Assunto

(327) Rejeição: CFOP inválido para NF-e com finalidade de devolução de mercadoria - Como resolver?

Melhor solução

Ocorre quando o código fiscal de operação (CFOP) não tiver finalidade de devolução, mas a Natureza de Operação está configurada como uma Devolução de Compra/Saída. Neste caso deveremos verificar se a CFOP ou Natureza de Operação que será corrigida, siga o passo conforme a necessidade:

A NOTA FISCAL É DE DEVOLUÇÃO

Para isto, é necessário informar uma CFOP que tem finalidade de devolução, disponível pela rotina: Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária > Localize a ID de Configuração Tributária do(s) produto(s) informados na Nota Fiscal Eletrônica e clique no ícone do lápis sob o bloco para "Detalhar" > Selecione a Natureza de Operação utilizada para a NF-e > Na Classe Fiscal que encontra-se o destinatário, clique para Editar > No campo CFOP, informe um código que possui finalidade para devolução e salve o cadastro.

Alteração de Configuração Tributária

É recomendável que a alteração seja realizada com auxilio da contabilidade responsável.

A NOTA FISCAL NÃO TEM FINALIDADE DE DEVOLUÇÃO

Será necessário alterar a Natureza de Operação para que seja uma emissão normal, sem finalidade de devolução. Para isto, acesse: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação > Localize a Natureza utilizada para emissão da NF-e e clique no ícone de lápis para 'Editar' > No grupo "Operações", informe uma operação de Entrada ou Saída e salve o cadastro.

Para ambos os casos, será necessário emitir novamente a Nota Fiscal Eletrônica.