Assunto

Por que quando eu tiro um Balancete, o Ativo é Débito e o Passivo é Crédito? Por que na contabilidade Débito é “Positivo” e Crédito é “Negativo”? Por que em contabilidade Crédito é Débito, e Débito é Crédito?

Melhor Solução

Primeiro de tudo, essa história de "debito é negativo" e "crédito é positivo" deve-se puramente ao fato de que estamos acostumados com nossos extratos de banco, que na verdade são os lançamentos contábeis DO BANCO e não os nossos. Assim, estamos acostumados a ver a contabilidade AO CONTRÁRIO.


Na contabilidade, existem os seguintes grupos: ATIVO, PASSIVO, RECEITA E DESPESAS. Cada um desses grupos tem uma natureza (uma característica) “DEVEDORA OU CREDORA”, nunca vai mudar, sempre será da seguinte forma:


ATIVO > DEVEDORA > PASSIVO – CREDORA (Balanço Patrimonial, Balancete, Razão).

RECEITA – CREDORA > DESPESA – DEVEDORA (DRE, Balancete, Razão).


OBS.: Dentro de todos esses grupos existem contas que são RETIFICADORAS (também chamadas REDUTORAS), isto é, são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial (ATIVO ou PASSIVO, etc.) têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do ATIVO terá natureza CREDORA, bem como uma conta retificadora do PASSIVO terá natureza DEVEDORA e assim por diante. As contas RETIFICADORAS reduzem o saldo total do grupo em que aparecem, geralmente aparecem com um sinal de menos ( - ) antes do nome da conta.


MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO?


Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.


Já no PASSIVO temos as ORIGENS DE RECURSOS (QUANDO CRÉDITO = ORIGENS). É no PASSIVO que estão as Obrigações da empresa, seja ela com sócios (Patrimônio Líquido), seja ela com terceiros (Passivo circulante e exigível a Longo Prazo). São as dívidas geradas para que a empresa possa exercer as suas atividades (funcionar), logo o PASSIVO tem natureza CREDORA.


A mesma regra aplica-se para as Receita e as Despesas.


Com isso em mente, responda o seguinte: Quando o seu dinheiro entra no banco, o banco tem uma obrigação de te devolver o dinheiro um dia, então ele tem um ATIVO ou um PASSIVO?

R: UM PASSIVO.

Portanto, quando o seu dinheiro entra no banco, o passivo do banco aumenta e isso é um CREDITO (pro Banco, não pra você). Por isso a confusão de crédito e débito que temos. Mas a regra é simples é só inverter o que nos parece NATURAL!


DÉBITO É “POSITIVO” E CRÉDITO É “NEGATIVO”?


Com as informações acima, podemos concluir o seguinte:


Uma conta será negativa, ou terá seu saldo diminuído, quando o lançamento contábil, for diferente da natureza da conta, ou seja, quando a conta possuir natureza credora e o lançamento contábil for a débito, logo, o saldo da conta será diminuído ou negativo, da mesma forma que, se a conta for de natureza devedora e o lançamento contábil for a crédito o resultado é o mesmo: o saldo será diminuído ou negativo.


Logo, quando a conta contábil e o lançamento contábil possuírem a mesma natureza, o efeito é o contrário: o saldo aumenta ou é positivo.

Portanto, não existe débito negativo ou crédito positivo, o que vai definir isso é a natureza da conta e o lançamento/registro contábil, que está sendo executado.


O funcionamento das contas pode ser resumido pelo quadro a seguir:


ContasNatureza CaracterísticaPara aumentar o saldo da contaPara diminuir o saldo da conta

Ativo

DevedoraDebitarCreditar
PassivoCredoraCreditarDebitar
DespesasDevedoraDebitarCreditar
ReceitasCredoraCreditarDebitar
Retificadora do AtivoCredoraCreditarDebitar
Retificadora do PassivoDevedoraDebitarCreditar
Retificadora da ReceitaDevedoraDebitarCreditar
Retificadora da DespesaCredoraCreditarDebitar


Não esquecendo, que sempre o ATIVO representará os BENS e DIREITOS que a Empresa possui e o PASSIVO as suas OBRIGAÇÕES, seja ela com sócios (Patrimônio Líquido) ou terceiros (Fornecedores, Funcionários, Governo, etc).


Assuntos Relacionados


  • Sem rótulos