Atalho


 Conciliador de Cartões

O conciliador de cartões tem por objetivo conciliar e baixar de forma automática as faturas, isso para conciliações TEF.

A imagem abaixo ilustra como o conciliador funciona.

Parametrizações

Liberação do módulo 

O conciliador deve ser contratado comercialmente, após contratar deve solicitar  para a equipe Backoffice a liberação do modulo Conciliador no portal.

Planos de Pagamento

ERP > Faturamento > Cadastros auxiliares > Planos de pagamento

Conferir nos planos de pagamento se está vinculada a conta central.

Para o funcionamento do conciliador os planos de pagamentos “Cartões” devem ser cadastrados obrigatoriamente com a conta central da operadora de cartão (com CNPJ da operadora), e não como bandeira.

Conferir o cadastro da operadora no ERP:  CRM > Pesquisa


Parâmetros Restritos

Empresa > Parâmetros Globais > Restrito > Conciliador 3.0

  • Habilitar a versão do modulo a ser utilizado. 
  •  Colocar a Data de ativação
  • Utilizar valor bruto no lançamento contábil de baixa de faturas: ao marca-lo o conciliador realizará o lançamento contábil da baixa sem aplicar o desconto da taxa de cartão. Porém, deverá efetuar um lançamento contábil apenas para a taxa.

Parâmetros Globais

Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador 

  •  Cadastrar o e-mail, os e-mails configurados receberão um alerta diário das faturas vencidas/conciliadas, mas que não foram baixadas (três dias após o vencimento). Para cadastrar mais de um endereço, basta inseri-los separando-os por ponto e vírgula (;). O campo comportará mais ou menos quatro e-mails (120 caracteres)
  • Configurar o vínculo entre as operadoras e cliente, permite relacionar a Operadora com seu respectivo código de cliente (cadastrado no CRM). Para efetuar um vínculo, basta informar um código de cliente. 
  • Configuração das contas Contábeis, é possível associar as operadoras e suas respectivas bandeiras às contas contábeis, para que cada uma tenha seus lançamentos em contas exclusivas para estas movimentações. Além disso, é permitido que uma mesma conta seja associada a diferentes bandeiras. Caso este parâmetro não esteja configurado ou incorreto, a contabilização será incorreta ou inexistente. Na página de configuração, é possível optar por uma conta e replicá-la para as demais bandeiras, basta clicar em “Replicar Contas”.

As contas contábeis são cadastradas em:  ADM/ Financeiro > Contabilidade > Cadastros Auxiliares > Plano de Contas

Permissão de Usuário 

Empresa > Segurança > Configurar usuários

Para obter acesso ao Conciliador, devem-se configurar as permissões de usuário.
Dentro da permissão de usuário desejado, no grupo do Conciliador, subgrupo Permissões gerais do grupo conciliador , selecionar a permissão Acesso ao Conciliador.


Relatórios

Resumo Diário (Visão por Venda)

O relatório de Resumo Diário apresentará as informações agrupadas por dia, relacionando as faturas geradas no ERP e as ações realizadas pela ferramenta. Será possível exibir o resumo dos últimos setequinze e trinta dias, para isso, basta selecionar a opção desejada nos botões de agrupamento, ou ainda, filtrar por um período de datas conforme desejado. 






Na listagem serão exibidas as datas com os totalizadores de valores (bruto, descontado (taxa) e líquido), quantidade de faturas TEF, quantidade de faturas Não TEF, quantidade de conciliações TEF, quantidade de conciliações Não TEF, valor total de conciliados e não conciliados, e percentuais de faturas conciliadas.

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Será possível exportar e imprimir o relatórios sem a necessidade de entrar em cada página para utilizar os recursos, ao comandar a impressão ou a exportação, o sistema considerará todo o período informado independente da paginação.



Resumo Diário (Visão por Baixa)

O relatório de "Resumo Diário - Visão por Baixa" permite visualizar o resumo do movimento diário das baixas realizadas pelo Conciliador de Cartões. Ao acessar o relatório será possível filtrar as informações dos períodos de setequinze ou trinta dias, ou ainda, buscar por um período de datas de acordo com as baixas.

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Na listagem do relatório serão apresentadas as seguintes colunas :

  • Data Baixa: data em que a fatura foi baixada;
  • Valor Bruto: valor total da fatura;
  • Desconto: valor total de descontos da fatura;
  • Valor Líquido: valor total da fatura, menos o total de desconto;
  • Qtd. Faturas Baixadas TEF: quantidade de faturas TEF baixadas no período informado;
  • Qtd. Faturas Baixadas Não TEF: quantidade de faturas baixadas no período informado que não são TEF;
  • Vl. Baixado: valor total das baixas realizadas no período (valor bruto).

Ao final será possível exportar e imprimir o relatório sem a necessidade de entrar em cada página para utilizar os recursos, ao comandar a impressão ou a exportação, o sistema considerará todo o período informado independente da paginação.




Extrato de Lote

O relatório de Extrato por Lote permitirá ao usuário ter uma visualização macro das informações relacionadas ao lote enviadas pela administradora de cartões.

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Ao acessá-lo, a listagem exibida será a do mês corrente, no entanto será possível aplicar filtros para efetuar uma busca específica de lote.






Filtros do relatório extrato por lote

  • Data de Venda: permite filtrar os lotes de vendas recebidos pela operadora de acordo com o período de data definido, com intervalo máximo de trinta dias;
  • Lote de Venda: permite buscar as informações por um determinado número de lote;
  • Data de Vencimento: permite filtrar por lotes informando a data de vencimento;
  • Operadora: permite filtrar pela responsável da liquidação financeira;
  • Bandeira: será possível filtrar os lotes de uma determinada bandeira de cartões.

OBS: É possível filtrar por data de venda e número de lote, simultaneamente, porém se no período informado não for identificado o lote em questão, a busca não retornará nada. 





Caso a listagem retornada após a aplicação dos filtros for muito extensa, é possível navegar entre as páginas através da paginação disponível ao final. 








O relatório pode ser visualizado de forma sintética, na qual serão listados todos os lotes conforme os filtros aplicados. E na forma analítica, que apresentará as informações divididas por níveis, conforme explicado a seguir.





Primeiro Nível - Lote de Venda

Neste nível é possível identificar a quantidade de vendas por dia, data de venda e valores das transações vinculadas ao lote. Serão apresentados os seguintes campos:

  • Operadora: nome da rede autorizada;
  • Lote: identificação do lote da rede (número);
  • Data Venda: dia em que a venda foi realizada;
  • Bandeira: nome da bandeira utilizada;
  • Operação: tipo da operação de venda (débito ou crédito);
  • Quantidade de registros: número de vendas englobadas no lote;
  • Valor bruto: valor bruto do lote;
  • Valor líquido: valor líquido do lote;
  • Número de parcelas: quantidade de parcelas presentes no lote;
  • Status: podem variar entre "Indefinido", "Excluído" e "OK";
  • Taxa administradora: taxa aplicada pela administradora ao valor total das vendas realizadas no lote.



Segundo Nível - Transações

Ao expandir as informações para o segundo nível, através do botão  , é possível identificar as transações realizadas. Serão apresentados os seguintes campos:

  • NSU: código de retorno emitido pela rede autorizadora;
  • Código de autorização: código de autorização do cartão;
  • Tipo de parcelamento: tipo de parcelamento registrado na rede;
  • Número de parcelas: número de parcelas da rede;
  • Valor bruto: valor bruto recebido na rede;
  • Valor líquido: valor líquido recebido na rede;
  • Número cartão: número do cartão registrado na rede;
  • Status: status da transação na rede podem variar entre "Indefinido", "Excluído" e "OK";
  • Tipo de captura: tipo de captura registrada na rede pode variar entre "Manual", "POS" e "PDV".




Terceiro Nível - Parcelas

No terceiro nível, ao expandir as informações através do botão  , é possível identificar a ordem das parcelas juntamente com os seguintes campos:

  • Número da parcela: número da parcela de acordo com a ordem;
  • Valor bruto: valor bruto registrado na rede;
  • Valor líquido: valor líquido registrado na rede;
  • Data previsão de pagamento: data de previsão para o pagamento na rede;
  • Data de pagamento: data do pagamento da transação na rede;
  • Status: status da parcela na rede pode variar entre "Indefinido", "Excluído" e "OK";
  • Código da fatura: número da fatura no ERP (caso haja vínculo);
  • Status conciliação: identifica o status da fatura no Conciliador.







Para recolher todos os níveis de informação, e voltar a visão sintética, basta utilizar o botão  na linha correspondente ao lote. Além disso, ao final da listagem serão exibidos os totalizadores de valor bruto e líquido conforme a quantidade de itens por página. Vale reforçar que os valores correspondem ao total de lotes.

Além disso, ao final da listagem será possível exportar e imprimir o relatório sem a necessidade de entrar em cada página para utilizar os recursos, ao comandar a impressão ou a exportação, o sistema considerará todo o período informado independente da paginação. Se o relatório possuir mais de um nível, haverá dois modos de exibição:

  • Resumido: exportará/imprimirá os dados presentes na tela independente dos níveis contidos no relatório.
  • Expandido: exportará/imprimirá os dados presentes no relatório, porém considerando os níveis de forma expandida.






Taxas Proj/Realiz.

O relatório de Taxas Projetadas e Realizadas permitirá que o usuário tenha conhecimento e controle as informações das taxas utilizadas pelo ERP e a operadora de cartões.


Ao acessá-lo, a listagem exibida corresponderá aos últimos quinze dias, porém será possível aplicar filtros para refinar os resultados conforme desejado.


  • Data de Venda: permite filtrar as faturas indicando um determinado período, desde que não exceda trinta dias;
  • Operadora: permite filtrar por uma determinada operadora de cartões;
  • Exibir faturas conciliadas: por padrão, este filtro será exibido marcado permanentemente, pois o relatório somente poderá apresentar os dados comparativos após a conciliação;
  • Exibir somente faturas com diferença entre taxas: permite filtrar apenas faturas que possuem diferença entre os valores da operadora e do ERP;
  • Tipo Operação: permite filtrar pelo tipo de operação: débito ou crédito;
  • Exibir faturas baixadas: exibe apenas as faturas baixadas, sejam elas de forma automática ou manual. Além disso, também serão apresentadas as que possuem antecipações.

Caso a listagem retornada após a aplicação dos filtros for muito extensa, é possível navegar entre as páginas através da paginação disponível ao final. 






Na visão sintética do relatório, poderão ser verificadas as seguintes informações: 

  • Código Fatura: apresenta o código da fatura no ERP;
  • Data Venda: apresenta a data em que foi registrada a venda;
  • Operadora: apresenta o nome da rede autorizadora;
  • Bandeira: apresenta o nome da bandeira do cartão;
  • Operação: indica se a operação foi de crédito ou débito;
  • Taxa ERP%: apresenta a taxa aplicada pelo ERP;
  • Taxa Operadora %: apresenta a taxa aplicada pela administradora de cartões;
  • Taxa Antecipação %: apresenta taxa aplicada sobre antecipação (somente será apresentada quando houver).

Na forma analítica do relatório, ao expandi-lo, serão exibidas as informações referentes aos valores da fatura no ERP e na Operadora. 

Fatura ERP

  • Valor bruto: exibe o valor bruto referente à fatura;
  • Desconto: exibe o valor correspondente a taxa em reais;
  • Valor líquido: exibe o valor líquido referente à fatura.

Fatura Operadora

  • Valor bruto: exibe o valor bruto referente à fatura;
  • Desconto: exibe o valor correspondente a taxa em reais;
  • Valor líquido: exibe o valor líquido referente à fatura.


OBS: O sistema exibirá o valor original da fatura no ERP, ou seja, caso a taxa cadastrada seja alterada, mesmo que seja realizada a baixa ela permanecerá com o valor.

Quando as taxas divergirem, os valores serão apresentados através de etiquetas, em que:

  • Etiqueta laranja indica uma diferença de 0.01% considerada pouco crítica que não impacta na conciliação.
  • Etiqueta vermelha indica uma diferença superior a 0.01% considerada crítica e pode impactar na conciliação. 

Além disso, ao final da listagem será possível exportar e imprimir o relatório sem a necessidade de entrar em cada página para utilizar os recursos, ao comandar a impressão ou a exportação, o sistema considerará todo o período informado independente da paginação. Se o relatório possuir mais de um nível, haverá dois modos de exibição:

  • Resumido: exportará/imprimirá os dados presentes na tela independente dos níveis contidos no relatório.
  • Expandido: exportará/imprimirá os dados presentes no relatório, porém considerando os níveis de forma expandida.


Auditoria 

O relatório de Auditoria do Conciliador permite visualizar informações enviadas pela adquirente (operadora responsável pela liquidação financeira) e confrontá-las com as faturas existentes no ERP. Ao acessar o relatório, serão apresentados os registros dos últimos 7 dias (datas da venda), porém será possível filtrar entre 7, 15 ou 30 dias. Além do filtro de dias, será possível filtrar as informações através do seguintes campos:

  • Data da Venda: permite informar período de vendas em que deseja-se visualizar;
  • Operadora: permite selecionar a adquirente responsável pela liquidação financeira;
  • Bandeira: permite filtrar pela bandeira de cartões;
  • Código da Fatura: possibilita informar o código da fatura, caso desejar;
  • Status: permite filtrar pelo status das faturas.

Os filtros "Operadora", "Bandeira", "Código da Fatura" e "Status" somente serão aplicados na listagem dos Dados da Operadora, já o filtro "Código da Fatura", corresponderá apenas aos dados de fatura do ERP. Apenas o filtro "Data da Venda" será aplicado em ambas as informações.

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As colunas a seguir referem-se aos Dados da Operadora:

  • TEF / Não TEF: informa se a fatura é do tipo TEF ou Não TEF;
  • Operadora: corresponde a adquirente do cartão;
  • Operação: apresenta a operação financeira (débito ou crédito) vinculada ao plano de pagamento;
  • Data da Venda: data da fatura na venda;
  • Data do Vencimento: data do vencimento das faturas;
  • Data Baixa: data em que a operadora realizará o pagamento;
  • N° Parc/Total: corresponde ao número da parcela e ao número total de parcelas da fatura;
  • Valor Bruto: valor total da fatura;
  • Taxa: valor total de descontos (taxa da operadora) aplicados na fatura;
  • Valor Líquido: valor total da fatura, menos o total de desconto;
  • Cód. Autorização: código de autorização gerado na venda.




As colunas a seguir referem-se aos Dados da Operadora:

  • Status: informar a situação da fatura com relação a conciliação com a adquirente (NC (não conciliada), CA (conciliada automaticamente), CM (conciliada manualmente), etc.);
  • Data Venda: data da fatura no momento da venda;
  • Data Vencimento: data de vencimento da fatura;
  • Nº Parc / Total: corresponde ao número da parcela e ao número total de parcelas da fatura;
  • Valor Bruto: valor total da fatura;
  • Taxa: valor total de descontos (taxa da operadora) aplicados na fatura;
  • Valor Líquido: valor total da fatura, menos o total de desconto;
  • Operação: apresenta a operação financeira (débito ou crédito) vinculada ao plano de pagamento;
  • NSU: número sequencial único gerado na venda;
  • CódAutorização: código de autorização gerado na venda;
  • Fatura: corresponde ao número da fatura;
  • Documento / Série: número do documento e da série da venda.




Será possível exportar e imprimir o relatório sem a necessidade de entrar em cada página para utilizar os recursos, ao comandar a impressão ou a exportação, o sistema considerará todo o período informado independente da paginação.



Usabilidade 


Com as devidas permissões concedidas, no menu do Microvix ERP estará disponível a opção “Conciliador”, ao clicar em Acessar as credenciais serão autenticadas e uma nova página será exibida com a tela inicial da aplicação.

Ao acessar o Conciliador, serão apresentados na página inicial alguns dados sobre as conciliações efetuadas no sistema, tais como: Conciliação TEF, Conciliações Não TEF, gráfico apresentando vendas com TEF e sem TEF, e um comparativo de vendas credito x Venda Debito.

Os resultados são com base nas movimentações realizadas nos últimos 7 dias.


Totalizadores


Tem como objetivo demonstrar um resumo em quantidade das conciliações efetuadas nos últimos processos. O conciliador apresenta os totalizadores de Conciliações com TE e Conciliações Não TEF.

  • Não conciliadas: Exibe a quantidade de faturas que no momento da leitura do arquivo tiveram divergências e não puderam ser conciliadas. Assim, é necessário conciliar manualmente cada registro;
  • Conciliadas manualmente: Exibe a quantidade de faturas que no momento da conciliação automática tiveram divergências, porém foram conciliadas manualmente.
  • Conciliadas automaticamente: Faturas conciliadas com os registros das administradoras de cartões no momento da leitura do arquivo;
  • Não baixadas: Exibe a quantidade de faturas que no momento da baixa tiveram divergências e não puderam ser baixadas. Neste caso, é necessário acessar o arquivo de conciliação e acertar os registros manualmente;
  • Baixadas manualmente: Exibe a quantidade de faturas que no momento da baixa tiveram divergências, mas já foram baixadas manualmente.
  • Baixadas automaticamente: Faturas baixadas no momento da leitura do arquivo;

Antecipações

As antecipações financeiras são valores adiantados pelas adquirentes aos estabelecimentos antes do prazo acordado. O Conciliador realizará a baixa destas antecipações para que seja sinalizado o recebimento.

Para baixar as faturas antecipadas é necessário que elas estejam conciliadas – CA- Automaticamente (para TEFs) ou CM - Manualmente (para Não TEFs) –, além disso, para identifica-las será destacada uma linha na listagem, conforme abaixo.


Ao acessar a tela de Conciliação de Fatura, em “Antecipação de Fatura”, estarão descritos os dados da antecipação (data, número do documento, parcela, valor líquido original, valor líquido antecipado e desconto) e o botão “Aceitar antecipação”, para que o usuário dê o consentimento para o valor que será adiantado.


Após o aceite, a fatura pode ser visualizada acionando o botão “AA (Antecipações Aceitas)”, na barra de acesso rápido, conforme abaixo.


Além disso, um histórico ficará gravado, e após realizar a baixa, a antecipação passará para a página “AR (Antecipações Realizadas)”, conforme as imagens a seguir.

 Conciliações TEF


Na aba “Conciliações TEF” será apresentada uma listagem das faturas (TEF) que foram geradas pelo Microvix ERP nos últimos sete dias. Para este tipo de operação, a conciliação acontecerá automaticamente, sempre que o sistema encontrar para cada fatura informações vindas da operadora com igualdade nos campos: CNPJ, Data da Venda, Valor da Fatura, NSU e/ou Código de Autorização. Além da conciliação automática, o sistema realizará a baixa da fatura no ERP e efetuará o lançamento contábil referente à operação, também de forma automática.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  •  Após o processo de consumo e armazenagem de dados, o serviço realizará automaticamente as conciliações por portal e empresa de todas as faturas (TEF) válidas e não baixadas no Microvix ERP.
  •  As informações desta aba respeitarão a data de ativação do módulo como limite inicial para apresentação da listagem.
  • As faturas lançadas no Microvix ERP serão exibidas no Conciliador um dia após a geração. O prazo de um dia é o tempo necessário para a disponibilização das informações pela Operadora.
  • As faturas que foram conciliadas automaticamente não poderão ser alteradas.
  • Todas as baixas realizadas irão refletir no módulo de Contas a Receber e na Contabilidade, conforme parametrização utilizada pela empresa no sistema.


É possível visualizar as faturas, agrupando-as por seus status, conforme os botões e legendas especificados abaixo:

  • NC: Não Conciliadas
  • CA: Conciliadas Automaticamente
  • NB: Não Baixadas
  • BM: Baixadas manualmente
  • BA: Baixadas Automaticamente
  • AA: Antecipações Aceitas
  • AR: Antecipações Realizadas


Além disso, através do botão “Filtrar” é possível definir diversos tipos de combinações, para que a listagem apresentada esteja conforme a necessidade da ocasião.

  • Código Fatura: permite buscar pelas faturas que estão registradas no sistema;
  • Tipo de Operação: permite buscar por faturas crédito e débito;
  • NSU: permite buscar pelo número de NSU (código de retorno emitido pela rede adquirente) atrelado à venda;
  • Data de Venda: de preenchimento obrigatório, este campo permite buscar pela data de emissão das faturas, com um intervalo máximo de trinta dias;
  • Data de Vencimento: permite buscar pela data de vencimento das faturas, com um intervalo máximo de trinta dias;
  • Valor Bruto: permite buscar as faturas pelo seu valor bruto;
  • Valor Líquido: permite buscar as faturas pelo seu valor líquido;
  • Taxa: permite buscar o valor das taxas aplicadas pelas adquirentes no momento da venda;
  • Ordem Parcela: permite buscar pela ordem da parcela, por exemplo: parcela 2 de 3;
  • Total Parcela: permite buscar pelo número total de parcelas, por exemplo: 3 - uma venda dividida em 3 vezes;
  • Operadora: permite buscar pela adquirente responsável.


Após aplicar os filtros desejados, a listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas “Cód. Fatura, Data Venda, Data Venc., Vl. Fatura, Taxa, Vl. a Receber, Parcela e NSU”. Além disso, ao final será apresentado um botão com o status naquele momento, ao acessá-lo serão apresentadas as informações referentes à fatura escolhida.


Nos detalhes da conciliação serão apresentadas as informações como:

  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referentes à fatura em questão;
  •  Conciliação Realizada: exibe as informações correspondentes a parcela conciliada;
  •  Histórico da Fatura: exibe o histórico de operações realizadas pelo sistema para a fatura em questão;
  • Detalhes da Venda: exibe informações referentes às faturas vinculadas a venda original.
    Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão.

Ao final da listagem serão apresentados totalizadores com as informações de “Valor Bruto, Valor Descontado, Valor Líquido, Total de Faturas e Itens por Página”.


Em que:

  •  Valor Bruto: refere-se ao valor total das faturas;
  •  Valor Descontado: refere-se ao valor total das taxas das faturas;
  • Valor Líquido: refere-se ao resultante da expressão (Valor Bruto – Valor Descontado) das faturas;
  • Total Faturas: refere-se à quantidade total de faturas TEF;
  •  Itens por Página: refere-se à quantidade de itens exibidos na página conforme configuração definida pelo usuário.

Para configurar o número de faturas exibidas na página, basta selecionar a quantidade desejada na opção “Itens por Página”. Do mesmo modo, para navegar nas demais, basta selecionar a página desejada na opção “Página”, conforme abaixo.



Conciliações NÃO TEF

Na aba “Conciliações Não TEF” será exibida uma listagem com as faturas (Não TEF) geradas pelo Microvix ERP nos últimos sete dias. Para este tipo de operação a conciliação não acontecerá automaticamente, e o sistema buscará sugerir a informação com maior compatibilidade para que o usuário realize a baixa manual.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • As informações desta aba respeitarão a data de ativação do módulo como limite inicial para apresentação da listagem.
  • As faturas lançadas no Linx Microvix | ERP serão exibidas no Conciliador um dia após a geração. O prazo de um dia é o tempo necessário para a disponibilização das informações pela Operadora.
  • Todas as baixas realizadas irão refletir no módulo de Contas a Receber e na Contabilidade, conforme parametrização utilizada pela empresa no sistema.

É possível visualizar as faturas, agrupando-as por seus status, conforme os botões e legendas especificados abaixo:

  • NC: Não Conciliadas
  • CM: Conciliadas Manualmente
  • NB: Não Baixadas
  • BM: Baixadas manualmente
  • BA: Baixadas Automaticamente
  • AA: Antecipações Aceitas
  • AR: Antecipações Realizadas


Além disso, através do botão “Filtrar” é possível definir diversos tipos de combinações, para que a listagem apresentada esteja conforme a necessidade da ocasião.

  • Código Fatura: permite buscar pelas faturas que estão registradas no sistema;
  • Tipo de Operação: permite buscar por faturas crédito e débito;
  •  NSU: permite buscar pelo número de NSU (código de retorno emitido pela rede adquirente) atrelado à venda;
  • Data de Venda: de preenchimento obrigatório, este campo permite buscar pela data de emissão das faturas, com um intervalo máximo de trinta dias;
  • Data de Vencimento: permite buscar pela data de vencimento das faturas, com um intervalo máximo de trinta dias;
  • Valor Bruto: permite buscar as faturas pelo seu valor bruto;
  •  Valor Líquido: permite buscar as faturas pelo seu valor líquido;
  •  Taxa: permite buscar o valor das taxas aplicadas pelas adquirentes no momento da venda;
  •  Ordem Parcela: permite buscar pela ordem da parcela, por exemplo: parcela 2 de 3;
  •  Total Parcela: permite buscar pelo número total de parcelas, por exemplo: 3 - uma venda dividida em 3 vezes;
  •  Operadora: permite buscar pela adquirente responsável.

Após aplicar os filtros desejados, a listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas “Cód. Fatura, Data Venda, Data Venc., Vl. Fatura, Taxa, Vl. a Receber, Parcela e NSU”. Para este caso, de faturas não TEF, o sistema buscará apresentar ao usuário sugestões para que a conciliação seja realizada manualmente, portanto a coluna NSU estará em branco ou em cinza claro, conforme abaixo.


Além disso, ao final será apresentado um botão com o status naquele momento, ao acessá-lo serão apresentadas as informações referentes à fatura escolhida.


Nos detalhes da conciliação serão apresentadas as informações como:

  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referentes à fatura em questão;
  • Conciliação Realizada: exibe as informações correspondentes a parcela conciliada;
  • Histórico da Fatura: exibe o histórico de operações realizadas pelo sistema para a fatura em questão;
  • Detalhes da Venda: exibe informações referentes às faturas vinculadas a venda original.
    Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão.

Status: Não Conciliada (NC) - Conciliações Não TEF

Para faturas não TEF, o campo NSU não é armazenado pelo sistema impossibilitando que a amarração com a venda seja realizada automaticamente. Deste modo, a coluna NSU aparecerá em branco ou com uma sugestão na cor cinza, para conciliação manual.


O status neste momento será “NC (Não Conciliada)”, e ao selecioná-lo haverá a possibilidade de conciliação manual na opção “Sugestões para Conciliação”. Neste campo serão apresentados os dados da parcela informada pela adquirente e que pode corresponder à fatura em questão. A sugestão pode ocorrer de duas formas:

  • Buscando por uma única parcela correspondente para a venda, comparando “Data da Venda, Data do Vencimento (+/- 3 dias), Valor Bruto, Valor Líquido (+/- 3 centavos), Número da Parcela e Total de Parcelas”;
  •  Aumentando o filtro de dias para +/- 5, e de valor para +/- 5 centavos, quando não encontrar uma única sugestão.

Ao clicar em “Conciliar” será estabelecido o vínculo entre a fatura gerada no Microvix ERP e a parcela retornada pela adquirente. Além disso, o status será modificado para “CM (Conciliada Manualmente)” e o número sugerido de NSU, estará apresentado na listagem na cor preta.


Nos detalhes, será exibida a opção de “Conciliação Realizada” com as informações da fatura conciliada e a oportunidade de desconciliação, caso necessário. Além disso, o sistema gravará um histórico das movimentações realizadas.



O status “Não Conciliada” pode ocorrer também, quando houver falta de informações advindas da adquirente, neste caso o sistema o notificará da seguinte forma:

Isto ocorre porque após a geração da fatura, a adquirente tem um prazo de três dias para enviar as informações e efetivar a conciliação. Se isto não ocorrer, e as informações não forem repassadas, é necessário entrar em contato com a operadora e verificar o ocorrido. Para casos que a adquirente já tenha efetuado o pagamento, mas não esteja disponível no módulo, deve-se contatar o Suporte Técnico Microvix para reportar o problema com o extrato do pagamento em mãos.

 Status Baixadas Manualmente (BM) - Conciliações Não TEF

Se a baixa não acontecer automaticamente, passados três dias do vencimento, será possível fazê-la manualmente, mesmo que nenhuma conciliação tenha sido realizada e nenhum vínculo estabelecido com a adquirente.

Após a baixa, será gravado no histórico da fatura a data, o usuário e a ação realizada, além disso, o status mudará de NC para BM (Baixada Manualmente).


Caso necessário, será possível desfazer a baixa, deste modo, todos os lançamentos efetuados serão desfeitos e o status da fatura no Conciliador será novamente para NC (Não Conciliada).


  • Sem rótulos