Planos de Conta

Cadastre o banco no qual será configurado a cobrança eletrônica. 

Ativo>Bancos, clique no disquete.

Realize  cadastro


Após  cadastrar o banco é necessário vincular a cobrança eletrônica.

Vincular a Cobrança Eletrônica ao Banco

No cadastro do banco desejado clique no $.


Ao clicar no $ irá apresentar a tela de saldo da conta, no campo Config.Cobrança vincule a cobrança eletrônica que foi configurada para esse banco e clique em Confirmar.


Operações Padrões

Acesse: ADM/Financeiro/Contabilidade/Operações Padrões

É necessário configurar as operações padrões de Faturamento e Frente de Loja.

Operações de  Faturamento

Nas operações de faturamento é necessário configurar a operação Venda a Prazo.


Caso ainda não tenha o histórico desejado cadastrado no sistema, é possivel cadastrar em  ADM/Financeiro/Contabilidade/Cadastros Auxiliares/Histórico

Operações de Frente de Loja

Nas operações de frente de loja é necessário configurar a operação Venda Crediário.


Caso ainda não tenha o histórico desejado cadastrado no sistema, é possivel cadastrar em  ADM/Financeiro/Contabilidade/Cadastros Auxiliares/Histórico

Gerar Boleto Teste

Acesse : ADM/Financeiro/Contas a Receber/Lançamento de Faturas

Informe o código do Cliente, o valor total, o número de parcelas, a forma de pagamento sempre deve ser Crediário, escolha o histórico desejado , a conta fluxo de caixa que você configurou e o vendedor. Clique em Prosseguir.


Confira a data de vencimento e o valor das parcelas, estando tudo correto clique em Confirmar.

As faturas serão geradas.

Você tem a opção de enviar as faturas para o e-mail do cliente ou imprimir.

Para enviar ao banco é necessário imprimir e salvar em PDF.

Ao salvar em PDF, atente-se a configuração de margens antes da impressão. Configure a página exatamente como abaixo.

Envie os boletos e o arquivo remessa para o banco realizar a homologação.


Gerar Remessa

No arquivo remessa é gerado um documento texto com 400 colunas e nele vão as informações das faturas para o banco.

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Receber/Cobrança Eletrônica/Gerar Arquivo Remessa

Informe os filtros desejados, período de emissão, formato de configuração, conta fluxo, forma de pagamento e clique em listar faturas.

Serão apresentados todas as faturas emitidas no período informado, selecione as faturas desejadas e clique em Confirmar.


Será gerado o Arquivo Remessa, clique em "Clique aqui para fazer o download do arquivo remessa" , salve o mesmo no computador e em seguida envie para o banco juntamente com os boletos.


Arquivo Remessa


Arquivo Retorno

O arquivo retorno é a resposta do banco à empresa em relação ao arquivo remessa enviado, ou seja, a situação das faturas: se elas foram baixadas, recusadas, protestadas, etc. No arquivo retorno quem identifica esta situação da fatura é a "ocorrência" e se a ocorrência enviada pelo banco indicar que a fatura foi paga o sistema baixa automaticamente a mesma através da leitura deste arquivo.

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Receber/Cobrança Eletrônica/Processar Arquivo Retorno

Procure pelo arquivo desejado, clique em enviar.

Serão apresentados os arquivos retornos enviados, você tem a opção de processar ou excluir.


Relatórios

Relatório de Faturas

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Receber/Cobrança Eletrônica/Relatórios/Relatório de Faturas

Esse relatório permite a visualização de faturas que foram enviadas e as que não foram enviadas para a remessa. Possui filtros por data de emissão ou vencimento, período e que tipo de faturas irá listar (enviadas, não enviadas ou todas).

Apresentação do relatório conforme filtros selecionados.


Relatório de Lotes

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Receber/Cobrança Eletrônica/Relatórios/Relatório de Lotes

Esse relatório tem como objetivo o controle de faturas enviadas para remessa, através dos números de lotes criados na geração do arquivo e também possibilita o reenvio do mesmo. Para realizar a consulta, basta informar a data de geração (envio) do arquivo remessa.


Na listagem são exibidos os dados principais da remessa: Nr. lote, empresa, data, hora, usuário, quantidade de faturas e valor total.
Ao clicar no link de detalhamento  , todas as faturas enviadas neste lote serão mostradas, juntamente com outros dados, como: data de emissão, valor da fatura, cliente, etc.
Através deste relatório é possível reenviar o lote (link  ) e também visualizar informações mais detalhadas sobre o envio (link  ).


Pagamento Escritural CNAB 240

A rotina de Pagamento Escritural (contas a pagar) consiste em uma ferramenta através da qual se geram arquivos com faturas, os quais devem ser enviados ao banco solicitando o pagamento das mesmas. Através dessa rotina que se processam os arquivos de retorno.

Para o pagamento escritural temos 4 bancos homologados:

Banco Santander

Banco do Brasil

Bradesco

Banco Itaú

A configuração é a mesma da cobrança eletrônica CNAB 400 no contas a receber.

Somente no momento de gerar arquivo remessa e processar o arquivo retorno, o caminho deve ser diferente, ao invés de realizar pelo contas a receber, será pelo contas a pagar.

Muda somente o caminho, pois o procedimento será o mesmo.

Cadastro Cliente/Fornecedor

Acesse: CRM>Cadastro de Cliente e Fornecedores

É necessário que o Fornecedor esteja com os dados financeiros preenchidos.

Na aba de Faturamento / Financeiro informar os dados bancários e selecionar o filtro Conta Principal e Ativo.

Gerar Arquivo remessa

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Pagar/Pagamento Escritural/Gerar Arquivo Remessa

Prrencher os dados conforme desejado.

No campo Forma de lançamento:

  • Quando se tratar de "Crédito em Conta Corrente", somente serão listadas faturas nas quais a conta principal do fornecedor for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora (para mais detalhes, vide o Manual Módulo CRM > Cadastro no trecho referente à guia "Faturamento/Financeiro");
  • No caso de "DOC / TED", "TED – Outra Titularidade", "TED – Mesma Titularidade" ou "Doc Compe" serão listadas aquelas faturas cuja conta principal do fornecedor não for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora;
  • Caso a opção escolhida seja "Liquidação de Títulos do Próprio Banco", serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título do mesmo banco que o da conta pagadora;
  • Se a Forma de Lançamento for "Pagamento de Títulos de Outros Bancos" ou "Títulos de Terceiros", serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título de qualquer banco que não seja o da conta pagadora.
  • Quando a opção escolhida for "TED", "Cheque OP (Ordem de Pagamento)" ou "Crédito em Conta Real Time", serão exibidas todas as faturas do período informado, pertencentes ou não à conta pagadora.

Importante

No cadastro do Fornecedor os dados financeiros precisam estar preenchidos para que o arquivo remessa seja gerado. Na aba Faturamento/Financeiro preencher os dados financeiros do fornecedor.

No boleto o código de barras precisa estar informado para que o arquivo remessa seja gerado. Preencher o código de barras na linha digitável.


Processar Arquivo retorno

Acesse: ADM/Financeiro/Contas a Pagar/Pagamento Escritural/Processar Arquivo Retorno

Procure pelo arquivo desejado, clique em enviar.

Serão apresentados os arquivos retornos enviados, você tem a opção de processar ou excluir.

Dica

Para saber se a ocorrência processa arquivo, no quadro "Resumo das operações contidas neste arquivo", localizar a ocorrência da fatura e , se na coluna "Processa" estiver "Sim", ocorrerá a baixa d título.







  • Sem rótulos