Assunto

(656) Rejeição: Consumo indevido pelo aplicativo da empresa - Como resolver?

Melhor solução

Ocorre quando o emitente persiste no envio de uma mesma NF-e ou informação junto a SEFAZ.

Esse uso indevido pode comprometer a estabilidade dos Web Services e resultar na saturação dos recursos, deixando o ambiente autorizador inoperante, podendo também ser interpretadas como ataques aos recursos de processamento, rede e armazenamento.

Seguem alguns exemplos de “Consumo Indevido” dos Web Services existentes:

Web ServicesAplicação com erro/problema
Envio de Lote de NF-e.
  • Aplicação da empresa em “looping” enviando o mesmo Lote de NF-e rejeitado por erro de Schema, ou em “loop” com NF e rejeitada por um erro específico.
  • Usuário do sistema fica enviando manualmente a mesma NF-e (efeito pica-pau).
Consulta Resultado do Lote.
  • Aplicação da empresa efetua “looping” consultando os números de Recibo de Lote em sequência, mesmo para Número de Recibo que não foram gerados para sua empresa.
  • Usuário do sistema fica enviando manualmente a mesma consulta (efeito pica-pau).
Evento da NF-e.
  • Aplicação da empresa em “looping” enviando o mesmo Pedido de Cancelamento ou Evento, que sempre é rejeitado.
  • Usuário do sistema fica enviando manualmente o mesmo cancelamento ou evento (efeito pica-pau).
Inutilização de Numeração.
  • Aplicação da empresa em “looping” enviando o mesmo pedido de inutilização, que sempre é rejeitado;
  • Usuário do sistema fica enviando manualmente o mesmo pedido de Inutilização (efeito pica-pau).
Consulta Situação da NF-e (Consulta Protocolo).
  • Algumas empresas utilizam esta consulta para verificar a disponibilidade dos serviços da SEFAZ Autorizadora, consultando a mesma Chave de Acesso, em “looping”.
  • Algumas empresas mantêm em “looping” uma consulta as Chaves de Acesso de NF-e destinadas para sua empresa. Em alguns casos, fica sendo consultada uma Chave de Acesso inexistente durante meses.
  • Usuário do sistema fica enviando manualmente o mesmo pedido de consulta da NF-e (efeito pica-pau).
Consulta Status Serviço
  • Aplicação em “loop” consumindo o Web service em uma frequência maior do que a prevista.


Caso essa rejeição seja apresentada, segundo a NT_2018_002_v1.00 - Consumo Indevido, tópico 2.1 Web Service de Autorização, o contribuinte ficará em torno de 1 (uma) hora sem conseguir executar qualquer processo junto ao SEFAZ.


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