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Como funciona a rotina de Gerar Arquivo de Remessa em Cobrança Eletrônica?

Melhor Solução

A rotina encontra-se em Adm/Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Eletrônica > Gerar Arquivo de Remessa.

Através desta rotina são gerados os arquivos a serem enviados ao banco. Na primeira página é necessário escolher os filtros que determinarão as faturas a serem pagas. Na segunda escolhem-se as faturas que deverão ser pagas e, por fim, deve-se baixar o arquivo gerado.

O campo "Período" filtra a data de emissão das faturas. "Formato/Configuração" permite escolher qual conta pagadora será utilizada, consequentemente, também determina qual banco receberá o arquivo e, sendo assim, também controla as "Formas de Lançamento" e "Tipos de Serviço" que estarão disponíveis (bancos diferentes podem possuir "Formas de Lançamento" e "Tipos de Serviço" diferentes). O campo "Forma de Lançamento", por sua vez, pode ter influência sobre a listagem de faturas da seguinte maneira:

  • Quando se tratar de "Crédito em Conta Corrente", somente serão listadas faturas nas quais a conta principal do fornecedor for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora.
  • No caso de "DOC / TED", "TED – Outra Titularidade", "TED – Mesma Titularidade" ou "Doc Compe" serão listadas aquelas faturas cuja conta principal do fornecedor não for pertencente ao mesmo banco que a conta pagadora;
  • Caso a opção escolhida seja "Liquidação de Títulos do Próprio Banco", serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título do mesmo banco que o da conta pagadora;
  • Se a Forma de Lançamento for "Pagamento de Títulos de Outros Bancos" ou "Títulos de Terceiros", serão listadas as faturas cuja linha digitável for pertencente a um título de qualquer banco que não seja o da conta pagadora.
  • Quando a opção escolhida for "TED", "Cheque OP (Ordem de Pagamento)" ou "Crédito em Conta Real Time", serão exibidas todas as faturas do período informado, pertencentes ou não à conta pagadora.

Para o Banco Itaú as listagens das faturas serão exibidas do seguinte modo, conforme seleção da "Forma de Lançamento":


  • Crédito em Conta Corrente no Itaú e Crédito em Conta Poupança no Itaú: serão listadas faturas das quais a conta principal do fornecedor é pertencente ao mesmo banco da conta pagadora;
  • Cheque Pagamento/Administrativo e Nota Fiscal – Liquidação Eletrônica: serão exibidas todas as faturas do período informado, pertencentes ou não à conta pagadora;
  • DOC C: listará faturas para transferências para qualquer conta corrente de outra instituição financeira diferente da fonte pagadora;
  • DOC D, Conta Corrente Mesma Titularidade e TED – Mesma Titularidade: somente para faturas em que a conta corrente da outra instituição financeira possua a mesma titularidade. É obrigatório o preenchimento do número do CPF ou do CNPJ;
  • TED – Outra Titularidade, Ordem de Pagamento À Disposição e Ordem de Pagamento de Acerto – Somente Retorno: serão exibidas todas as faturas do período informado, pertencentes ou não à conta pagadora;
  • Pagamento de Concessionárias: serão listadas as faturas cuja linha digitável é pertencente a um título de qualquer banco, inclusive o da conta pagadora;
  • Pagamento de Títulos em Cobrança no Itaú: serão listadas as faturas cuja linha digitável é pertencente a um título do mesmo banco que o da conta pagadora;
  • Pagamento de Títulos em Cobrança em Outros Bancos: serão listadas as faturas cuja linha digitável é pertencente a um título de qualquer banco que não seja o da conta pagadora.