O Microvix POS dispõe de um recurso de atualização automática de versões, que funciona como um facilitador para a disponibilização das novas versões liberadas pela Linx. Tal ação permitirá manter o trabalho de acordo com as regras ficais estabelecidas, e ter acesso às últimas melhorias e ajustes realizados. Aplica-se aos quatro tipos de emissão: NFC-e, PAF-ECF, SAT e MFE.
Como Funciona este Processo?
Consiste em um conjunto de regras configuradas no Microvix ERP que determinarão quais mensagens serão exibidas no POS sempre que for inicializado. Para definir as regras é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo "Gerais"> Parâmetro "Atualizador do POS", link "Configurar".
Além disso, o responsável pela configuração das regras será somente o usuário supervisor da Franqueadora, que poderá ou não, conceder essa permissão às franquias para a configuração da rotina.
ERP - Para Portais Franqueadores
Esta configuração só poderá ser realizada pelo usuário supervisor da franqueadora Ao marcar o parâmetro "Conceder acesso às franquias/portais" será possível permitir que os supervisores das franquias também possam determinar as regras de atualização. Em "Rede/Portais" devem ser selecionados os portais que obedecerão às regras de atualização.
Configuração de regras e seleção de portais
Ao clicar no botão "Buscar", serão apresentadas as empresas de cada portal selecionado.
Buscar empresas
Para cada empresa apresentada devem ser informados os seguintes dados:
- Versão do POS indicada: versão disponível para atualização do Microvix POS;
- Data início de atualização: indica qual a data início para que seja realizada a atualização de versão;
- Data limite de atualização: indica qual a data limite para que seja realizada a atualização de versão;
- Texto para apresentação do PDV: que será apresentado ao usuário a cada inicialização do POS, antes da data limite para atualização, ou até a regularização da situação.
Nota
Ao clicar no link dos títulos de cada coluna, as informações da primeira linha serão replicadas para as demais.
ERP - Para Portais Franquias e Portais sem o Conceito de Franquia/Franqueador
Em portais que não utilizam o conceito de franquia/franqueador, a atualização automática somente poderá ser realizada para as empresas do portal logado e que o usuário supervisor possua permissão, ou seja, se o usuário supervisor estiver logado no portal XYZ e tenha permissão para acessar apenas as empresas 1, 2 e 3, ele somente poderá configurar a atualização automática destas empresas, independente de qual empresa esteja logado no momento.
Para portais que são franquias, estarão disponibilizadas as empresas configuradas pelo franqueador, caso no momento desta configuração, o franqueador tenha desmarcado o parâmetro "Conceder acesso às franquias/portais", a franquia não poderá acessar e/ou editar esta parametrização.
Configuração de atualização automática
Para cada empresa apresentada devem ser informados os seguintes dados:
- Versão do POS indicada: versão disponível para atualização do Microvix POS;
- Data início de atualização: indica qual a data início para que seja realizada a atualização de versão;
- Data limite de atualização: indica qual a data limite para que seja realizada a atualização de versão;
- Texto para apresentação do PDV: que será apresentado ao usuário a cada inicialização do POS, antes da data limite para atualização, ou até a regularização da situação.
Nota
Ao clicar no link dos títulos de cada coluna, as informações da primeira linha serão replicadas para as demais.
Como a Atualização Automática é Realizada no POS
Após salvar as regras (no ERP), cada vez que o sistema POS for inicializado, estas informações serão verificadas. Enquanto a versão não estiver atualizada de acordo com a configuração, uma mensagem será apresentada ao usuário, e se na data limite a situação persistir, a atualização será realizada automaticamente.
Alerta de atualização
Caso o usuário deseje adiar a atualização, a mesma pode ser realizada através da barra inferior. Vale lembrar que somente será possível adiar a atualização até a data limite configurada, após esta data o usuário é obrigado a atualizar a versão do POS.
Atualização pela barra inferior
Dica
Recomenda-se executar a Sincronização de Dados (Menu Gerencial > Sincronização de Dados), antes de atualizar qualquer versão de sistema.
Nota
Se a mensagem do campo "Texto para apresentação do PDV" não for definida pelo usuário, ou seja, se a configuração for salva com a descrição em branco, por padrão o sistema apresentará o seguinte alerta: "Existe uma atualização importante para o sistema! Foi disponibilizada em seu computador uma nova versão do POS. Deseja instalá-la agora? Você tem até o dia dd/mm/aaaa para executar essa atualização. Depois desta data a atualização não poderá mais ser prorrogada.".