O que é Venda de Seguro
A Venda de Garantia Estendida (Seguro de Roubo e Furto) tem por objetivo fornecer ao cliente uma extensão da garantia original. Poderá ser vinculada aos produtos e com isso será possível realizar a venda e a emissão do bilhete que comprova a adesão do serviço.
Configuração de Parâmetro Restrito
Para ativar a rotina é necessário habilitar o parâmetro “ Utiliza a rotina de venda de serviços de terceiros”.
Acesse: Empresa>Parâmetros Globais>Acesso Restrito>Faturamento e determine se a rotina será exibida no ERP, POS ou em ambos.
Obs: Para habilitar o parâmetro restrito é necessário solicitar ao suporte técnico ou ao consultor.
Configuração de Parâmetros Globais
Acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais.
Código representante
No campo Código do Representante , informe o Código que foi fornecido pela Seguradora.
Apólice de Seguro
No campo Apólice de Seguro, cadastre as apólices, clique em Configurar.
Será apresentada a tela de Cadastro de Apólice. Os cadastros das apólices sempre exibirão a quantidade de empresas disponíveis no portal para que seja informado o código da apólice por empresa. Evitando assim conflito de ID em relatórios e Webservices. Informe a descrição da Apólice e o código de cada empresa.
Ainda na tela de Cadastro de Apólice, logo abaixo dos códigos de Empresa é necessário configurar o Bilhete de Seguro/Garantia .
Para inserir as tag’s clique na seta do Campo Inserir Tag.
Serão apresentadas as tag’s, selecione a tag desejada e clique em Inserir Tag Enter.
Após conclusão da configuração, clique em Salvar.
Para exibir os cadastros já registrados no sistema, ao abrir a tela de Cadastro de Apólice basta clicar em Exibir Registros.
Serão listadas todas as apólices já cadastradas para o portal com a opção de alteração (clicando no Lápis).
Ao clicar em Alterar (lápis), será apresentada a tela de Cadastro de Apólice com as informações, se desejar alterar alguma informação ou até mesmo inativar apólice.
Para desativar a apólice basta tirar a seleção do bota "Ativa"
Impressão do Bilhete
No campo Impressão do Bilhete da garantia/seguro, escolha a forma da impressão.
Se automaticamente após a venda - Sempre que realizar a venda logo em seguida é impresso o bilhete.
Se deve perguntar na venda - Durante a venda é perguntado se deseja imprimir o bilhete.
Apenas Menu Gerencial ( você consegue imprimir pelo menu gerencial do POS).
O mais recomendado é a forma automática.
Código Produto
No campo Código Produto, informe o código de um produto genérico para essa operação.
Você pode cadastrar um produto (por ex: venda seguro configuração) especifico para informar o código nesse campo. Após cadastro informe o código no campo conforme abaixo.
Utiliza cálculo de restituição automático no cancelamento do seguro
Deve estar selecionado para então realizar o cálculo automático do cancelamento.
Dias de carência para cancelamento total automático
Ao habilitar o parâmetro Utiliza cálculo de restituição automático no cancelamento do seguro , habilitará o campo Dias de carências para cancelamento total automático, onde deve ser informado os dias de carência. Até tantos dias depois da venda se o cliente cancelar o seguro, será um cancelamento total, se o cliente cancelar após esses dias, será um cancelamento parcial.
No exemplo está informado 7 dias, realizando o cancelamento até 7 dias após a contratação do seguro , o mesmo será cancelado totalmente, caso o cancelamento ocorra após os 7 dias, o mesmo será parcial.
Envio do bilhete para o e-mail do cliente automaticamente
Caso habilitado o parâmetro “Envio do bilhete para o e-mail do cliente automaticamente”, além de enviar o bilhete por e-mail também será possível enviar outros formulários ao cliente.
Quando habilitado o parâmetro acima habilitará também um outro parâmetro dentro do cadastro da apólice, chamado de "Anexar formulários adicionais para envio por e-mail".
Será possível inserir documentos complementares (limitando apenas 2 documentos para não sobrecarregar a rotina). Lembrando que isso só será possível se o parâmetro acima estiver habilitado.
Ao clicar no botão “Escolher Arquivo” , será apresentada tela abaixo , para anexar o formulário desejado ou excluir um formulário já existente.
Configuração para PAF ECF
Para os clientes que utilizam o PAF ECF é necessário cadastrar o totalizador não fiscal RECEBIMENTOS, caso contrário, não conseguirá realizar a venda do seguro.
Caso esse totalizador não esteja cadastrado será apresentado um erro de comunicação com a impressora, impedindo a venda do seguro.
Antes de tudo emita uma leitura X e verifique se o totalizador não fiscal RECEBIMENTOS está cadastrado, caso não esteja , solicite ao fabricante o cadastro do mesmo e em seguida entre em contato com o suporte para cadastro no ERP.
Serviço de Seguro (terceiro)
Acesse: Faturamento> Serviços de Terceiros> Cadastro de Serviços de Terceiros
É necessário cadastrar os seguros disponíveis para cada empresa. Informar todos os dados. Após cadastrar clique em Salvar.
O valor do seguro só será assumido caso não seja informado o percentual. Se informar o percentual, o valor do seguro será calculado desse percentual no valor total do produto (tabela padrão).
Ex: Informo que o valor do seguro é R$ 100,00, não informo o percentual. Nesse caso o valor do seguro será R$ 100,00.
Informo o valor do seguro R$100 e informo o percentual 10%, o valor do seguro será calculado referente os 10% , não assume o valor de R$ 100,00.
Para exibir os seguros já cadastrados, basta clicar em Exibir Registros.
Serão exibidos os seguros já cadastrados no portal. Para editar/alterar, basta clicar no lápis.
Cadastro do Produto
Acesse: Suprimentos>Estoque>Produtos
Dentro do cadastro de produto é necessário configurar o seguro para cada produto.
Informe o código do produto e clique em prosseguir
Ao apresentar a tela de Cadastro do Produto (alteração), role a página e busque o campo Serviço de Seguro (terceiros).
Informe os meses de garantia da fabrica e os serviços de seguro que são elegíveis para o produto.
Necessário realizar essa configuração produto por produto ( todos que terão os serviços disponíveis) . Após realizar a configuração, clique em prosseguir e depois finalizar.
Também é possível realizar a associação em lote dos seguros aos produtos através da rotina "Associação de Serviços de Seguro" disponível em Suprimentos > Estoque > Produtos > Link Associação de Serviços de Seguro (Terceiros).
Cancelamento
Acesse: ADM/Financeiro/Contabilidade/Operações Padrões
Para cancelar o seguro, é necessário parametrizar no sistema a operação padrão 1090. Informando histórico e contas que deseja parametrizar. Sem essa configuração, dará erro ao tentar cancelar um seguro.
Importante: As contas não podem ser sintéticas.
Permissão de Usuário
Para que seja possível utilizar as funcionalidades desta rotina é necessário possuir as devidas permissões de acesso. Para realizar o cadastro de serviços de terceiros é necessário, selecionar a opção Administrar Serviços de terceiros .
Acesse: Acesse: Empresa> Segurança>Configurar Usuários
Escolha o usuário a ser liberado a permissão, e no grupo de Faturamento > Permissões gerais do grupo faturamento
selecione a permissão Administrar Serviços de Terceiros.
Para realizar a impressão do bilhete que comprova a venda do serviço, deverá ser marcada a opção “Imprimir bilhete da venda de serviço de terceiros em relatório gerencial”.
No grupo Faturamento > subgrupo POS selecione a permissão Imprimir bilhete da venda de serviço de terceiros em relatório gerencial.
No grupo Faturamento > subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, deverá ser marcada a opção “Cancelar Aquisição de Serviço de Terceiros”, com essa permissão selecionada o usuário conseguirá realizar o cancelamento do seguro quando for necessário.
Impressão da segunda via do Bilhete
Para imprimir uma segunda via do bilhete pelo POS basta clicar no Menu Gerencial e em seguida na opção Serv.Terceiro – Canc/Impre.
Obs: Pelo ERP acesse: Faturamento/Cancelar Aquisição de Serviços de Terceiros
Informe o período de venda para pesquisar o bilhete do seguro, se desejar pode informar também o cliente, o produto segurado e serviço de seguro terceio para facilitar na pesquisa.
Depois clique em prosseguir e serão apresentados todos os bilhetes desse cliente.
Para imprimir basta localizar o bilhete desejado e clicar no ícone da impressora .
Será apresentado o bilhete, clique no Menu Arquivo em seguida Imprimir e realize a impressão da segunda via do bilhete.
Arquivar essa segunda via do bilhete pelo período determinado pela Empresa.
Realizando uma Venda de Seguro
Venda do produto
Acesse o POS.
Pesquise pelo cliente desejado clicando em Consumidor Final no lado esquerdo superior da tela.
Digite o nome do cliente e clique na lupa. Ao encontrar o cliente clique sobre o mesmo para ser selecionado na compra.
Após selecionar o cliente, selecione um vendedor.
Em seguida informe o produto, digite o código do produto no campo Código, o mesmo será inserido na venda.
Irá pedir para confirmar a identificação do cliente. Clique em OK.
Venda do Seguro
Em seguida será apresentada a tela de Serviços de seguro que estão atrelados a esse produto. Selecione o seguro que o cliente desejar comprar e clique em Confirmar.
Em seguida será apresentada a tela de pagamento do produto, primeiro é pago o produto, em seguida (separadamente) é pago o seguro.
Após o pagamento do produto, será realizado o pagamento do seguro. Irá trazer na tela a informação abaixo, deve clicar em OK.
Clicando em OK, irá para a tela de pagamento do seguro.
Ao finalizar o pagamento do seguro, irá imprimir dois comprovantes.
O primeiro é o Relatório Gerencial com o valor do seguro e o valor pago.
E o segundo comprovante é o bilhete do seguro.
Ao apresentar a mensagem abaixo, deve clicar em OK para imprimir os comprovantes.
Cancelar Seguro
Para cancelar um seguro basta clicar na aba Gerencial e em seguida na opção Serv.Terceiro – Canc/Impre.
Informe o período de venda para pesquisar o bilhete do seguro, se desejar pode informar também o cliente, o produto segurado e serviço de seguro terceio para facilitar na pesquisa.
Depois clique em prosseguir e então será apresentado os bilhetes.
Confira o cancelamento, estando tudo OK clique em Prosseguir.
No momento do cancelamento, o sistema irá calcular pela data que foi realizado a venda do seguro e a data que está cancelando, se o cancelamento ocorrer em até 7 dias da data da venda , o cancelamento será total, se ocorrer após os 7 dias o cancelamento será parcial e o sistema irá calcular o valor do cancelamento.
No exemplo abaixo o cancelamento foi total, pois estava dentro dos 7 dias entre a venda e o cancelamento.
Irá trazer uma mensagem para confirmar o cancelamento, clique em Sim.
Quando finalizar o processo será apresentado a tela abaixo. (Pode demorar um pouco devido os cálculos que o sistema terá que realizar)
Bilhetes Pendentes
Para verificar os bilhetes pendentes, seja porque clicou em cancelar sem querer ou porque acabou a energia e não pode concluir o processo, você deve clicar na aba Gerencial, na opção Serv.Terceiro – Pendências.
Serão apresentandos os bilhetes pendentes, para concluir a venda basta clicar em Finalizar e o processo de venda seguirá o mesmo como anteriormente, imprimindo os comprovantes necessários.
Para empresas que utilizam o PAF ECF, é necessário cadastrar o totalizador RECEBIMENTO . A loja deve solicitar junto ao fabricante o cadastro do totalizador, após cadastro entrar em contato com o suporte para que atualizem a informação no ERP.