Para efetuar o cancelamento de transação TEF no Microvix POS, é necessário que o cliente esteja em loja com o cartão utilizado na hora da transação. Caso contrario o estorno via Microvix POS não poderá ser realizado.
Antes de cancelar a transação do TEF, realize o cancelamento da venda no Microvix POS.
1 – No Microvix POS, acesse Menu Gerencial.
1 Menu Gerencial Microvix POS.
2 – No Menu Gerencial, localize e clique em Acessar Administração TEF.
2 Acessar Administração TEF.
3 – Após Acessar Administração TEF, irá apresentar as informações do Menu TEF. Localize a opção 3: Cancelamento de transação; e selecione via teclado, conforme abaixo.
3 Opção de cancelamento TEF.
4 – No próximo passo, deve selecionar o tipo de cancelamento, esta informação é o modo que foi realizado a transação (credito ou débito), deve informar via teclado, conforme abaixo.
Opções Menu Cancelamento TEF.
Existem opções que devem ser verificadas com sua administradora, se estão habilitadas para o estabelecimento, porem as mais utilizadas para este procedimento são opção 1: Cancelamento de Cartão de Debito; e 2: Cancelamento de Cartão de Credito;
4 Tipo de cancelamento TEF.
5 – Ao informar o tipo de cancelamento o sistema irá solicitar a inserção do cartão no aparelho Pinpad.
5 Solicitação de cartão TEF.
6 – Após deve ser informado os dados da transação, a primeira solicitação é o valor da transação passada naquele cartão inserido.
6 Valor transação TEF.
7 – Próxima solicitação é a data em que a transação foi realizada.
Prazo para cancelamento.
Consulte sua administradora para saber o prazo máximo para estorno, cada administradora possui um período máximo para realizar a tratativa via TEF.
7 Data transação TEF.
8 – No ultimo passo, deve ser informado o documento TEF para cancelamento, onde pode ser verificado nas vias de cartão impressa no cupom.
Documento cancelamento TEF.
Não deve ser utilizado o número do Cupom Fiscal, e sim o código da transação. Cada operadora imprime uma numeração diferente nos comprovantes. Conforme abaixo de algumas administradoras.
-Cielo: identificado no comprovante de transação como DOC;
-Redecard: identificado no comprovante de transação como COMPR;
-GetNet: identificado no comprovante de transação como NSU;
-Banrisul: identificado no comprovante de transação como NSU BERGS;
-Elavon: identificado no comprovante de transação como NSU;
8 Documento TEF para cancelamento.
9 – Se todas as informações inseridas para o cancelamento forem corretas, ao final do procedimento irá apresentar o retorno de Transacao Aprov e será impresso o comprovante de estorno dos valores no TEF.
9 Cancelamento confirmado.