Venda de Cartão Giftcard 


Com a rotina devidamente parametrizada, será possível efetuar a venda do cartão através do Microvix POS. Deste modo, ao inserir o produto configurado como cartão Giftcard serão solicitados os seguintes dados:


  • Número do Cartão: que será vendido, será possível inserir apenas números;
  • Tipo de Operação: indica que o cartão será recarregado com determinado valor em reais, somente estará disponível a opção "Carga/Recarga";
  • Informar PIN: indica se deverá ser solicitada a senha numérica do cartão. Ao habilitá-lo será exibido o campo "PIN" para que a senha impressa no cartão seja informada;
  • Valor do Vale: valor em reais que será atribuído ao cartão. 


Venda de Giftcard

Dados para venda de Giftcard


Caso o cartão informado não exista, será exibida a mensagem abaixo e ao clicar em "SIM" será possível informar o número novamente e seguir com o processo corretamente.


Alerta de cartão inválido


Ao prosseguir para tela de pagamento, a venda poderá ser finalizada normalmente e o valor a ser pago corresponderá ao valor da recarga estipulado no início da venda. 


Nota

  • Uma venda de Giftcard é exclusiva deste produto, ou seja, não é possível incluir qualquer outro item na mesma venda e a quantidade vendida não poderá ser superior a 1;
  • Caso o cartão esteja inativo, no momento da recarga o POS irá ativá-lo para que a operação seja concluída;
  • As operações envolvendo Giftcard irão refletir nas seguintes rotinas:
    • Conferência de Caixa;
    • Fechamento de Caixa;
    • Conciliador de Cartões;
    • Relatório de Faturamento Diário.


Dica

Para que seja possível realizar a venda do cartão é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Ativação, Carga e Recarga do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.


Pagamento com Giftcard 


Para realizar o pagamento com o cartão Giftcard, basta selecionar o respectivo plano (definido anteriormente na página de configurações) e informar os dados que serão solicitados.


Plano de pagamento

Plano de pagamento configurado para Giftcard


  • Número do cartão: número do Giftcard apresentado pelo cliente;
  • Informar PIN: indica se deverá ser solicitada a senha numérica do cartão. Ao habilitá-lo será exibido o campo "PIN" para que a senha impressa no cartão seja informada.


Dados Giftcard

Dados do cartão


Se o valor da venda for superior ao saldo disponível no cartão, será possível completar o pagamento com outras formas, inclusive um outro Giftcard. Para efetuar o pagamento com mais de um cartão Giftcard, basta seguir o exemplo abaixo:


  • Valor total da venda: R$ 270,00.


Venda


  • Dois cartões Gift: 
    • Cartão 1: saldo R$100,00;
    • Cartão 2: saldo R$50,00.
    Acessar a aba "Cartão", selecionar a bandeira correspondente ao Giftcard deve ser informado o valor que será utilizado do cartão 1 e adicioná-lo, conforme abaixo:


Cartão 1 adicionado


O mesmo deve ser realizado para o cartão 2, deve ser acessada a aba "Cartão" novamente, selecionada a bandeira Giftcard, inserido o valor e adicionado à venda:


Cartão 2 adicionado


O restante da venda pode ser pago com mais um cartão Gift repetindo o processo, ou com outra forma de pagamento, neste caso o saldo (R$170,00) será liquidado com dinheiro.


Saldo liquidado com a forma de pagamento Dinheiro


  • Finalização do pagamento: ao clicar em finalizar, serão solicitados os números de documento para o parcelamento dos planos e os números dos cartões Giftcard, primeiro um depois o outro e então a venda será finalizada, conforme abaixo:


Dados do parcelamento


Dados para o primeiro cartão Giftcard e processamento


Dados para o segundo cartão Giftcard e processamento


Documento fiscal gerado


Dica

Para que seja possível realizar o pagamento de uma venda com o cartão Giftcard é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Resgate do cartão na venda de mercadoria" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.

Estorno de Transação 


No menu Gerencial do Microvix POS, quando a rotina estiver habilitada, o sistema exibirá o botão "Giftcard", o estorno da transação será realizado através dele.


Opção de Estorno


Ao selecionar a opção "Estorno" a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o Número do Cartão e o NSU Host constante do comprovante da transação que será estornada. 


Estorno de transação


Será possível realizar o estorno tanto de operações de resgate quanto de recarga.


Nota

Para as situações listadas abaixo, o estorno será efetuado automaticamente:

  • Cancelamento de Cupom Fiscal (POS PAF-ECF);
  • Cancelamento de NFC-e, Rejeição seguida de inutilização de NFC-e e Exclusão de NFC-e (POS NFC-e);
  • Cancelamento de CF-e SAT (POS CF-e SAT).

Validações

O estorno somente poderá ser efetivado caso a venda vinculada esteja com o status "cancelada", caso contrário será apresentada a seguinte mensagem:


Alerta de estorno de venda não cancelada


Cancelamento de Venda Seguido de Estorno

Caso uma venda paga com Giftcard seja cancelada, o sistema realizará automaticamente o estorno do resgate.


Estorno realizado


Caso ocorra alguma instabilidade que impeça o estorno automático, será apresentada uma mensagem e a operação deverá ser realizada manualmente.


Dica

Para que seja possível realizar o estorno de transações é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Estorno de transações" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.

Consulta de Saldo/Status 


A consulta também é realizada através do botão "Giftcard", ao selecionar a opção, a tela será expandida para que sejam informados os dados da Operadora, o CPF ou Número do Cartão e o PIN. 


Consulta de Saldo/Status


Ao clicar em "Consultar" o saldo será exibido em tela, porém se usuário desejar que ele seja emitido em papel, basta utilizar a opção "Imprimir". No comprovante impresso serão apresentadas as informações sobre o tipo de operação, a operadora, o Número do Cartão, o saldo atual e o status do cartão.


Dica

Para que seja possível realizara consulta é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Consulta de saldo/status do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Giftcard.