Onde você está?
Adm./Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Eletrônica



Este manual tem como objetivo demonstrar a correta configuração para a geração do arquivo remessa de alguns bancos comumente utilizados pelos clientes. Ele representa uma extensão ou mesmo um anexo do Manual Módulo Contas a Receber. Para realizar a configuração bancária o usuário deverá acessar o Menu Adm./Financeiro –> Contas a Receber –> Cobrança Eletrônica –> Configurar.

Na tela inicial de listagem das configurações de cobrança eletrônica, já cadastradas, estão disponíveis filtros para aperfeiçoar as buscas. Os filtros disponíveis são: "Todas", "Homologadas" e "Não homologadas", além de um seletor possibilitando filtrar por cada banco.


Listagem de configurações de cobrança eletrônica cadastradas


Para editar alguma configuração listada, basta clicar no ícone do Lápis e uma página será carregada com os campos disponíveis para edição. Para inserir uma nova configuração eletrônica deve-se clicar no botão Inserir (na tela inicial) e selecionar o banco do qual deseja realizar uma configuração.


Tela de seleção do banco


O cadastro da configuração de cobrança eletrônica está divido em duas abas "Impressão de bloquetos a Laser e Matricial" e "Geração de arquivos remessa (CNAB-400)". Os campos de cada uma das abas estarão diferentemente disponíveis de acordo com o manual para homologação de cada banco.


Aba Impressão de bloquetos em Laser Matricial


para melhor visualização, clique sobre a imagem

Aba Geração de arquivos remessa (CNAB-400)


Existem algumas opções na configuração de cobrança eletrônica que alteram alguns campos do boleto e devem ser marcados conforme a necessidade de cada banco. A opção "Ativar alterações da Circular 3656 do Banco Central do Brasil" quando habilitada, altera a palavra "Cedente" do boleto para "Beneficiário" e a palavra "Sacado" é substituída por "Pagador".

A opção "Informar CNPJ/CPF do beneficiário" faz com que seja exibido o CNPJ/CPF ao lado do nome do beneficiário (boletos do banco Itaú, irão exibir a informação em um campo próprio). A opção "Informar endereço do beneficiário" faz com que seja exibido o endereço do beneficiário abaixo do seu nome.

Quando a opção "Ativar alterações da Circular 3656 do Banco Central do Brasil" é habilitada, obrigatoriamente também são marcadas as opções "Informar CNPJ / CPF do beneficiário" e "Informar endereço do beneficiário", porém as duas opções podem ser marcadas sem que a primeira esteja selecionada.


Nota

Os valores aqui informados são fictícios, o objetivo somente é exemplificar o formato e a quantidade de dígitos que devem ser utilizados em cada campo. Os dados da configuração eletrônica devem ser obrigatoriamente validados no banco.


Após a homologação do banco, é necessário entrar em contato com o seu Gerente de Relacionamento Linx para a liberação da configuração eletrônica no sistema. Antes disso, a configuração é considerada como teste (não homologada), então nos boletos e na geração do arquivo remessa constará a expressão "Boleto Teste" ao invés do nome do cliente.