Assunto

(694) Rejeição: Não informado o grupo de ICMS para a UF de destino - Como resolver?

Melhor solução

Ocorre quando é realizado uma operação para um estado diferente, onde o destinatário é um consumidor final, não contribuinte do ICMS e não foi informado informado o Grupo do ICMS para a UF de destino (Diferencial de Alíquota e Partilha do ICMS).

Nota

Essa solução é para quando seu destinatário está localizado em outro estado, consumidor final e não contribuinte do ICMS. Caso não se encaixe em uma ou mais dessas particularidades, ajuste o cadastro do destinatário no CRM, assim não será considerado as validações para a rejeição 694.

Para solucionar será necessário configurar o MicrovixERP para utilização do Diferencial de Alíquota, basta seguir o passo:

A Natureza de Operação deverá estar configurada para destaque do Diferencial de Alíquota para Consumidor Final, disponível em: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação > Localize a Natureza que você está utilizando para emissão da nota fiscal e clique em 'Editar' > No grupo 'Outros', marque a opção 'Diferencial de alíquota do ICMS ao consumidor final não contribuinte' e salve o cadastro.

Agora será possível configurar a alíquota interna e interestadual para a partilha do ICMS, para isto, acesse: Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária > Localize a ID de Configuração Tributária do(s) produto(s) informados na Nota Fiscal Eletrônica e clique no ícone do lápis sob o bloco para "Detalhar" > Selecione a Natureza de Operação utilizada para a NF-e > Na Classe Fiscal que encontra-se o destinatário, clique para Editar > No grupo 'Informações para Venda/Devolução com ICMS Diferencial de Alíquotas para Não Contribuintes do ICMS – EC 87/15', informe as alíquotas em percentual para os campos '

Após isto, basta emitir a nota fiscal novamente.

Alteração de Configuração Tributária

É recomendável que a alteração seja realizada com auxilio da contabilidade responsável.