É possível emitir e-mail de promoções aos clientes?
Sim, por CRM> Newsletter> Cadastro Newsletter.
Por vezes, percebe-se que é interessante enviar um comunicado para um grupo de clientes. Isso pode ocorrer por conta de uma promoção, um informativo ou simplesmente para divulgação de novidades. Para essa situação pode-se utilizar de um recurso conhecido como Newsletter.
- - Acessar o Menu Empresa -> Parâmetros Globais -> CRM e informar os campos abaixo:
Servidor SMTP: Neste campo deve-se informar o nome do servidor que será utilizado para envio dos e-mails da Newsletter. Um servidor SMTP é, na verdade um computador que faz a tarefa de encaminhar os e-mails que se deseja enviar e geralmente está associado a um provedor de acesso (por exemplo: smtp.gmail.com ou provedor.com)
Usuário: Para enviar a Newsletter é necessário indicar o nome de um usuário responsável pelo envio desse e-mail. Esse usuário deve, portanto, ser autenticado no servidor SMTP (ou seja, provedor de acesso).
Senha: Senha do usuário para autenticação no servidor SMTP.
Portal: Número da porta que o servidor usará para o envio dos e-mails da Newsletter.
1 - O próximo passo é configurar quem deve receber a Newsletter. Neste passo, tem-se 3 opções distintas:- No cadastro de cliente, na aba "Comercial", pode-se marcar a opção "Receber Newsletter";
b. Caso deseja-se enviar a Newsletter para um grupo específico, pode-se utilizar a opção Pesquisa (Menu CRM -> Pesquisa). Neste caso, a primeira etapa é selecionar opções que permitam escolher quem fará parte deste grupo, exemplificado pela figura abaixo.
Escolhido o grupo, pode-se escolher participantes específicos deste grupo para receber a Newsletter, conforme figura abaixo:
- No cadastro de cliente, na aba "Comercial", pode-se marcar a opção "Receber Newsletter";
Ou informar que todos do grupo receberão a Newsletter, como indicado na próxima figura.
c. Uma Alternativa para o envio de Newsletter para um grupo específico é através do Relatório Geral (Menu CRM -> Relatórios -> Relatório Geral). O Relatório Geral também permite a escolha de um grupo com base em um filtro de opções e como exibido na figura abaixo pode-se também escolher participantes específicos deste grupo ou todo grupo para receber a Newsletter.
3. – Após a escolha de quem irá receber a Newsletter, deve-se cadastrá-la, acessando Menu CRM -> Newsletter -> Cadastro e informando o seu conteúdo, conforme exemplificado abaixo:
Assunto: Título identificador da Newsletter.
Conteúdo: Assunto que será enviado por e-mail. Este editor possui vários recursos para formatação do texto, incluindo tipos de fonte, tamanho, negrito, itálico, tabelas, imagens, entre outros.
Inserir Tag: Com este recurso é possível incluir o primeiro nome, nome completo e/ou último nome do cliente.
4. – O envio da Newsletter é feito, portanto, acessando-se Menu CRM -> Newsletter -> Relatórios. Na página inicial é possível filtrar por período de cadastramento e situação (enviadas, não enviadas, ambas). Na listagem são exibidas as seguintes informações:
Os seguintes links estarão disponíveis:
Enviar Newsletter : Clicando neste link, o sistema enviará o e-mail (Newsletter) para todos os clientes que tiverem a opção "Receber Newsletter" marcada em seu cadastro.
Editar : Permite acessar o editor para alterar uma Newsletter já cadastrada (assunto e conteúdo).
Excluir : Permite excluir uma Newsletter.