Assunto

Como emitir uma nota de devolução de compra?

Melhor Solução

Primeiramente é necessário cadastrar uma NATUREZA DE OPERAÇÃO para essa operação, em Faturamento > Cadastro Auxiliares > Natureza de operação, ela deve estar configurada em Operações, como DEVOLUÇÃO DE COMPRA, em Tributos o cliente deve verificar juntamente com o seu contador as opções que devem ser marcadas, em Utilizar Preço, deve estar marcado o Custo com ICMS, em Outros, a configuração é gerencial, porém uma nota de Devolução de Compra entendemos que.

Por padrão ela vem com a opção Exige Nota Fiscal de Origem marcada, pois essa opção é obrigatório por conta da SEFAZ.



Depois de cadastrado a natureza de operação, é necessário vincular a uma configuração tributária e associar a uma classe fiscal.

Para isso, acesse: Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Config Tributária> Encontre a ID de configuração tributária desejada> Detalhar> Selecione a natureza de operação cadastrada anteriormente> Clique em Associar classe fiscal, e preencha os campos conforme a contabilidade orientar, conforme abaixo:



Para concluir a operação basta emitir a nota fiscal, em Faturamento > Emissão de nota fiscal.

Em Cadastro de Nota fiscal de saída, informe o cliente/fornecedor, série e Natureza de operação. Ao selecionar a Natureza cadastrada conforme acima, note que irá aparecer também a opção de NOTA FISCAL DE ORIGEM que obrigatoriamente deve ser informada, conforme abaixo:



Em "Notas Fiscais de Origem" se clicar em Nenhuma nota, deverá informar a nota e a série da nota fiscal de entrada do fornecedor informado que já foi dado entrada no sistema, para que ele possa realizar a busca.

Em "Pesquisar NF durante a inserção dos itens", caso marcado, na próxima tela deve selecionar a nota fiscal de entrada já cadastrada no sistema.

Em "Notas Fiscais de Origem Manual" se clicar em Nenhuma Nota, caso a nota que você irá referenciar não esteja cadastrada no sistema, desta forma, na próxima tela, deverá incluir os itens manualmente.

Para ativação da opção NOTAS FISCAIS DE ORIGEM MANUAL, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Microvix para habilitar em Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento > Nota fiscal de origem manual. 


Após preencher os campos, clique em Prosseguir, e informe quantidade nos itens que irá devolver caso utilizar Nota fiscal de origem na opção "Notas Fiscais de Origem". Caso utilizar as demais opções deverá clicar em Inserir itens e realizar a inclusão manualmente.

Para finalizar a operação, basta prosseguir, informar um plano de pagamento que será sempre forma de DINHEIRO, e prosseguir até finalizar a nota.

  • Sem rótulos