Para casos em que o ambiente da SEFAZ se encontre instável para o processamento online da NFC-e, o Microvix POS identificará as mensagens de retorno e efetuará um tratamento automático para o envio em contingência das notas não transmitidas. Tal procedimento é uma alternativa legalizada para a emissão off-line de NFC-e nos casos de instabilidade, desta forma, o sistema emitirá o Danfe para que seja possível finalizar a venda, enquanto o protocolo de autorização é gerado em segundo plano sob o controle do MID-e. 

O prazo para o tratamento das notas emitidas em contingência é de 24 horas, desta forma até que este prazo se cumpra as notas devem ser transmitidas e o arquivo de retorno com a autorização deve ser recebido. 

Como funciona o processo

O processo consistem em permitir a emissão de uma NFC-e mesmo que o sistema da SEFAZ esteja instável e impossibilitado de enviar o arquivo de retorno da autorização, assim, mesmo que o cliente já tenha efetuado o pagamento da venda, ela não será cancelada e será apenas necessário autorizá-la posteriormente. Quando isto acontecer, o sistema exibirá o seguinte alerta:


Alerta

Alerta de Contingência


Após isto, a venda iniciada será enviada à SEFAZ como cancelada e as notas emitidas a partir dela serão autorizadas em contingência. 


Nota

  • Os procedimentos para emissão da NFC-e em contingência são realizados entre o POS NFC-e, MID-e Client, MID-e Central e o SEFAZ, de modo automático e transparente para o usuário.
  • Caso a nota seja autorizada em contingência, porém tenha seu retorno da SEFAZ como rejeitada, ficará com status "Rejeitada após contingência" nas listagens do POS e ERP.
  • Após a geração da NFC-e em contingência, o MID-e Client enviará a nova nota ao MID-e Central, que fará tentativas constantes para transmissão da nova NFC-e à SEFAZ (em contingência) e aguardará o envio do arquivo de retorno de autorização.


Venda em Contingência sem Identificar o Cliente

Em determinados estados é obrigatório identificar o cliente em notas emitidas em contingência, de acordo com o Ajuste SINIEF 13/2018, caso o usuário não informe um cliente cadastrado, será exibido um alerta indicando a obrigatoriedade desta informação e questionando o usuário se deseja ou não cancelar o o documento.


Obrigatoriedade da identificação do cliente


Caso o usuário opte por cancelar o documento, a venda também será cancelada, do contrário será apresentada a página de identificação de cliente.

Notificações 

Quando o sistema entrar em contingência automática, no rodapé do sistema será apresentado um botão de notificação que listará as vendas autorizadas nesta situação. 


Notificação

Notificação de nota em contingência 


Ao acessar a listagem serão apresentadas as notas e os status que elas ocupam no momento, caso elas sejam rejeitadas, é possível reenviá-las em lote. O ícone  indicará que a nota foi autorizada em modo de contingência.


Listagem de notas em contingência 


Nota

Na primeira coluna da listagem será possível identificar se o reenvio da nota obteve sucesso ou falha.