A ficha técnica é a relação de todos os componentes e quantidades necessárias para a fabricação de uma quantidade (UN, PC, etc.) do produto acabado. A página inicial possui diversas funcionalidades: Cadastro, cópia e exclusão de ficha técnica. 
 

Na parte inicial do cadastro é necessário informar os dados do produto acabado, como setor, linha, marca, referência, entre outros. Deve-se informar ao menos, os campos obrigatórios, indicados pela seta .

Nota

  • Se o produto já estiver inserido no cadastro de produtos, é possível pesquisá-lo através do recurso da lupa.
  • Não será possível cadastrar uma ficha técnica com o código auxiliar igual ao código principal, código auxiliar ou código de barras de um outro produto ou ficha técnica.


Na sequência é possível inserir as informações sobre tributos, nos quadros "Comissão" e "Tributação", conforme abaixo:

Comissão e tributação da ficha técnica.

Nota

É possível configurar para que o campo NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) seja de preenchimento obrigatório, para tanto, é necessário ativar o parâmetro "NCM obrigatório para Cadastro" (menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Estoque -> grupo "Outras Configurações".


As informações de tributos como CST e percentuais de PIS e COFINS devem ser configurados no cadastro auxiliar de configuração tributária, ou seja, para a configuração tributária selecionada no cadastro da ficha técnica, poderão existir diversas configurações para cada UF (classe fiscal). Para realizar estas configurações é necessário acessar Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária e realizar os detalhamentos desejados para a configuração tributária selecionada na ficha técnica. Mais informações sobre configuração tributária vide manual Módulo Estoque, item Config. Tributária.
A seguir, devem ser informados todos os componentes e quantidades necessárias para a manufatura, através do link "Inserir Componentes", que abrirá em nova janela a pesquisa de itens.
No resultado da pesquisa, na coluna "Und/Qtd", é necessário informar a quantidade para produção e ao clicar no código do componente, o mesmo será inserido na ficha técnica.

Nota

  • Na ficha técnica os componentes são inseridos com o preço de custo, mas, é possível configurar para que os mesmos sejam inseridos com o preço de venda. Dessa forma, a rotina de ficha técnica da manufatura, e as rotinas que utilizam seus recursos* passarão a considerar o preço de venda do produto acabado com base no preço de venda dos componentes que compõem a ficha. Se esta opção estiver marcada, os campos de Custos indiretos e IPI não serão exibidos, pois eles alteram o preço de venda final do produto acabado, e o objetivo desta opção, é justamente que o preço de venda final do produto acabado seja igual ao total dos preços de venda dos componentes inseridos na ficha técnica.

    *Rotinas que utilizam seus recursos: Orçamento de Venda e Emissão de Nota Fiscal, quando a opção da ficha técnica: "Quando houver compra ou venda desse produto, desmontar e dar entrada ou saída nos componentes." estiver marcada.
    Para habilitar esse recurso, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
  • A quantidade de casas decimais da coluna "Und/Qtd" será exibida conforme definido no parâmetro "Decimais qtde. de produto" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Sistema -> Grupo "Arredondamento") ou conforme a quantidade de casas decimais do cadastro de unidade do produto em questão. Mais informações vide manual Estoque, item Unidade.


Após inserir os componentes, deve-se informar os valores para a formulação do preço de venda.

Outros recursos do cadastro da ficha técnica:

      • Quando houver compra ou venda desse produto, desmontar e dar entrada ou saída nos componentes: Se esta opção estiver marcada, nas rotinas de Compras ou Vendas, ao inserir esta ficha técnica (produto) serão exibidos os componentes ao invés do produto acabado.
      • Produto cadastrado apenas para a Manufatura: Indica que a ficha técnica cadastrada não estará disponível para os módulos de Faturamento e Compras.
      • Ativa produção automática: Com essa opção marcada, ao aprovar um orçamento de venda, o sistema realizará a produção automática dos itens, isto é, não será gerada ordem de produção, será realizada a entrada no estoque diretamente.
      • Atualizar custo médio: Ao marcar essa opção o valor do custo médio será atualizado ao salvar a ficha técnica.