Assunto

(938) Rejeição: Não informada vBCSTRet, pST, vICMSSubstituto e vICMSSTRet [nItem: 999] - Como resolver?

Melhor solução

Essa rejeição ocorre quando algum dos produtos existentes da Nota Fiscal possui CST 60 ou CSOSN 500 e não foram enviadas as informações relativas ao ICMS ST pago anteriormente, também conhecido como ICMS retido por Substituição Tributária.


Para resolver esta situação, você pode acessar o relatório de Notas de Compras (Suprimentos > Estoque > Relatórios), localizar a última Nota Fiscal de compra do produto e clicar no ícone na coluna "Ações", que levará para a página de Valores de ICMS Retido Anteriormente por Substituição Tributária.


Relatório de Notas de Compras


Nesta página será possível informar manualmente os valores relacionados ao ICMS ST e FCP pagos anteriormente.

Caso no XML do seu Fornecedor ele tenha enviado estas informações, você pode utilizar o recurso de "INFORMAR VALORES ATRAVÉS DO XML DO FORNECEDOR", para que os valores sejam preenchidos automaticamente.


Valores de ICMS Retido Anteriormente por Substituição Tributária


No XML, estas informações são recebidas nas seguintes tags:

  • vBCSTRet
  • pST
  • vICMSSTRet
  • vICMSSubstituto
  • vBCFCPSTRet
  • pFCPSTRet
  • vFCPSTRet

Caso seu fornecedor não tenha enviado estes dados no XML da sua compra, você deve entrar em contato solicitando estas informações, pois a partir da Nota Técnica 2018.005 o fisco passou a obrigá-las.

Caso seu fornecedor já esteja enviando estes dados, e você realize as suas próximas entradas através da rotina de Entrada de compras via XML (NF-e), o sistema já fará a leitura destes campos automaticamente, e fará o envio nas próximas Notas Fiscais de Saída, não sendo necessária nenhuma intervenção manual.

Já se suas entradas são realizadas através das demais rotinas, ao concluir o lançamento do documento, será apresentada a mensagem abaixo, possibilitando que você informe os dados manualmente, do mesmo modo que o recurso existente no relatório de Notas de Compra.


Após preencher as informações de ICMS retido por Substituição Tributária, será necessário emitir a nota novamente para que os campos da NFe sejam preenchidos com os dados informados.