Linx Microvix – Cadastrar ou alterar Plano de Pagamento com TEF

Atalhos


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Para que o usuário possa cadastrar ou altera " do usuário> faturamento> Cadastros Auxiliares> planos de pagamento.









Cadastro de plano de pagamento com TEF 

Para planos de pagamento TEF ,  é necessário ter os planos  cadastrados e parametrizados com a opção: "USA TEF" e meio de Pagamento "Cartão" selecionado.
Acesse: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Planos de pagamento.


"Tipo de Plano" Selecione Venda;

"Forma de pagamento", Quando o cadastro for para plano com TEF, sempre será Cartão(5);

"Empresas", Selecione as empresas que estarão disponível esse plano de pagamento;

Adquirente/Operadora: Informar a operadora do cartão.

Bandeira: Selecionar a bandeira do cartão.

Tipo de Transação: Selecionar Débito ou Crédito

"Nome do Plano " , Defina de acordo com o nome dos cartões liberados para uso na loja;

"Usa TEF", para vendas realizadas em cartão Transferência Eletrônica de Fundos;

"Plano com Entrada", Se esta opção estiver marcada, no momento da venda abre o campo "Entrada", em que será possível o usuário informar o valor de entrada para operações a prazo;

" Gerar vencimento fixo", se for feita a opção por gerar vencimento fixo, espera-se, que a forma de pagamento seja a prazo. Neste caso, deve-se considerar uma das seguintes situações:

" Gera vencimento fixo" marcada e campo "Dia" definido: as faturas serão geradas seguindo a data inserida nesse campo. Por exemplo, se a venda foi realizada no dia 28/10 e a data definida for 15, o vencimento acontecerá no dia 15 de cada mês conforme a quantidade de parcelas;

"Gera vencimento fixo" marcada e campo "Dia" em branco: o Vencimento sempre será o da data da venda. Por exemplo, em um plano configurado com 3 parcelas ao realizar uma venda no dia 28/10/2017 os vencimentos ficaram da seguinte forma:






Quando marcado esse parâmetro no plano de pagamento, ele sempre vai respeitar esse parâmetro, ou seja, será ignorado a configuração feita em prazo entres as parcelas.

"Gera vencimento fixo" desmarcada: neste caso o sistema considerará as definições realizadas no campo "Prazo entre parcelas".


" Permite venda com itens promocionais", se não estiver marcado esse parâmetro, o sistema bloqueará vendas que tenham produtos no período de promoção e que o valor unitário (valor de venda) é menor que o valor da tabela de preços selecionada (Rotinas de Emissão de Nota Fiscal e Frente de Loja).

"Índice", é o índice de acréscimo ou desconto que será aplicado sobre o valor da venda podendo alterar o mesmo.Para calcular o novo valor com acréscimo (de acordo com o índice do plano) o sistema considera: Novo valor = (valor da venda * índice * quantidade de parcelas). Exemplo, se uma venda de R$ 30,00 for paga em três parcelas. Selecionando um plano de pagamento em que o índice seja 1, o novo valor será R$ 90,00 (30 * 1 * 3). Para indicar que este plano não possui índice de acréscimo basta informar o valor zero neste campo. E para calcular o novo valor com desconto é levado em consideração: Novo valor = (valor da venda ou compra * índice). 

Exemplo para encontrar o índice:

Se o desconto for igual a 40%, o índice, portanto será 0,60. Pois é feito o seguinte cálculo: 100 – 40 (percentual de desconto) = 60 (Resultado).
Ou seja, 60 (Resultado) / 100 = 0,60 que é, portanto, o índice de desconto. Se o valor da venda for R$ 300,00 então o novo valor da venda/compra será R$ 300,00 * 0,60 = R$ 180,00. Ou seja, R$ 300,00 – 40% de desconto = R$ 180,00.  Caso a venda ou compra seja parcelada e possua desconto é necessário dividir o valor do índice pela quantidade de parcelas, e o resultado dessa divisão será o novo índice. Para compreender melhor, pode-se observar o seguinte exemplo:  Exemplo:
Suponha que o valor da venda seja R$ 300,00.
Desconto = 40%.
Quantidade de parcelas = 5.O índice nesse caso será 0,60 / 5 = 0,12. Ou seja, a fórmula para encontrar o novo valor da venda/compra será:
Valor da venda * índice * quantidade de parcelas => R$ 300,00 * 0,12 * 5 = R$ 180,00


"Taxa Financeira", para planos de pagamento que tiverem as formas "Cartão" ou "Convênio", é o valor percentual a ser pago às administradoras de cartões e conveniadas. 


"Coeficiente de Comissão" Coeficiente para ser utilizado no cálculo de comissões sobre as vendas.


"Valor mínimo Parcelar", o objetivo deste campo é determinar o valor total da venda que pode ser parcelado. Para obter esse valor, o sistema multiplica a quantidade de parcelas inseridas no plano pelo valor inserido neste campo. Por exemplo: Ao utilizar o plano de pagamento: "Cartão 3X" e inserir o valor mínimo parcelar de R$ 45,00, quando o cliente for utilizar este plano de pagamento, o valor mínimo a ser parcelado deve ser de R$ 135,00 (3 X R$45), conforme ilustração abaixo: 













Se no momento da venda o valor for menor que o calculado, o sistema mostrará a mensagem de alerta que se encontra na imagem acima, possibilitando que a venda seja liberada por um usuário que possua permissão para autorizar o valor mínimo das parcelas do plano de pagamento. Para configurar que não há limite de valor mínimo basta informar zero neste campo.

" Quantidade de Parcelas", para vendas a prazo este campo indica o número de parcelas. Não deve ser utilizado em planos que utilizam a forma de pagamento dinheiro, pois não gera faturas (parcelas). Por padrão o sistema disponibiliza até 36 parcelas, no entanto é possível ampliar a quantidade para até 75 ou também diminuir a quantidade de parcelas padrão. Para isso acesse, empresa> parâmetros globais> acesso restrito> faturamento> quantidade máxima de parcelas para os planos de pagamento.

" Formas de Arredondamento", este campo irá definir o modo de arredondamento que será utilizado na formação das parcelas dos planos definidos com as formas de pagamento "Crediário", "Cheque a Prazo" e "Cartão". Serão apresentadas as seguintes opções de arredondamento.


Arredondar: Com esta opção definida o valor das faturas será ajustado utilizando a seguinte regra matemática de arredondamento:
Se o número a ser eliminado for maior ou igual a cinco, acrescentamos uma unidade ao primeiro número que está situado à sua esquerda.
Se o número a ser eliminado for menor que cinco, devemos manter inalterado o número da esquerda.


Desmembrar: Com esta opção definida, ao parcelar o valor total da venda, o sistema seguirá as casas decimais parametrizadas e arredondará o valor das faturas sempre para menos

Ajustar para mais: Com esta opção definida, ao parcelar o valor total da venda, o sistema seguirá as casas decimais parametrizadas e arredondará o valor das faturas para mais.





"Quantidade de casas decimais para arredondamento" este irá definir a quantidade de casas decimais que será utiliza para o arredondamento da parcela. Serão disponibilizadas as seguintes opções:


Zero (0) casas decimais: As parcelas geradas serão arredondas sem nenhuma casa decimal após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para R$ 27 cada parcela.

Uma (1) casa decimal: As parcelas geradas serão arredondadas com somente uma casa decimal após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para R$ 27,3 cada parcela.


Duas (2) casas decimais: As parcelas geradas serão arredondadas com duas casas decimais após a vírgula.
Exemplo: Uma parcela de 27,33333 será arredondada para 27,33 cada parcela.




"Inserir diferença do arredondamento na" Neste campo deverá ser definido em qual parcela será inserida a diferença do arredondamento. Sendo possível selecionar a primeira ou a última parcela.




"Prazo entre parcelas" A partir da data de emissão do documento adiciona os dias informados para as parcelas (campo Prazo entre parcelas) para calcular a data de vencimento das faturas.
Exemplo: Realizada venda com plano de pagamento que está configurado com 3 parcelas, e no prazo foi definido 30, 60 e 90 dias. Assim o sistema calculará a data de vencimento contando estes prazos a partir da data de emissão.
Data de emissão da venda: 06/12 então a data de vencimento das faturas ficará: 05/01, 04/02 e 06/03.


Observação: este campo se torna obrigatório caso a opção "Gerar vencimento fixo esteja desmarcada". Além disso, fora deste contexto é imprescindível que ele seja configurado, caso contrário o sistema o considerará zerado estabelecendo o vencimento para o mesmo dia da venda.


"Desativado", se esta opção estiver definida como "Sim", o plano de pagamento estará indisponível para uso. Para disponibilizar o plano basta selecionar "Não" neste campo.


" Automatizar geração de Planos" no cadastro de planos de pagamentos que irão gerar faturas, o sistema irá cadastrar automaticamente os demais planos para a quantidade de parcelas informada, a partir do primeiro que já foi cadastrado. Exemplo: caso o nome do plano de pagamento seja "Visa" e forem selecionadas 3 parcelas para este plano, o sistema criará os planos Visa 1x, Visa 2x e Visa 3x. Ao pressionar o botão cadastrar o sistema exibirá uma mensagem de confirmação, conforme a imagem abaixo:









"Pontos", Este campo somente aparecerá para clientes que utilizam o recurso de Cartão Fidelidade e se nos Parâmetros Globais do Cartão Fidelidade, o campo "Gerar Pontos por Plano de Pagamento" estiver marcado. Utilizando esta opção de geração de pontos por planos de pagamento, para calcular a quantidade de pontos a ser gerada nas vendas para clientes que tenham cartão fidelidade, o sistema busca o valor informado no campo "Pontos" do plano utilizado na venda e multiplica pelo valor da venda (se estiver informado 0,00 (zero) o sistema não gerará os pontos). É importante destacar que, se nos parâmetros Globais do Cartão Fidelidade, a opção "Gerar Pontos por Plano de Pagamento" estiver marcada, o sistema sempre buscará os pontos do plano utilizado nas vendas, desconsiderando assim, os pontos informados na configuração de paridade dos parâmetros globais.

Notas


Os planos de pagamento são habilitados por cliente/fornecedor, ou seja, no cadastro de clientes, aba "comercial", campo "Planos de pgto." devem ser indicados quais os planos de pagamento que estarão disponíveis no sistema para este cliente/fornecedor.

Se não for selecionado nenhum plano de pagamento para vendas, todos os planos de venda estarão disponíveis para este cliente/fornecedor, o mesmo acontece para planos de pagamento de compras.

Por padrão é possível cadastrar um plano de pagamento para apenas uma empresa ou para todas. Mas, há o recurso de utilização de planos por empresa, onde é possível determinar em quais empresas o plano ficará disponível podendo ser em mais de uma. Para habilitar esse recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.

Para todas as formas de arredondamento, a diferença do arredondamento poderá ser acrescentada ou diminuída, na primeira ou na última parcela, conforme parametrizado no sistema.

Com o portal parametrizado para utilizar o Conciliador de Cartões, ao realizar a alteração de um plano configurado com a forma de pagamento "Cartão" não será possível modificar as seguintes informações: "Forma de Pagamento", "Conta central" e "Usa TEF", os demais continuam disponíveis para alteração normalmente. 

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