No dia  26/09/2017 foi realizada uma transmissão ao Vivo com o Tema " Devolução - Compra e Venda"


Objetivo:

  • O que é uma nota de devolução  

  • Utilização 
  • Como funciona a rotina
  • Incidentes


Ficou de fora?  Clique aqui e assista a transmissão ao vivo!


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PPT - Transmissão ao Vivo:



FAQ - Perguntas e respostas durante a transmissão:


Atalho

1 - Quando faço remessa de conserto ele fica negativo?

R:Não, ele só ficará negativo se for uma devolução de venda.

2 - Na rotina de emissão de notas, as vezes estamos fazendo a nota de devolução e o sistema cai, por exemplo, essa nota fica salva em algum lugar ou tenho que começar a fazer novamente?

R: Infelizmente hoje o Microvix não tem tratativa para salvar os produtos que você está inserindo na nota fiscal de saída, caso a nota seja muito grande orientamos a a inserção de itens via arquivo em lote.

3 - Tem como importar um arquivo com itens previamente bipados?

R: Sim, na inserção de itens é possível inserir os produtos via lote, basta bipar todos os produtos em um arquivo .txt e depois importa-lo na rotina.

4 - Quando é um defeito ,tenho q fazer uma nota de devolução de mercadoria e depois outra de remessa de conserto pra fabrica?

R: Sim, primeiro a devolução de venda através de Faturamento > Emissão de nota fiscal, depois a remessa para conserto através da mesma rotina.

5 - Quando vou fazer a devolução de compra de apenas 1 item de uma NF com 5 produtos, como devo fazer nesse caso?

 R: Na hora de selecionar as quantidade dos produtos é só marcar quantidade zero para os produtos que você não vai devolver.

6 - Existe limite de produtos a inserir na NF?

 R: Sim 999.

7 - Posso inutilizar ou cancelar uma nota de devolução depois que ela foi autorizada?

 R: Você pode cancelar uma NF-e autoriza, prazo 24 horas.

8 - 1) Tivemos a percepção que após a atualização do POS 4.0, ao gerar trocas no POS o sistema gera normalmente a NF de  devolução, no entanto a autorização no módulo NFe não ocorre de forma automática como ocorria anteriormente. Isso se relaciona com a uma nova regra da atualização ou é parametrização? 2) Onde é o parâmetro de autorização  automática de NFe? 3) Qual o Prazo atual para autorizar uma NFE de devolução? Hoje realizamos uma conferência no final do dia, mas desejo saber o prazo oficial. 4) Ao concluir a NF de devolução (tela de integração Financeira - Contabilidade) conseguimos ocultar  as informações contábeis por permissão de usuário? onde?

R:1) O POS 4.0 e o POS 3.0 se comportam da mesma maneira quando fazer uma troca ele automaticamente gera uma nota de devolução. Existe um parâmetro para autorização da nf-e automaticamente. 2) Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento NF-e > Marcar o checkbox autorizar nf-e automaticamente. 3) O prazo para autorização de uma NF-e são 30 dias após a emissão. 4) Não é possível ocultar a tela de integração com o financeiro.

9 - Caso um cliente fez uma compra e o produto estava vencido posso fazer uma nota devolução de compra?

 R: Sim, dependendo da regra que foi acordado com seu fornecedor, caso ele aceite uma devolução de produtos vencidos, você pode emitir sem problemas.

10 - Então tenho vinte produtos tenho que fazer duas notas de devolução?

R:Não necessariamente, você pode inserir os 20 produtos na mesma nota, claro que o fornecedor precisa ser o mesmo, e no caso de devolução de compra você consegue sem problemas, visto que o limite de produtos é 999.

11 - Estou tendo problemas com minha contabilidade, as minhas trocas normal no dia dia com diferença ou não elas estão sendo somado na minha venda liquida na redução z os produtos que entra no estoque esta sendo somado ela me informa que tem que informar a venda liquida das redução z ´mais na verdade não é valor que a loja vendeu , a contabilidade disse que esta errado.

R:Este caso provavelmente ocorre, pois a sua impressora fiscal não possuí os meios de pagamento troca, e nem o totalizador não fiscal troca. Desta maneira a impressora insere todo o valor como venda líquida. Para configurar isto entre em contato com a fabricante da impressora, depois contate o suporte.

12 - Quando tenho que anular uma devolução de compra e já passou o prazo de 24 horas. Qual o procedimento?

 R: O processo chama-se Entrada com série de Saída é necessário habilitar um parâmetro estoque, depois de habilitar o parâmetro você vai precisar dar entrada nos produtos através de Suprimentos > Entoque > Entrada de compras > Entrada de compras manual.

13 - No caso Alexandre eu faço o procedimento como você disse no parâmetro de entrada de nota manual, porem quando eu vou fazer novamente o processo ele  não permite o saldo volta mas não para fazer uma nota de devolução.

 R: No caso você precisa utilizar como nota de origem a nota de entrada que você acabou de fazer, desta maneira o sistema irá permitir a devolução novamente.

14 - Quando fazer uma devolução em dinheiro e quando fazer uma devolução com vale?

R:Isto é gerencial, caso o cliente queira o dinheiro de volta, ou o produto vá para conserto deve ser feito uma nota de devolução. Caso o cliente vá levar outro produto no lugar é feito o processo de troca.

15 - E se o cliente pagou com o cartão de crédito, posso fazer uma devolução com o vale troca?

R:Independente da forma de pagamento o que vai definir se é uma devolução(troca) é se o cliente vai levar um produto no lugar do antigo.






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