A página inicial de Romaneio de Carga por Nota Fiscal é dividida em três partes funcionais: Montagem, Exclusão e Reimpressão. 



Romaneio de Carga 


Na montagem deve ser informada a data da carga (que é a data do transporte para geração do romaneio), transportador (campo não obrigatório) e o período de faturamento. Assim, todas as notas fiscais de saída (geradas por pedido de venda ou emitidas diretamente) que atenderem a estes filtros serão listadas. Na listagem o usuário poderá selecionar quais notas entrarão no romaneio. É importante observar que, caso seja necessário filtrar algum transportador, basta escolhê-lo no respectivo campo, caso contrário, serão listadas todas as notas que atendam aos demais filtros.



Após a confirmação é possível imprimir o romaneio, controle de entregas, vale-pedágio e RPA (este último dependendo da situação).
O romaneio é o documento que contêm todos os itens das notas fiscais que foram selecionados pelo usuário, a fim de facilitar a separação dos produtos que serão colocados no caminhão (montagem da carga).
Controle de entrega é um documento mais simplificado que pode ser utilizado para gerenciar as entregas. Lista o número da nota fiscal/série, cliente, valor, plano de pagamento e faturas.
Vale-pedágio é um recurso pelo qual poderá ser impresso um recibo com o valor fornecido pela empresa ao motorista, a fim de quitar valores de pedágios existentes no trajeto. O vale-pedágio poderá ser gerado na finalização do romaneio por nota fiscal ou no relatório de romaneio.
RPA é recibo de pagamento autônomo. Ao emitir uma nota fiscal de venda que contenha um transportador que seja autônomo (que no seu cadastro esteja informado um CPF e não CNPJ) o valor informado para o frete (campo "Valor do Frete") não somará na nota fiscal, pois, não é uma pessoa jurídica e esse valor será mantido em separado para a geração do RPA que é um recibo exclusivo para pagamento ao transportador autônomo. O RPA poderá ser gerado na finalização do romaneio por nota fiscal ou em outro momento quando o usuário desejar (após o romaneio ser gerado), no relatório de romaneio.
Quando o transportador for uma empresa jurídica o valor do frete somará na nota fiscal e não será gerado o RPA.

Nota

Emissão de RPA estará disponível somente para clientes que solicitarem à Linx a publicação deste recurso.
O texto padrão e os percentuais de impostos para o RPA devem ser configurados nos parâmetros globais de logística.

Na exclusão é possível excluir um romaneio, informando o seu número. 

Na reimpressão é permitido emitir novamente o romaneio ou o controle de entrega, ainda com possibilidade de agrupamento dos dados por itens ou nota fiscal e ordenação por itens ou rotas. 
Na visão analítica são listadas todas as informações do Romaneio, sendo o agrupamento e ordenação realizados conforme selecionado nos filtros.
Na visão sintética o sistema realiza a junção das informações do Romaneio pela referência dos produtos, neste caso, somente serão exibidas as informações de referência e valores, as demais colunas conterão um traço, por se tratar de uma junção. 


Nota

  • Poderão ser associados motoristas, ajudantes e conferentes ao romaneio que será gerado, para que, posteriormente no Relatório de Romaneio seja calculada as comissões destas funções. Para isso, é necessário realizar algumas configurações, citadas no item "Veículos para Romaneio" deste manual.
  • A quantidade de casas decimais exibida na coluna volume da reimpressão do romaneio será exibida conforme definido no parâmetro "Decimais qtde. de produto" (Empresa -> Parâmetros Globais -> Sistema -> Grupo "Arredondamento") ou conforme a quantidade de casas decimais do cadastro de unidade do produto em questão. Mais informações vide manual Estoque, item Unidade.