O SAT é um sistema que tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais de varejo dos contribuintes. É composto por um aparelho, cujo modelo pode diferir de acordo com o fabricante, e um programa devidamente homologado pela SEFAZ.

Funciona como um validador e autorizador de cupons fiscais eletrônicos e consegue operar sem conexão com a SEFAZ durante um período. Porém, se faz necessário que a conexão via internet seja realizada de período em período, para que os dados armazenados sejam enviados pelo SAT. Deste modo, os documentos serão devidamente disponibilizados para que os contribuintes possam realizar a consulta.

O CF-e SAT modelo 59 é o documento fiscal armazenado e emitido por meio do SAT, mediante assinatura digital gerada com base em certificado digital atribuído ao contribuinte.


Nota

Mais informações sobre o funcionamento do SAT vide Manual POS SAT.

Dica

  • O módulo SAT e seus recursos estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário em questão possuir permissão para acesso as rotinas. Para tanto, o usuário supervisor deverá atribuir as devidas permissões em "Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Selecionar o usuário desejado > Alterar > Grupo SAT".



Permissões módulo SAT


  • O grupo "Fluxos do SAT" somente estará disponível se o usuário possuir a permissão "Acesso ao SAT" marcada.