A rotina de Serviços de Terceiros não faz parte do produto padrão, portanto, para que seja viabilizada para sua empresa é necessário contato com seu Gerente de Relacionamento. Para mais informações sobre o cadastro, cancelamento e relatórios consulte clique aqui.

Após realizar o cadastro dos Serviços de Seguros e vinculá-los aos produtos será possível ofertá-los nas vendas através do Microvix POS. Desta forma, ao inserir um produto na venda, será necessário informar um código serial referente ao produto, ao confirmar serão exibidos os serviços vinculados aquele produto.


Informando serial

Serviços de terceiro associados ao produto


Nota

Mais de um serviço poderá ser vinculado ao produto com o mesmo controle/serial. Porém, os seguros selecionados têm que estarem no mesmo cadastro de combinações, vide manual Cadastro de CombinaçõesCaso os seguros selecionados para o mesmo controle/serial não estiveram cadastrados numa mesma combinação, será exibido um aviso.



Ao selecionar o serviço e confirmar, deve ser realizado o pagamento do produto e em seguida será realizado o pagamento do serviço.


Iniciar pagamento de seguroPagamento de serviço


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

O pagamento de produtos e seguros poderá ser unificado, para isso é necessário que o parâmetro "Utiliza a rotina de pagamento unificado de Produtos e Seguros" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Venda de Serviços de Terceiros esteja marcado;


Parâmetro pagamento unificado

O parâmetro de pagamento unificado só será exibido caso o parâmetro "Utiliza integração de validação de venda e cancelamento com API de terceiros" estiver desmarcado;



Ao realizar vendas de serviços, o valor a ser considerado preferencialmente será o percentual de serviço, porém se não estiver preenchido no cadastro, o campo considerado será "Valor Serviço".


Pagamento


Poderão ser utilizadas as formas de pagamento cartão, dinheiro e troca. Caso o cliente já tenha adquirido um seguro que por sua fez foi cancelado, é possível que o valor seja revertido em vale troca que poderá ser utilizado na aquisição de um novo serviço de seguro, basta informar o número na aba troca. Para mais informações sobre cancelamento e geração de vale consulte tópico Cancelar Aquisição de Serviços de Terceiros

Ao finalizar, será impresso o bilhete que comprova a adesão do seguro juntamente com um código para controle.  


Impressão

Impressão


Bilhete Impresso


Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Serviços de Terceiros, o parâmetro "Envio do bilhete para o e-mail do cliente automaticamente" estiver definido com uma opção diferente de "Não enviar", será habilitada a opção de envio de e-mail. Se o parâmetro estiver com a opção "Automaticamente após a venda" selecionada, o sistema enviará a apólice para o e-mail configurado assim que a venda for finalizada, no entanto se opção configurada for "Confirmar envio", será exibida a mensagem abaixo. 


Envio

Confirmar envio de e-mail


Nota

Referente a venda para consumidor final

Ao iniciar a venda com Consumidos Final a venda de Serviço de Seguro não poderá ser realizada, desta forma, ao tentar finalizá-la nessa condição, o sistema apresentará o seguinte alerta.


Alerta

Alerta

Caso seja inserido um cliente que esteja com algum campo obrigatório não informado em seu cadastro, será exibido um alerta listando os dados faltantes e questionando o usuário se deseja prosseguir, caso opte em prosseguir a venda com este cliente, o POS não irá bloquear a venda do serviço, ou seja, a página para confirmação do serviço não será exibida.


Cadastro de cliente incompleto


Para realizar a correção do cadastro do cliente o usuário deve acessar o Microvix ERP e posteriormente sincronizar o POS.

Referente ao cadastro de cliente incompleto

Ao iniciar uma venda, se o cliente informado estiver com algum campo obrigatório não informado em seu cadastro, será exibido um alerta listando os dados faltantes e questionando o usuário se deseja prosseguir, caso opte por continuar a venda com este cliente, o POS não irá liberar a venda do serviço, ou seja, a página para confirmação do serviço não será exibida.


Cadastro de cliente incompleto


Para realizar a correção do cadastro do cliente o usuário deve acessar o Microvix ERP e posteriormente sincronizar o POS. Para que o POS realize esta verificação é necessário que em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Campos Obrigatórios", o parâmetro "Validar campos obrigatórios também na Venda de Serviços de Terceiro" esteja marcado como "Sim". Quando esta opção estiver marcada, ao realizar qualquer venda no POS o cadastro do cliente informado será validado.

Referente a alerta sobre operações padrões

Caso as operações padrões referente a venda de serviço de terceiros (1090 e 1153) não estiverem corretamente configuradas, o Microvix POS exibirá um alerta notificando sobre a necessidade e apontando o caminho para realizá-las.

Referente a venda de produtos com serial

Para produtos com serial, a página de venda de serviços de terceiros será apresentada após a informar o controle.

Referente a venda de várias unidades do mesmo produto

Para a venda de várias unidades do mesmo produto (exceto com serial) somente será possível vender o seguro para uma unidade por vez, caso sejam inseridas mais unidades de um mesmo item, o sistema exibirá um alerta. 

Bloqueio

Bloqueio

Referente a impressão do bilhete

A impressão do bilhete de seguro somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS, item "Imprimir bilhete da venda de serviço de terceiros em relatório gerencial".

Referente ao e-mail

No e-mail que será enviado é possível incluir anexos, para configurá-los acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Serviços de Terceiros > Apólices de Seguro. Para mais informações sobre este item consulte tópico Cadastro de Apólices.