Assunto

Seguro CANCELADO na SURA e ativo no Microvix - Como proceder ?

Melhor Solução

Quando efetuado uma venda com seguro, geramos as informações e apenas mantemos os dados em uma base onde a seguradora (SURA) vem e coleta essas informações através de uma chamada no WebService pelo método LinxSeguroAdesao.


Eventualmente temos acionamentos por parte do cliente, sendo ele Samsung ou Motorola informando que seu consumidor final acionou a SURA pois necessita da seguradora para algum sinistro com seu aparelho porém recebe o retorno da SURA que o bilhete de seguro em questão está cancelado em sua base.


Primeiramente, devemos garantir que não existe a duplicidade de bilhetes no movimento do cliente, para isso acesse Faturamento > Serviço de Terceiros > Cancelar Aquisição de Serviço de Terceiros > Informe o número do bilhete > Marque "Listar - Billhete Cancelados" > Prosseguir > Certifique-se de que consta apenas 1 registro e este não possui um ícone a esquerda informando que o seguro está cancelado.


Exemplo de um seguro válido:


Confirmando o passo acima, vamos evidenciar se a venda onde o seguro foi realizada está ativa no sistema e SEFAZ, para isso basta acessar o movimento diário e filtrar pela data da venda.


Caso a venda esteja válida, entendemos que a divergência está na base da SURA, então precisamos evidenciar com um print ou o retorno do WebService que em nossa base, este está válido, precisando ser atualizado na própria base da seguradora, onde pode ser solicitado a SURA que chame o método LinxSeguroAdesao em sua base para atualização das informações. Sempre que um bilhete de seguro é cancelado, passa a estar disponível na chamada LinxSeguroCancelamentoAdesao, então é o local onde evidenciaremos para a SURA que o mesmo não consta.


Para essa evidência, precisaremos da aplicação chamada POSTMAN, na qual pode ser acessada clicando sobre Documentação de Instalação, Configuração e Utilização Postman .


Uma vez configurado o POSTMAN, iremos acessar a aba "BODY" e colar o método abaixo, lembrando sempre de alterar os parâmetros conforme informações do cliente.


Chamada:

<?xml version='1.0' encoding='utf-8' ?>
<LinxMicrovix>
<Authentication user = 'linx_seguros' password='linx_seguros'/>
<ResponseFormat>xml</ResponseFormat>
<Command>
<Name>LinxSeguroCancelamentoAdesao</Name>
<Parameters>
<Parameter id ='chave'>Chave do WS, pode ser localizado no TOOLS através da rotina WEBSERVICE - Consultar</Parameter>
<Parameter id ='cnpjEmp'>Informe o CNPJ do cliente</Parameter>
<Parameter id ='DataInicial'>Informe a data da venda formato yyyy-mm-dd</Parameter>
<Parameter id ='DataFinal'>Informe a data da venda formato yyyy-mm-dd</Parameter>

<Parameter id ='NumeroBilhete'>048920020178043292219</Parameter>
</Parameters>
</Command>
</LinxMicrovix>


Com a informação acima, clique em SEND , caso não seja retornado nenhum registro, sabemos que não existe nenhum evento de cancelamento para a apólice, nesse caso, encaminharemos a evidência podendo ser ela um print ou o response do XML podendo ser repassado da seguinte forma:

"Sura, evidenciamos que em nossa base o bilhete está ativo, conforme pode ser verificado no print em nosso WS, nesse caso é necessário que realizem a chamada do bilhete novamente em sua base para que conste como ativo e cliente possa acionar o serviço".



Caso a apólice de seguro esteja de fato como cancelada ou exista registro de 2 numerações de seguro sendo 1 ativa e 1 cancelada, deve prosseguir com a abertura de uma ISSUE de correção.






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