No dia  07/11/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema "Emissão de Notas"


Objetivo:

  • O que NF-e

  • Cuidados a serem tomados ao emitir uma NF-e
  • Emitindo NF-e de devolução
  • Autorizando a nota no módulo de NF-e


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PPT - Transmissão ao Vivo:


Principais Rejeições:



FAQ - Perguntas e Respostas durante a transmissão:

Atalho


Esse dados de nfe varia de estado ou sao dados únicos de configurações de nfe?

R: Os dados da configuração tributária variam de acordo com o estado, com a atividade de sua empresa e com seu regime de tributação.
Neste caso é necessário buscar as informações com sua contabilidade.

Para devoluçao de vendas mudarei somente a natureza de operaçao e continuo com o mesmo processo de devoluçao de compras?

R: O processo de emissão de notas é o mesmo para devolução de vendas e devolução de compras. 

Basta que sua loja possua uma natureza de operação de devolução de vendas, devidamente vinculada a uma configuração tributária.

Caso eu não tenha mais a nota como posso encontrar dados como número e serie da nota fiscal?

R: Caso a nota fiscal não tenha sido emitida pelo ERP Microvix, entre em contato com seu contador e solicite que busque o documento por meio do site do Sefaz.

Caso a nota tenha sido emitida pelo Microvix, você pode pesquisar nos caminhos abaixo:

Pesquisa de notas de compra:
Suprimentos>estoque>relatórios>notas de compra.

Pesquisa de notas de venda:
Faturamento>relatórios>movimento diário.

Poderia informar o caminho para habilitar esse parâmetro de autorizar nf-e automatiicamente ?

R: Para habilitar o parâmetro que permite a emissão de notas fiscais para o governo automaticamente, acesse:

Empresa>parâmetros globais>faturamento-nf-e> Seleciono o parâmetro Autorizar NF-e automaticamente.

Como faço para emitir uma nota de devolução de um produto de consumo, por exemplo, um computador ? (item de ativo fixo que não vende)

R: Insira a CFOP indicada por seu contador em uma configuração tributária específica para estes casos.

Lembrando que o nome da natureza de operação é gerencial e não é validada pelo governo.

Toda vez que faço trocas no sistema dá erro,  tenho que ir atualizar o cadastro  e perco muito tempo, tem algum lugar que possa deixar fazer a troca automaticamente?

R: Primeiramente entre em contato com o suporte Microvix com o erro em sua tela para que providenciem a correção.

O processo de troca é realizado pelo vendedor no POS (sistema de vendas) e não pode ser feita de maneira automática.

Qual a diferença entre exclusão e cancelamento de uma N.F ou CF?

R: A exclusão é realizada nos casos em que o documento está pendente de geração (ainda não foi transmitido ao governo) e é necessário eliminá-lo do módulo nf-e (o ideal é inutilizar a faixa após exclusão).

O cancelamento é realizado em documentos que já foram transmitidos ao governo e por algum motivo é necessário invalidá-lo.

Com esse parâmetro habilitado de autorizar nf-e automaticamente, também funciona na devolução de mercadoria através do POS sendo NFC-e?

R: Sim. Também é possível realizar o envio automático ao governo das notas de trocas realizadas em POS NFC-e.
(Também é possível para SAT e PAF).

Se, por exemplo, já fiz a nota de transferência para comercialização e enviei para a loja , mas  chegou com a quantidade errada, da para modificar ou editar só o erro? Ou só cancelando e fazendo outra?

R: Não é possível editar os dados de uma nota fiscal eletrônica.

É necessário cancelar a nota se estiver dentro do prazo de cancelamento e emitir uma outra nota com os dados corretos.
Caso esteja fora do prazo de cancelamento, deve-se verificar com a contabilidade a possibilidade de solicitar a SEFAZ do seu estado o cancelamento extemporâneo (cancelamento fora do prazo).

Quando é emitida uma nota fiscal de devolução de compras e o percentual de ICMS não está correto conforme a nf de entrada, é porque o produto está vinculado a uma configuração  tributária incorreta?

R: O produto pode estar em uma configuração tributária incorreta ou a alíquota de ICMS pode estar incorreta apenas para esta natureza de operaçao. O ideial é verificar internamente.

O que fazer em casos de N.F's de devolução de venda ou nota de baixa que apareçam no módulo N.F'e como rejeitada para que o saldo dos itens voltem ao estoque e possibilite emitir uma nova nota?

R: Em alguns casos é possível corrigir o motivo da rejeição e transmitir o mesmo documento rejeitado ao governo para autorização. Em outros casos é necessário corrigir o erro, excluir o documento rejeitado e emitir novamente.

No momento em que o documento é exluído o saldo retorna ao estoque.

Em que casos cabe uma inutilização de N.F?

R: Quando um documento de número inferior à última nota autorizada for excluído, o número desse documento deve ser inutilizado. O status inutilizado é um status válido para o governo e indica que o número não será mais utilizado.



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