O Vitrine é uma solução do Linx Reshop que permite aos clientes adquirirem produtos cujo estoque conste como indisponível em loja física, mas positivo em e-commerce. Desta forma, efetuará o pagamento na loja física e optará por receber a mercadoria em sua residência ou qualquer outro endereço de sua preferência. Através desta solução será possível ampliar as opções de venda do estabelecimento e trazer mais comodidade ao cliente. 


Nota

  • O Vitrine não faz parte do produto padrão, para viabilizá-lo à sua empresa é necessário entrar em contato com setor Comercial da Linx.
  • A utilização do Vitrine somente é possível em concomitância com o Reshop, para mais informações sobre esta integração clique aqui.
  • Para obter a integração do SPlit é necessário realizar a contratação do parâmetro comercial com o setor Comercial da Linx e configurá-lo no portal do Reshop. Esta integração funciona para dividir o valor do pagamento entre loja física e e-commerce quando uma venda foi realizada com produto em estoque na loja física e no e-commerce. o Split só é integrado quando o pagamento da venda acontece com DTEF;


Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • Em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Linx Promo + Vitrine é necessário definir as seguintes parametrizações:
    • URL de comunicação;
    • Company ID: com a opção Reshop selecionada;
    • Usuário: disponibilizado pelo Reshop na contratação da solução;
    • Senha: disponibilizada pelo Reshop na contratação da solução;
    • Testar Comunicação: permite verificar se a comunicação com a Reshop está estabelecida corretamente.
    • Configurar De/Para produtos Reshop: permite que seja configurado quais campos do produto serão enviados para os campos SKU e Código Produto do Reshop no momento da consulta de produtos do Vitrine;


Parametrização


Tela De/Para 


  • Em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento o parâmetro "Controle de numeração sequencial por empresa" deve estar DESMARCADO. Para revisar esta parametrização é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.


Login Linx Reshop - Client

Após a parametrização é necessário realizar o download do aplicativo Linx Reshop - Client e efetuar o login para que seja estabelecida a comunicação entre os sistemas. 


Linx Reshop - Client


Executando a Rotina - Venda com Vitrine

Produtos

Após a parametrização, para iniciar o processo de venda com o Vitrine é necessário certificar-se que os produtos possuem cadastro no e-commerce e que possuem o mesmo código cadastrado no Microvix ERP. Por exemplo, o produto "Camiseta Vitrine" possui no e-commerce o código 1030, portanto no Microvix ERP ele obrigatoriamente deve possuir o mesmo código, caso contrário não será possível efetuar a venda utilizando o vitrine.


Inserção dos itens da venda

Para inserir os itens basta efetuar pesquisa de produto e consultar o saldo no Vitrine através do ícone 


Produtos do vitrine


O sistema exibirá o saldo e valor no e-commerce, para adicionar basta informar a quantidade e confirmar.


Inserir produto do e-commerce


Nota

Caso a quantidade informada seja maior ao que há disponível no e-commerce será exibida a seguinte mensagem:



Para prosseguir com a inserção será necessário selecionar um cliente válido, o sistema exibirá um alerta e apresentará a tela de seleção.

Alerta cliente válido


Pesquisa de cliente



Confirma cliente selecionado


Itens do Vitrine

Após adicionar, será exibido o botão "Vitrine" indicando a quantidade de produtos selecionados do e-commerce. 


Botão Vitrine


Ao acessá-lo serão apresentados os itens inseridos com opção de exclusão, os endereços de entrega cadastrados para cliente e as opções de frete.

Opções do Vitrine


Através do botão "Cadastrar Endereço" será possível incluir um novo endereço para entrega, informando CEP, UF, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Cidade, Tipo (residencial, comercial, etc.) e definindo se o novo cadastro se tornará o endereço principal. O CPF apresentado será o do cliente selecionado. 


Cadastrar novo endereço


Ao selecionar o endereço preferencial de entrega, para calcular o valor do frete, basta utilizar o botão "Consultar Frete" que se baseará nos valores do e-commerce. 


Consultar valor de frete


Definidas todas as informações referente a entrega, no rodapé da tela estarão os totalizadores da operação correspondente ao vitrine, para prosseguir com a venda basta "Concluir". 

Nota

  • No caso de um troco de uma venda de Entrega Futura acima de R$1000,00, o sistema bloqueará o mesmo, pedindo para que utilize um valor inferior a 1000 no resultado do troco. Ao emitir o documento fiscal, o sistema considera que para todos os cálculos de total, somente os produtos incluídos no documento fiscal devem ser considerados. Dentro das informações complementares do cupom fiscal constará o número do pedido para os produtos de entrega futura, caso não seja possível, pelo fato do cupom fiscal ter sido gerado antes da geração do pedido, o texto será incluído: "Este pedido de entrega futura foi gerado através da emissão do documento: XXXX/XX (Documento/série do documento fiscal gerado para os produtos de entrega imediata)".

Venda Mista

A venda poderá conter itens do e-commerce e também itens de entrega imediata, ou seja, produtos que possuem estoque na loja física e serão retirados naquele momento, compondo assim a venda mista. Desta forma, após definir os itens de e-commerce, basta inserir os de venda imediata e prosseguir para o pagamento. Na tela de pagamento estarão destacados os valores correspondentes ao e-commerce e do item de entrega imediata. 


Pagamento venda mista


Ao finalizar a venda será:

  • Gerado o documento fiscal correspondente ao produto de entrega imediata;
  • Gerado pedido no e-commerce dos itens correspondentes ao vitrine;
  • Gerado um pedido no Microvix ERP correspondente aos itens do vitrine;
  • Gerado um comprovante não fiscal do pedido realizado no vitrine. 


Comprovante não fiscal


Venda Exclusiva

Caso a venda possua apenas itens do e-commerce, ou seja, exclusiva do vitrine, o processo será basicamente o mesmo com exceção da emissão do documento fiscal. Após inserir os itens, basta clicar em pagamento. Na tela de pagamento estarão destacados os valores correspondentes ao e-commerce, deve ser definida a forma de pagamento desejada e finalizada a venda


Venda exclusiva vitrine


Definir pagamento


Ao finalizar a venda será:

  • Gerado pedido no e-commerce dos itens correspondentes ao vitrine;
  • Gerado um pedido no Microvix ERP correspondente aos itens do vitrine;
  • Gerado um comprovante não fiscal do pedido realizado no vitrine. 


Comprovante não fiscal


Cancelamento e Devolução

Cancelamento via Microvix POS - Venda Mista

O cancelamento de uma venda mista dependerá da política tempo adotada pelo e-commerce. Desta forma, se for efetivado o cancelamento do pedido no e-commerce será possível cancelá-lo também no Microvix POS, caso contrário será necessário realizar a devolução da venda e do pedido no e-commerce, assim como, o cancelamento do pedido gerado no Microvix ERP.  Para o documento fiscal gerado para os itens de entrega imediata, deve-se realizar uma troca através das rotinas disponíveis no sistema. Além disso, para o tipo de emissão PAF-ECF, cujo o cancelamento se restringe ao último cupom emitido, será necessário utilizar também a rotina de troca para a devolução. 

Cancelamento via Microvix ERP - Venda Exclusiva

Para cancelar uma venda que possua apenas itens do e-commerce é necessário acessar Faturamento > Orçamento/Pedido > Cancelamento/Encerramento de Orçamentos/Pedidos.


Nota

Não é possível encerrar um pedido do Vitrine, apenas cancelá-lo.

Cancelamento via Microvix ERP - Venda Mista

Ao acessar Faturamento > Orçamento/Pedido > Cancelamento/Encerramento de Orçamentos/Pedidos e informar um documento fiscal que está vinculado a um pedido que ainda não está cancelado ou devolvido, o sistema alertará sobre a venda mista e solicitará a confirmação do processo. 

Cancelamento via Microvix ERP - Venda Exclusiva 

Ao acessar Faturamento > Orçamento/Pedido > Cancelamento/Encerramento de Orçamentos/Pedidos e informar um pedido do qual a venda no e-commerce já tenha sido cancelada, o sistema efetivará o cancelamento. Caso contrário, emitirá um alerta sobre a necessidade de cancelamento do pedido via e-commerce e solicitará a confirmação do processo. 

Devolução - Venda Mista

Para o documento fiscal gerado a partir da venda dos produtos de entrega imediata, deve ser gerada uma devolução através da rotina de trocas. Já para os itens do pedido efetuado através do vitrine é necessário que a devolução seja realizada diretamente no e-commerce. 

Devolução - Venda Exclusiva

Para as vendas que possuem apenas produtos do e-commerce não será possível realizar a devolução através da rotina de troca, e o lojista deverá efetuar cancelamento diretamente no e-commerce.


Alteração de Pedido

Os pedidos criados a partir do vitrine não poderão ser alterados através da rotina de Faturamento > Orçamento/Pedido > Alteração Orçamentos/Pedidos, em caso de tentativa o sistema exibirá o seguinte alerta.


Alerta



Relatórios

Diário

As vendas mistas serão apresentadas no relatório de Movimento Diário (Faturamento > Relatórios) juntamente com o número do pedido no Vitrine.


,

Movimento Diário

Faturamento Vendedor

No relatório de Faturamento Vendedor (Faturamento > Relatórios) ao marcar o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda", serão exibidos os registros de vendas mistas realizadas pelo vendedor em questão. No detalhamento () as vendas do Vitrine serão sinalizadas na coluna origem.


Previsões


Desempenho Vendedor

No relatório de Desempenho Vendedor (Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor) ao marcar o filtro "Exibir acesso para visualização de previsões de venda", serão exibidos os registros de vendas mistas realizadas pelo vendedor em questão. No detalhamento () as vendas do Vitrine serão sinalizadas na coluna origem.


Previsões


Nota

As vendas que possuam apenas produtos de e-commerce não serão exibidas no detalhamento.

Orçamento/Pedidos

No relatório de Orçamento/Pedidos (Faturamento > Orçamento/Pedidos > Relatórios) ao marcar o filtro "


Relatório orçamento/pedidos

  • Sem rótulos