Atalhos

Contingência Fiscal.


O módulo Contingência fiscal dispõe das seguintes funcionalidades: cadastro de clientes, pesquisa de produtos, Escriturar nota emitida Manualmente.
Seu funcionando é WEB, e a disponibilidade de cada uma das rotinas indicada depende de uma parametrização (Empresa> parâmetros Globais> Acesso restrito> Faturamento> Links ativos) que é feita pelo suporte ou consultor de implantação Linx.
Ao logar é emitido uma msg para que você esteja ciente que seu uso, deve ser utilizado somente quando indisponível o POS, e sempre acompanhado de um documento de NF válido. Se não utilizado nestas situações a empresa passa estar sujeita a autuação fiscal.

Se optar por não concordar, entendemos que não pode ser utilizado o módulo pois estas regras são determinadas pela Legislação. (toda movimentação de venda tem que ser acompanhada por um documento de venda válido)

Estando ciente da legislação, caso algum documento seja lançado no contingencia e não entregue um comprovante com validade fiscal ao cliente, o usuário assume a responsabilidade de sonegação. Estando sujeito a penalidade fiscal. No entanto se emitido o documento a venda estará dentro da realidade.


Parametrização.


Para ativação do módulo é necessário solicitar a ativação para o suporte ou consultor linx, disponível em: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> POS> Contingência Fiscal.
Após habilitado é necessário conceder as permissões de usuários a todos que devem ter acesso ao módulo.


Lançamento de Vendas – Escriturar nota fiscal emitida manualmente


Informe a tabela de preço e vendedor
Os itens podem ser inseridos diretamente pelo campo cod produto/serial que automaticamente o item entra na venda, ou através dos campos de pesquisa, após identificar o produto na listagem clique no código do produto "em vermelho"

Confirme os dados a serem inseridos, e clique em "Inserir"

Durante a inserção de itens, é possível clicar em abortar venda para cancelar a abertura desta venda, ou se clicar em nova venda, esta que foi iniciada fica como venda em aberto, e se inicia uma nova venda.

Na tela de finalização de venda, deve ser informado o plano de pagamento e o cliente. Caso seja necessário lançar mais algum item mesmo já tendo seguido para o pagamento, basta clicar em inserir item.

Se necessário fazer uma troca, a mesma pode ser feita clicando na opção "N° Vale", a tela abaixo será aberta, se utilizado as opções cupom/item além de fazer toda devolução do item e gerado o vale, o mesmo é inserido automaticamente e descontado do valor da venda. Caso a devolução já tenha sido feita, e você apenas precisa saber o numero do vale, pode utilizar o recurso de "listagem dos vale compras"


Troca por Cupom


Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:

Automaticamente o ERP busca as informações do cupom, basta selecionar a quantidade/filtro "tocar"/ vendedor/Motivo/OBS e clicar em finalizar

Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.


Troca por Item


Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:

Após utilizar os filtros para encontrar o item, selecione a tabela de preços utilizada para esta devolução, preencha os demais campos e clique em finalizar:

Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.


Vale compras Avulso:


Possibilita a geração de vale compras avulso. Indicado para gerar bonificações para clientes. Não deve ser utilizado para gerar trocas.


Relatório de Vale compras:


Possibilita a geração do relatório de vales conforme filtros utilizados. Através desta listagem o mesmo pode ser excluído, ou ao clicar no número do vale, o mesmo pode ser reimpresso.


Vouncher Trocafone:



Exclusivo para o uso de empresas que vende aparelho celular, no formato de venda com parceria com a empresa "Trocafone"
Neste caso a listagem de produtos disponíveis será de acordo com o que for disponibilizado para o trocafone., informar o voucher (gerado no site do trocafone) e automaticamente o valor e cliente será preenchido.
Informe o vendedor e clique em prosseguir.
Este processo é realizado para transformar o vouncher trocafone, em um vale compras para ser utilizado no Microvix.

Após clicar em "Finalizar Vendas", confirme os dados e clique em salvar, se tiver algo a ser ajustado clique em "Alterar":

Após validar os dados é preciso transformar a venda em NF, preencha os dados necessários e clique em "Transformar". Se utilizado uma serie de Nfe, basta entrar entrar no módulo e autorizar a nota.
Caso não utilize o módulo de Nfe é necessário emitir o documento fiscal lançado no contingencia através do seu emissor de Nf, para que esta operação tenha validade fiscal. E se diante uma fiscalização este documento for questionado o usuário pode comprovar que o mesmo foi devidamente emitido, e não apenas lançado no ERP.


Cadastro de Cliente.


Permite o cadastro de novos clientes conforme campos abaixo, prencha todos os campos. Os que tiverem destacados com "*" são de preenchimento obrigatórios, ou seja não será possível salvar o cadastro sem estas informações.


 Pesquisa de Produtos.


É possível pesquisar os produtos padrão ou por grade.


Pesquisa de produtos (Padrão)


Tabela de Preço: deve ser prenchido para que na consulta do produto seja exibido o valor em deste, conforme determinada tabela selecionada.
Para pesquisar o produto, é possível utilizar os filtros de pesquisa (nome, códgo, cód auxiliar, referencia ou código de barras), selecione uma opção, descreva e clique em "pesquisar"

Serão listados todos os itens que correspondam os filtros utilizados conforme abaixo:


Pesquisa de Produtos por grade:


Utilize apenas os filtros desejados, e clique em gerar relatório:

Serão listado os itens conforme filtors utilizados:

Utilização do módulo Contingência.


Contingência.


O módulo Contingência dispoe de diversas funcionalidades como: cadastro de clientes, pesquisa de produtos, transforma venda em NF, rotinas fiscais, listagem de vendas em aberto, importação de vendas no POS, lançamento de vendas manual que devem ser emitidas atraves de NF.
Seu funcionando é WEB, e a disponibilidade de cada uma das rotinas indicada depende de uma parametrização (Empresa> parametros Globais> Acesso restrito> Faturamento> Links ativos) que é feita pelo suporte ou consultor de implantação Linx.
Ao logar é emitido uma msg para que você esteja ciente que seu uso, deve ser utilizado somente quando indisponível o POS, e sempre acompanhado de um documento de NF válido. Se não utilizado nestas situações a empresa passa estar sujeita a autuação fiscal.

Se optar por não concordar, entendemos que não pode ser utilizado o módulo pois estas regras são determinadas pela Legislação. (toda movimentação de venda tem que ser acompanhada por um documento de venda válido)

Estando ciente da legislação, caso algum documento seja lançado no contingencia e não entregue um comprovante com validade fiscal ao cliente, o usuário assume a responsabilidade de sonegação. Estando sujeito a penalidade fiscal. No entanto se emitido o documento a venda estará dentro da realidade.


Lançamento de Vendas.


Informe o numero da ficha e clique em "Enviar"

Informe a tabela de preço e vendedor
Os itens podem ser inseridos diretamente pelo campo cod produto/serial que automaticamente o item entra na venda, ou através dos campos de pesquisa, após identificar o produto na listagem clique no código do produto "em vermelho"

Confirme os dados a serem inseridos, e clique em "Inserir"

Após inserir todos os itens clique em finalizar venda.
Durante a inserção de itens, é possível clicar em abortar venda para cancelar a abertura desta venda, ou se clicar em nova venda, esta que foi iniciada fica como venda em aberto, e se inicia uma nova venda.

Na tela de finalização de venda, deve ser informado o plano de pagamento e o cliente. Caso seja necessário lançar mais algum intem mesmo já tendo seguido para o pagamento, basta clicar em inserir item.

Se necessário fazer uma troca, a mesma pode ser feita clicando na opção "N° Vale", a tela abaixo será aberta, se utilizado as opções cupom/item além de fazer toda devolução do item e gerado o vale, o mesmo é inserido automaticamente e descontado do valor da venda. Caso a devolução já tenha sido feita, e você apenas precisa saber o numero do vale, pode utilizar o recurso de "listagem dos vale compras"


Troca por Cupom


Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:

Automaticamente o ERP busca as informações do cupom, basta selecionar a quantidade/filtro "tocar"/ vendedor/Motivo/OBS e clicar em finalizar

Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.


Troca por Item


Possibilita a troca de mercadorias através do cupom fiscal, desta forma ao selecionar os filtros:

Após utilizar os filtros para encontrar o item, selecione a tabela de preços utilizada para esta devolução, preencha os demais campos e clique em finalizar:

Automaticamente é emitido uma nota fiscal, e gerado um vale compras para que o cliente utilize em uma nova compra.


 Vale compras Avulso:


Possibilita a geração de vale compras avulso. Indicado para gerar bonificações para clientes. Não deve ser utilizado para gerar trocas.


Relatório de Vale compras:


Possibilita a geração do relatório de vales conforme filtros utilizados. Através desta listagem o mesmo pode ser excluído, ou ao clicar no número do vale, o mesmo pode ser reimpresso.


Vouncher Trocafone:



Exclusivo para o uso de empresas que vende aparelho celular, no formato de venda com parceria com a empresa "Trocafone"
Neste caso a listagem de produtos disponíveis será de acordo com o que for disponibilizado para o trocafone., informar o voucher (gerado no site do trocafone) e automaticamente o valor e cliente será preenchido.
Informe o vendedor e clique em prosseguir.
Este processo é realizado para transformar o vouncher trocafone, em um vale compras para ser utilizado no Microvix.

Após clicar em "Finalizar Vendas", confirme os dados e clique em salvar, se tiver algo a ser ajustado clique em "Alterar":

Após validar os dados é preciso transformar a venda em NF, preencha os dados necessários e clique em "Transformar". Se utilizado uma serie de Nfe, basta entrar entrar no módulo e autorizar a nota.
Caso não utilize o módulo de Nfe é necessário emitir o documento fiscal lançado no contingencia através do seu emissor de Nf, para que esta operação tenha validade fiscal. E se diante uma fiscalização este documento for questionado o usuário pode comprovar que o mesmo foi devidamente emitido, e não apenas lançado no ERP.


Cadastro de Cliente.


Permite o cadastro de novos clientes conforme campos abaixo, prencha todos os campos. Os que tiverem destacados com "*" são de preenchimento obrigatórios, ou seja não será possível salvar o cadastro sem estas informações.

Pesquisa de Produtos.


É possível pesquisar os produtos padrão ou por grade.

Pesquisa de produtos (Padrão)


Tabela de Preço: deve ser prenchido para que na consulta do produto seja exibido o valor em deste, conforme determinada tabela selecionada.
Para pesquisar o produto, é possível utilizar os filtros de pesquisa (nome, códgo, cód auxiliar, referencia ou código de barras), selecione uma opção, descreva e clique em "pesquisar"

Serão listados todos os itens que correspondam os filtros utilizados conforme abaixo:


Pesquisa de Produtos por grade:


Utilize apenas os filtros desejados, e clique em gerar relatório:

Serão listado os itens conforme filtors utilizados:


Transformar venda em Nota fiscal.


Se a venda foi inciada, e ainda não concluida, ou caso tenha lançado uma pré venda pendente de finalização, basta incluir o numero da ficha, e finalizar a emissão de NF.


Rotinas Fiscais


Possibilita o lançamento de suprimentos, sangrias e visualizar os lançamentos através da listagem.


Suprimentos:


Entrada de valores no caixa.
Informe a data, valor, observação e o histórico a ser contabilizado e clique em salvar.
Se tiver alguma dúvida com relação ao histórico a ser lançado, consulte seu gestor ou o contador da loja.


Sangrias:


Retirada de valores no caixa.
Informe a data, valor, observação e o histórico a ser contabilizado e clique em salvar.
Se tiver alguma dúvida com relação ao histórico a ser lançado, consulte seu gestor ou o contador da loja.


Listagem Sangrias / Suprimentos:


Relatório que exibe todos os lançamentos de sangrias e suprimentos realizado conforme os filtros utilizados:


Listar Vendas em Aberto


Possibilita a visualização de todas as vendas iniciadas e não finalizadas. Através do numero da ficha destacado em vermelho é possível continuar a pré venda, ou realizar o agrupamento selecionado as Pré vendas desejadas e clicando em Agrupar:


Importar Venda do POS


Possibilita a importação, de pré vendas, lançadas no POS, para que sejam finalizadas através de emissão de Nota Fiscal pelo módulo de Contingência.
Selecione o periodo e usuário que lançou a venda, em seguida clique em listar: