Através da inutilização é possível comunicar a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do Estado emissor que alguns números de NFC-e não serão utilizados em decorrência de quebra de sequência numérica. O pedido de inutilização deve ser encaminhado até o décimo dia do mês subsequente a ocorrência e somente será possível caso a numeração não tenha sido utilizada em nenhuma NFC-e com o status autorizada, cancelada ou denegada. 

Para realizá-la é necessário acessar Menu NFC-e > Inutilização NFC-e e informar a faixa de valores que serão inutilizados e uma justificativa de no mínimo 15 caracteres. 


Inutilização

Realizar inutilização


É possível configurar uma justificativa padrão para as inutilizações, basta defini-la em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - NFC-e > Grupo Informações Adicionais da NFC-e , item "Justificativa padrão para as inutilizações". 


Nota

Para alterar a quantidade de posições que serão inutilizadas acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - NFC-e > grupo "Validações NFC-e", parâmetro "Permite um pulo de numeração de documente de até ()".